|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Sáb Ago 21, 2010 9:46 pm Assunto: AJUDA -com solo de mudas de figo |
|
|
Amigos eu estava hoje dando umas voltas num bairro vizinho e achei uma pequena flora e entrei para dar uma olhadinha e achei 2 pézinhos de figo,como estavam meio que abandonados num cantinho a dona me fez os dois bem baratinho 4,00 rais cada ai comprei eles.
agora tenho 3 pézinhos de figo um irei plantar em um vaso grande para virar arvore frutifera mesmo e futuramente fazer alporques. os outros dois irei cultiva-los como bonsai.
dos 3 pézinhos eu tenho um que comprei no supermercado este eu vou conservar como bonsai os outros dois que comprei hoje um é bem mais alto
este eu escolhi para ir pro vaso e um mais baixinho que esta no jeito pra cultivar como bonsai
minha duvida é agora com o transplante, que tipo de solo devo usar sei que é uma pergunta meio boba mas fiquei meio em duvida.
tenho aqui em casa tera vegetal , areia grossa, humus de minhoca .
os que eles estão é aqueles saquinhos plastico pretos, ta orrivel o solo deles , esta seco e parece um torrão ai esta fotos das 2 plantas
esta primeira foto é do pézinho mais baixo o que escolhi para ser bonsai
este ja comprei o escorredor pra ele
Uploaded with ImageShack.us
este ai em baixo é o mais alto,notem que eu teria que fazer uma poda drastica nele pra cultiva-lo como bonsai ,este vai pro vaso grande
agora olhem a situação do solo deles ,preciso transplanta-los pra ontem
agradeço muito pela ajuda
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Ago 22, 2010 10:19 pm Assunto: substrato |
|
|
Amigos,como não obtive resultados na minha pergunta,acho eu devido ao final de semana,não tive escolha se não usar o que eu tinha disponivel. os pézinhos de figo tavam num torrão seco ,não tinha como
não transplantar.
Agora gostaria de saber se posso deixar as plantas com esse substrato que preparei.
precisei destorrar uma boa parte do torrão pois as raizes estavam todas emboladas na terra seca , apenas desembaracei elas ,não fiz podas isto nas duas plantas.
usei como substrato uma mistura de carvão ja usado que eu tinha na churrasqueira,como material drenante,piquei bem picadinho como pedriscos
depois misturei terra vegetal e areia muito pouca, as porcentagens beiraram 10% areia 40% carvão mineral 50% terra vegetal e proximo da raiz muito pouca tera que ficou junto com a raiz da planta
fiz uma rega com tiamina (enraizador)
obs
Carvão - É o carvão de churrasco, extremamente barato. Sua principal função é a de reter a umidade e garantir boa aeração.
Uma foi pro escorredor a outra para um vaso grande onde permanecerá até fase adulta, para frutificar e futuramnte tirar mudas ,li que pegam bem como estaquia,até copiei a matéria de fazer mudas de figo.
olhei agora a noite e as plantas parecem não ter sentido o transplante,pois as folinhas continuam normais sem sinal de mucharem.
posso deixar assim mesmo este substrato?
agradeço mais uma vez a atenção dos que puderem me ajudar
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Ago 23, 2010 4:51 pm Assunto: |
|
|
Marcelo
O que posso te dizer e que os substratos as vezes são relativos, se as plantas estao respondendo bem não mude agora espere mais um pouco, porem logo será necessario melhorias. Vi as fotos me parecem bem cumplidas, obeserve as mudas e veja se ja se assemelham a algum estilo, apos recuperação pode se necesario.
Essa são as experiencias que posso te falar.  _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|