FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho 1° Intervenção
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
goldar10

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 6:58 pm    Assunto: Buxinho 1° Intervenção Responder com citação

Olá a todos, esse buxinho esta com 5 anos e essa é a primeira intervenção feita nele,
e a segunda poda e aramagem que eu faço. Peço que me dêem sugestões e se possível
projeções. No inicio da primavera pretendo planta-lo em uma bacia bem grande para desenvolver.

Segue como estava antes....

Depois de feita a arte...

Essa conicidade invertida me incomoda e gostaria de saber se há alguma técnica para engrossar a base do tronco?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Goldar, a conicidade deve ser melhorada com o desenvolvimento da planta, porém o buxus cresce muito lentamente. Um espaço maior ajudaria...
Quanto a estilização será que não se conseguiria uma sinuosidade maior do tronco? Utilize uma camera de borracha (para bicicleta) para proteger o tronco e passa um arame grosso que você consegue! Acho ele muito retão, a não ser que a proposta seja esta mesma. Os galhos então poderiam também mostrar uma sinuosidade, não somente horizontalizados, como está atualmente. Acho que é isto, pela minha visão! Boa sorte!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Raoni Moraes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Acho mais interessante um literati com um jin subindo após a copa.
combina mais com a estrutura atual da sua planta, vc teria um resultado mais rápido.

apenas uma opinião!

abraços
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 11, 2010 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Radicalizando, pode fazer um mame somente com o primeiro galho, retirando daí pra cima. Ficaria charmoso!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
goldar10

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 7:46 am    Assunto: Responder com citação

João também acho ele muito retão, irei tentar fazer como disse, com a câmera de pneu,
porque sem ela nao da, tentei e parei temendo quebrar o tronco. Os mames nao me agradam
muito prefiro deixar ele se desenvolvendo. E como disse no inicio da primavera vou coloca lo em
um recipiente grande para desenvolver.

Raoni nao consigo ver um literati ai, se puder fazer uma projeção para melhor visualizar agradeço. Wink
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 8:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Goldar10, considerando a segunda foto, após sua intervenção, como a melhor frente, eu sugiro cortar fora o tronco logo acima do primeiro galho, usando este então para formar um bonsai estilo Kengai. Very Happy

Com isso, vc elimina de imediato a falha da conicidade invertida, além de estimular novas brotações no galho principal, que passa então a ser a base estrutural para o estilo que sugeri. Very Happy

Se optar por essa saída, mais técnica, sua planta ganhará força de crescimento. Para estimular seu desenvolvimento, replante agora em um vaso maior e mais profundo que o atual (o triplo do tamanho ou maior), sem retirar nada do substrato em que as raízes estão. Apenas retire de um vaso e replante em outro, acrescentando no fundo do novo vaso material ceramico triturado (telha ou tijolinho maciço), cobrindo em seguida com areia grossa de rio sem peneirar. Após fixar a planta, cubra os espaços do vaso com amis areia misturada com caco de telha e carvão vegetal. Very Happy

O buxinho tem um crescimento lento apenas após o sexto ou oitavo ano de cultivo. Até lá, seu crescimento e desenvolvimento são mais rápidos. Lembrando que, se transplantar agora, só deverá adubar no final do mês de setembro. Após o transplante, regue em abundancia e deposite a planta em local onde receba luz e calor solar diariamente. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
goldar10

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 1:20 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Nicky é algo a si pensar realmente, vejo futuro no estilo Kengai, duas duvidas, quando plantar no vaso maior,
devo plantar perto da borda o lado da queda do kengai? e o substrato que falo qual a proporção de carvão vegetal e areia?
Se alguem tiver algo diferente a acrescentar por favor.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Goldar

Concordo com o pessoal em recomeçar apenas com o 1º galho... Mesmo que não seja para um estilo cascata, o tronco ganharia uma boa sinuosidade!!!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
goldar10

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Vou com os amigos, podar acima do primeiro galho, nao tenho pratica com o programa (1° vez que o uso..rsrs) será que um jin ficaria bom?

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Como muitos, acho que o caminho é o primeiro galho. Além dos estilos citados, poderia inclinar a planta uns 45 graus para a esquerda e baixar mais o primeiro galho. Mais ou menos assim..........só que do lado contrário.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raoni Moraes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 11:00 pm    Assunto: Responder com citação

olha ai o modelo... bem interessante, eu seguiria esse projeto!
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2010 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Isso, isso, isso!!!

goldar10

MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2010 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Elio gostei da idéia, e o resultado será mais rápido do que os outros. Amanha devo estar fazendo as modificações nele. So estou com problemas com a areia de rio, mas do um jeito. Feitas as mudanças posto para os amigos verem.

Valeu pelas ajudas de todos. Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: