| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Ago 09, 2010 1:59 pm Assunto: Substrato - mais um tópico! |
|
|
Vem chegando a primavera... todos ávidos para botar a mão na massa, ou melhor, nas árvores...
Estava consolidando meus conhecimentos, ainda básicos, para substratos e a medida que fui lendo, mais fui ficando com dúvidas.
Hoje eu uso como substrato 1/3 de caco de ceramica (2 a 5 mm), 1/3 de areia de rio peneirada (2 a 5 mm) e 1/3 de terra e tem-se mostrado adequado, apesar de compactar o substrato com o tempo.
Sei que não existe um substrato ideal, único para todas espécies e para todas regiões do país, porém gostaria de usar a experiência dos demais para chegar em uma fórmula ótima.
Lendo cheguei a um resumo:
50 a 60% de caco cerâmico ou argila expandida (2 a 5 mm)
10 a 20% de areia grossa de rio (2 a 5 mm)
20 a 30% de condicionador de solo industrial (PlantMax)
"um pouco" de carvão vegetal
O que acham desta fórmula?
Dúvidas:
1) Onde conseguir argila expandida moida?
2) Como obter areia grossa de rio? Ficar horas peneirando não tão divertido assim...
3) O que posso entender por "pedrisco"? Em construção civil é pedra moída (brita) em granulometria pequena, usada para assentar calçadas/pavers... é isso?
4) O que posso entender por "terra granulada"? É o mesmo terra de cupinzeiro? É recomendado o uso?
5) O uso de humus é recomendado? Sim, não, pq?
6) Casca de pinus moida é recomendado?
7) E a fibra em pó de coco, dá para usar? (Eu tenho obtido bastante sucesso em alporquias)
Abraços |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Ago 12, 2010 2:55 pm Assunto: |
|
|
1) Onde conseguir argila expandida moida? Não é necessário o uso específico desta argila.
2) Como obter areia grossa de rio? Ficar horas peneirando não tão divertido assim... Primeiro precisa encontrar o rio e peneirar faz parte das tarefas.
3) O que posso entender por "pedrisco"? Em construção civil é pedra moída (brita) em granulometria pequena, usada para assentar calçadas/pavers... é isso? Geralmente se usa brita no fundo do vaso pra drenagem, pedrisco pode-se entender por areia grossa.Estradas de chão batido, acumula nos cantos areia fofa, grossa, perfeita, quem anda de moto sabe qual estou falando, é a que te leva pro chão.
4) O que posso entender por "terra granulada"? É o mesmo terra de cupinzeiro? É recomendado o uso? Terra granulada é toda terra livre de partículas finas, é leve, fofa, drenante e de preferência nutritiva.Ex: Turfa(matéria orgânica de fundo de rio).Terra de cupinzeiro pode se usar sim, mas sem garantias nutricionais, deverá ser acompanhada de um plano de dubação e é recomendada pela capacidade de drenagem e por manter a umidade.
5) O uso de humus é recomendado? Sim, não, pq?Sim, em plantas frutíferas e floríferas, em outras plantas seu uso se reduz à uns 30%
6) Casca de pinus moida é recomendado? Mantem umidade, em algumas é interessante, tipo o próprio pínus.
7) E a fibra em pó de coco, dá para usar? (Eu tenho obtido bastante sucesso em alporquias) Nunca usei, mas se fez sucesso com alporquias é porque mantem bem a umidade e acredito que seja bem drenante.
Esse é meu ponto de vista, não devemos levar à risca tudo, temos sim que fazer nossas próprias experiências, mesclando informações daqui, dalí, tentando, anotando, observando resultados. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Ago 12, 2010 10:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Prumodeg!
Antes de mais nada , a Eucatex não fabrica mais o Plantmax. Achei um similar (Top garden ) na loja CDA, no Ceasa. 25 kg a 10,00 reais.
Vamos à tuas dúvidas:
1) Onde conseguir argila expandida moida?
Eu compro em saco de 40 litros, no distribuidor, em Colombo/PR. Uso a base de 30% nas minhas misturas. Tem ótima retenção de umidade sem encharcar. Inerte e estéril.
Distribuidor Qualivida
Terezinha Caetano
3621-2695 / 9196-4285
2) Como obter areia grossa de rio? Ficar horas peneirando não tão divertido assim...
Só uso areia grossa para estacas. Uso de construção e peneiro. Não preciso muito.
