FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Algumas dúvidas importantes!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, minha postagem inicial foi há 4 anos.

Hoje, pelo que aprendi e, principalmente por experiência pessoal, ajo assim:

1. Prefiro aramar no outono, muito embora, às vezes, faço em qualquer época do ano. O que respeito é, se faço aramação, não faço outro tipo de intervenção (poda, desfolha, transplante) simultaneamente. Espero passar o estresse da planta pela aramação.

2. Adubo levemente as perenifólias e suspendo nas caducifólias.

3. Alporquia. Uso plástico transparente.

4. Adubação logo após o transplante, não faço porque a adubação é constituída de sais minerais e, como sal, tende a desidratar as raízes, que por sua vez perderam a capacidade de absorver água, pelo fato de terem sido podadas. Numa situação normal, a absorção de água pelas raízes compensa a desidratação pelos sais.
Quanto á adubação foliar, aprendi que esse tipo de adubação é imóvel, ou seja, o adubo fica só na folha, não se desloca. Daí, continuo na dúvida.

5. Porque a Nana perde galhos sem mais nem menos...........ninguém sabe. É só chutes!
Uma das causas, digo "uma", pois presenciei 2 plantas assim (uma minha e outra de um colega), é perda do galho por presença de broca. A seiva começa a escorrer e o galho morre.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gpsabino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 8:00 pm    Assunto: sobre a alporquia Responder com citação

Ola Elio. Sobre a alporquia (plástico transparente ou preto?)
Em geral eu faço como foi dito antes: transparente envolvendo o asfagno e o preto envolvendo o transparente.
Não apenas pela temperatura estimulando o crescimento radicular mas também porque em geral colocamos estimulantes de enrraizamento que possuem em geral substancias como o AIA (ácido-indol-acético) que é fotossensivel.

Acho que é nisso que posso ajudar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

Gpsabino, valeu o esclarecimento!
Bem oportuno!
obrigado e abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2010 11:31 am    Assunto: Responder com citação

Elio

Não sou dos mais experientes, mas posso compartilhar o que descobri e testei na alporquia:

O que eu tenho usado e até agora com 100% de sucesso é garrafa pet ou aqueles vasinho pretos de plático e friba de coco verde triturada.

A fibra de coco verde triturada tem uma retenção de líquido muito boa, é escura, não tendo, assim, problemas com a luz solar para o enraizamento. Outra vantagem é que quando cortar o galho basta dar uns tapinhas que toda a fibra cai deixando as raizes expostas, prontas para ir para o vaso...

O uso da garrafa pet ou vasinho plástico acho prático, pois sempre é possível verificar a humidade do substrato, conferir se já enraizou, assim como aplicar mais hormônio. E como aqui em curitiba e região é bastante húmido, normalmente não precisa regar. Além do fato de ser "aberto" não fica com excesso de humidade...

E no "anel de Malpighi" eu sempre passo o hormônio enraizador em pó (ácido indol butírico + tiamina) e semanalmente rego com solução de tiamina.

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: