FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acervo (D. Vera)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2010 8:01 pm    Assunto: Acervo (D. Vera) Responder com citação

Olá Pessoal

Quero compartilhar com vçs, uma visita que realizei na casa da Vera,
a minha professora no bonsai, com algumas fotos do acervo dela,
quando tiver mais fotos, vou pedir a ela se posso postar para vçs.

Um abraço
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2010 10:32 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Anderson

Muito boa a quantidade de plantas dela, mas só tem pré-bonsai???
Quando der coloca mais fotos Shocked Shocked Shocked

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 7:12 am    Assunto: Responder com citação

Poderia tirar algumas fotos de uns bonsai em separado, sózinhos?
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Anderson!

Às vezes, um simples elogio pode se tornar seu maior inimigo.
Ás vezes, uma crítica pode se tornar sua maior amiga.

Relutei um pouco em escrever esse post.
Pensei, porque criticar? Não é problema meu!

Mas, Todos nós, que queremos crescer na arte, temos uma responsabilidade que é separar, comentar o que está sendo bem conduzido e, também, o que está sendo feito de maneira errada.

Bom, vamos aos fatos.

Pode-se notar que como as plantas estão em vasos de bonsai, deduzimos que ela os considera bonsai. Contudo vemos que nenhuma condução, modelagem, aramagem foi feita. Apenas podas. Isso só não tranforma muda em bonsai, ou seja, não PARECEM árvores.

Ainda, todos os vasos são iguais, ou seja, não há uma escolha de vaso quanto à forma, glasura, cor, altura, etc.

Por último, me parece que a prateleira é de metal. O pior material para se colocar um vaso de bonsai tendo em vista a absorção de calor e transmissão ao fundo do vaso, por consequência, às raízes.

Creio na tua boa intenção, Anderson e me perdoe por ser ingerente mas, minha intenção foi das melhores, pode acreditar!

Um grande abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 6:41 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre e Elio parabenizo os dois por chamarem a atenção para algo que boa parte de nós percebeu, mas não quis comentar. Eu mesmo relutei em fazer algum comentário, pois, receava "estragar um gosto" de alguém que, pelas fotos postadas, fica claro que tem muito carinho por seu trabalho. Mas sendo professores, como eu os considero, e eu como um aprendiz e retransmissor das informações que recebo, temos a obrigação de orientar e não nos omitirmos por medo de apontarmos alguns erros.

Certamente a Dona Vera tem energia e paixão pelas plantas suficiente para, com um pouco mais de informações e orientações, dar de lavada em muitos de nós. Só resta alcançar um pouco mais de conhecimento para passar de uma cultivadora para uma artista.

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Assino em baixo do que o Elio colocou. Muita coragem a sua Elio.
Normalmente, quando faço isto, não sou nem um pouco bem tratado, mas ... faz parte do forum.

Anderson, aproveite o acesso que você tem aqui no forum e auxilie Dona Vera a evoluir suas plantas.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Quero agradecer a todos que tiveram a coragem de falar,
o que pode ser um dia ser lembrado e então dar muitas
gargalhadas das falhas que cometemos ao longo do tempo,
mas como sempre digo é (errando que se aprende).

Só pra defender a D.Vera:
Vou dizer ela cultiva bonsai a muito tempo,
sem nenhuma pessoa para orienta-lá do que seria certo ou errado,
aprendeu na raça e força de vontade, pois acompanhei isso de perto,
o tempo que a conheço, se ela cometeu erros vou tentar ajuda-lá, para
que ela por si própria, possa apresentar seus trabalhos aqui no fórum
um dia.

Eu não fiquei bravo com ninguém e sei que aqui tem muita gente
disposto a ajudar a quem precisa, creio que D.Vera também não ficará
brava com ninguém pela pessoa que é sei que ela vai entender.

Um abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Anderson, por ter entendido minha intenção!
Um grande abraço!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2010 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Seja bem vinda dona Vera..... Wink

Editado pela última vez por Becker em Qui Ago 26, 2010 9:40 am; num total de 1 vez
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2010 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Anderson, que bom que você entendeu a inteção do Élio.
Traga Dona Vera para o forum, será um prazer tê-la aqui conosco. E certamente ela tem aalgo a nos ensinar.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2010 10:52 am    Assunto: Responder com citação