3) O que posso entender por "pedrisco"? Em construção civil é pedra moída (brita) em granulometria pequena, usada para assentar calçadas/pavers... é isso?
O pedrisco que uso varia de 1 mm a 5 mm, conforme a planta. Parte peneiro de construção, parte compro em sacos de 30 kg na loja O Bonsai.
4) O que posso entender por "terra granulada"? É o mesmo terra de cupinzeiro? É recomendado o uso?
Não uso terra granulada. Uso Condicionador de solo.
Neste ano irei usar um pouco de terra vermelha (rica em ferro)
5) O uso de humus é recomendado? Sim, não, pq?
Não uso Humus.
6) Casca de pinus moida é recomendado?
Sim, mas veja que seja bem seco.
7) E a fibra em pó de coco, dá para usar? (Eu tenho obtido bastante sucesso em alporquias)
Também não uso fibra de coco. Uso palha de cana triturada para algumas orquídeas e Flor de Maio. Para alporquia uso esfagno picado e agora comecei a usar vermiculita.
É isso aí!
Prumo quando é que vamos com o Ricardo Hentz fazer Yamadori de branquilho?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 9:58 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas de substrato, sei que não é um assunto conclusivo e também não existe uma fórmula definitiva, mas agora tenho mais informações para os futuros testes e experimentos.
Elio, desde semana passada estava a pensar no Yamadori, pois pelo que tenho visto as plantas já estão saindo da hibernação... se este final de semana a chuva deixar, eu vou começar a dar uma investigada na região...
Tenho também vários pés de um tipo de ligustro lá em casa que minha esposa quer remover, alguns dão um bom material para yamadori.
Abraços |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 10:24 am Assunto: |
|
|
cacos de tijolo e ou telha
turfa
pedrisco e ou areia grossa
terra vegetal
Com a combinação desses quatro elementos eu componho meus substratos, tenho tido êxito e um custo bem baixo
Abç!  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 51 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Ago 13, 2010 10:56 am Assunto: |
|
|
Sempre tive uma dúvida.
Ao particionar o tijolo ou telha, temos que tomar um cuidado extremo para nao provocar ferimentos com eles em nossas mãos.
Ou seja, em pedacos pequenos eles se tornam cortantes. Minha dúvida é:
Isso não pode ser prejudicial contra as raízes capilares da planta/bonsai?
eu uso sim porém com muito medo.
meus cacos de tijolo ou telha sao quebrados na base da "PORRADA" é martelo ou marreta. Cansativo mas nem tanto, ainda tenho poucas plantas.
Espero nao estar exagerando na minha dúvida. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 14, 2010 9:33 am Assunto: |
|
|
Laudir
Eu nunca me cortei com os cacos de telha, e olha que sou meio desastrado... mas consegui martelar o dedo
Acho que enquanto não se mexer no substrato não se tem este risco, pois por mais que acha compactação do substrato, não há um "choque" físico para talvez provocar a ruptura das raízes mais finas
E quanto ao carvão vegetal? Tem gente que defende tem gente que diz não precisa... |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Seg Ago 16, 2010 4:12 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde a todos, eu uso como pedrisco o Chamote, encontrei detalhes em http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7301&highlight=&sid=4a6c82755609d3e5acf96c6ca22c40e3 , uso terra vegetal, Casca de pinus para as Azaléias, Areia lavada eu compro areia de filtro de piscina, parece açúcar, húmus e fibra de côco eu não uso, dá muito certo comigo para a maioria das plantas. _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
ampporto
Registrado: 17/08/10 Mensagens: 22 Localização: Campo Grande -MS
|
Enviada: Qui Ago 19, 2010 5:04 pm Assunto: compostagem |
|
|
essa compostagem serve pra qual tipo de planta?
abraços _________________ Cuidado com o stress porque : ' Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro.!!! |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 23, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
Descobri que o PlantMax foi descontinuado pela Eucatex.
O que eu encontrei foi o Garden Plus, da Florestal, o que acham:
"SUBSTRATO PARA PLANTAS GARDEN PLUS TURFA FÉRTIL é um produto a base de turfa, desenvolvido para substituir as terras de vasos, floreiras e jardins. Este produto é registrado no Ministério da Agricultura, tendo pH = 5,8±0,2 (...)"
http://www.florestalsa.com.br/index.php/produtos/ver/garden-plus-19 |
|
|
 |
|