A respeito dos suportes, como já estão feitos fica fácil a solução colocando uma tábua, na medida, em toda a extensão de cada suporte. Evitará o calor e, se pintadas, as tábuas, terão uma durabilidade muito grande. Isto, se este suporte não for plástico(?)
Aproveito para enviar meus parabéns pela organização e quantidade de plantas. Caminhar sozinho é muito difícil, sei disto, portanto reitero o convite, já feito por aqui, para que D Vera venha se juntar aos amigos no bonsai desta comunidade para trocar idéias.
Complementando, fica o convite para o Anderson e D Vera para que venham ao meu viveiro quaquer Domingo destes. É quando os meus amigos, Anderson Vinturini, Edmilson e Rinaldo estão por aqui. Poderemos nos ajudar mutuamente. É só entrar em contato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 5:56 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ocasionalmente, alguns colegas e amigos foristas têm apresentado aqui no forum trabalhos de pessoas autoditadas na arte bonsai. Geralmente, são pessoas com uma certa idade, que cultivam plantas em vasos de bonsai, na maioria nativas, e que, por uma razão ou outra, não tiveram acesso a livros, revistas, cursos ou encontros especificos que tratam dessa nobre arte. Shocked

Com isso, seu trabalho fica limitado. Crescer na arte, aprendendo a entender o significado do que seja um bonsai, bem como adquirir técnicas de cultivo e aprimoramento, requer bem mais do cultivador que a simples leitura de livros e revistas, bem sei, mas isso, por si só, é um forte estimulo para que ele possa estar mais atualizado que o cultivador que não lançou mão desse recurso. Shocked

Descobrir o processo de cultivo de uma planta qualquer, buscando reduzir seu tamanho, guardando o cuidado na manutenção e poda das raízes, galhos, com controle sobre o desenvolvimento do tronco, de forma a obter, com seus cuidados diários e podas, uma arvore adulta, com aspecto envelhecido e, por isso, mesmo, linda de se observar, só com muito conhecimento é possível. Esse conhecimento, claro, implica na busca, por parte do cultivador, de orientação e assimilação, junto a outros bonsaistas principalmente. Shocked

Crescer na arte não é fácil, mesmo quando dispomos de farto material didático, se não fizermos por onde, no sentido de buscar mais conhecimento prático com pessoas que lidam com essa nobre arte bonsai há mais tempo. Cursos, eventos, workshops, são os principais lugares onde podemos vir a obter esse conhecimento. Praticar a arte, no caso, é bem mais que plantar uma muda de uma planta qualquer num vaso de bonsai. Pode até parecer bonsai, mas como disse o grande Elio, só parece, não é. Shocked

Quero crer que a Sra. Vera, com seu laborioso, metódico e primoroso trabalho, apresentado a nós pelo nobre colega Anderson, está na mesma medida que outra pessoa, não sei se a maioria irá se lembrar, o Emanuel, apresentado a nós na ocasião pelo forista/bonsaista Glauco, de Salvador/BA.

Como ela, o Sr. Emanuel tambem tinha desenvolvido um bom trabalho na coleta de nativas, plantadas em vasos de cimento feitos por ele, e que apresentavam troncos robustos, com ótimos nebari, mas sem nenhuma definição estrutural adequada. Do mesmo modo, ele tambem pode ser considerado um autodidata nessa arte, que apenas vislumbrou algo e, com parcos recursos, partiu para a tentativa de fazer bonsai tambem, mesmo que fora dos padrões especificados, determinantes para a identificação razoável do que seria um bonsai de verdade. Shocked

Mas, como bem colocou Dom Mario e o grande Elio anteviu, a Sra. Vera está no bom caminho. Tem no Anderson sua chave de apoio, para aprimorar e melhorar a qualidade do seu trabalho. Certamente, mudas de plantas com que formar lindos bonsai ela tem de sobra. Falta arame, podas, recondução. Isso é fácil. Dificil, no caso, foi iniciar-se sem nenhum conhecimento técnico e chegar até aqui. De agora para a frente, com ajuda do Anderson e de todos nós, se ela quiser, suas plantas poderão ser melhoradas e adequadas. Talvez, nem precise chegar a extremos em termo de técnicas, para que seu trabalho adquira maior qualidade. Afinal, o "naturalistic" apregoado pelo grande bonsaista Walter Pall aponta na direção dela, a meu ver. OU não? Rolling Eyes Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Vera Ravasi

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, Becker, Ricardo, Mario e Nicky

Agradeço a todos pela ajuda e orientações. É minha primeira participação em um forum.

Um abraço a todos
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Seja bem vinda Vera!
Espero que não tenha ficado magoada com as minhas observações.
Com o plantel que você tem, com um pouco de técnica, com certeza se tornará um bom plantel de bonsai.
Da minha parte, mesmo pelo pouco que sei, estou sempre à disposição.

Um abraço

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2010 10:12 pm    Assunto: Boas vindas Responder com citação

Gostaria de dar boas vindas a nossa nova amiga D. Vera.

Aproveitando reforço o convite realizado pelo Sr. Mário para participar nos domingos de nossos encontros.

Abraço fraterno
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: