FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JLT DÚVIDA SOBRE O RESEDÁ
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 8:58 am    Assunto: Responder com citação

Blz...

Vou fazer isso... Logo a prefeitura vai passar podando elas, vou ficar de olho e pegar o maior numero de estacas que o espaço lá em casa comportar, se pelo menos 3 vingarem já fico feliz.
Mais uma duvida, os ramos e galhos terão em torno de 50cm a 1m de comprimento, e estarão sem folhas, divido ao outono. Devo manter este comprimento ou posso cortar para algo em torno de 30 com de comprimento, ficando com literalmente uma estaquinha na mão? Se você puder postar pelo menos uma foto das suas ajudaria muito para eu ter uma ideia de como fazer...

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 5:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, olha só; eu passei a tesoura nas minhas. É como eu disse, fiz todas da grossura de uma caneta bic, então considere o tamanho da caneta bic tambem, como o tamanho das minhas estacas, e todas, sem exceção, sem folha nenhuma. O corte que irá ficar enterrado deve ser em cunha repassada. Isso significa cortar tipo um "V", ok? só que um lado fica maior que o outro. Favorece melhor o enraizamento. Very Happy

Se quiser, faça como eu fiz, arame o galhinho primeiro, depois coloque de molho na solução contendo hormonio enraizante por uns trinta minutos, para só então plantar. Mantenha o vaso contendo as estacas em local sombreado, longe de crianças e animais domésticos e onde receba apenas luz solar, sem calor nem vento. Very Happy

Antes de aramar, porém, use os dedos e as mãos para forçar as curvas que deseja fazer nas estaquinhas. Isso permite que voce teste a força total que irá impor, sem o risco de quebrar a estaca. Faça o mesmo movimento várias vezes seguidas, até sentir que a madeira fica flexível, sem quebrar nem fazer aquele barulhinho caracteristico de que está quebrando (o famoso "crack" rss). Very Happy Só depois é que vc coloca o arame e põe as curvas nos pontos desejados, mas sempre sem forçar para não quebrar. Very Happy

Nos cortes que ficarão fora, aplique pasta cicatrizante. Por exemplo, uma varinha de uns cinquenta cm, cortada rende umas 3 varetas de uns 15 para 18cm, e mais um toquinho. Fez a cunha na parte a ser enterrada, ficou a parte superior exposta. Nessa, então, aplique a pasta, ok? ou se não tiver, use cola branca de madeira, surte o mesmo efeito. Very Happy

Não faça apenas estacas retas. Corte forquilhas duplas ou triplas, para fazer estilos variados futuramente. O mesmo vale para troncos duplos ou triplos, que podem ser formados desde a raiz, cortando as forquilhas quase rente à emenda natural. Um galho que tem, digamos, uns tres ou quatro outros galhos nascendo do mesmo ponto, pode ser usado para formar uma arvore no futuro multiplo tronco, percebe? facil fazer, quando se sabe, né? Very Happy

Se os galhos que conseguir forem mais grossos, não se acanhe. Enterre todos. Apenas aumente o tamanho das estacas. Ao invés de fazer do tamanho de uma caneta, faça do tamanho de seu braço, por exemplo. Vale as mesmas dicas que passei acima, ok? Um tronco grande, brotado, pode render no futuro, depois de pego, outras plantas, via alporquia. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 7:32 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury...

Me deixou de queixo caido com sua explicação, uma verdadeira aula.

Com certeza vou seguir tudo que você compartilhou a risca. Neste final de semana vou pegar varios galhos que irão fora apos a poda da prefeitura e por em pratica...

No domingo posto fotos do resultado.

Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento comigo e com todos deste forum.

Abraços!!!!!

PS: Vou imprimir tua resposta e quardar como manual...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Oh Marcio, deixa de exagero!! As informações que postei são facilmente encontráveis aqui no forum, basta procurar bem. É o que qualquer cultivador faz, para obter mudas, seja de bonsai seja de alguma outra planta. Então, nada de muito dificil. Ao invés de fazer um manual e guardar, procure aprender bem, para depois repassar para os outros, ok? Esse o verdadeiro propósito do nosso forum: divulgar o que aprendemos, seja aqui, seja em outro lugar. No que eu puder ajudar, eu ajudo. inté. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

PessoALL

Comecei minha plantação.

Criei um topico especifico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=133398#133398

Abs

João Paulo Batista Lyrio
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2010 10:45 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom o tópico.

"nicky, realmente verdadeira aula de estacas, realmente se encontra pelo fórum essas dicas, mas para uma explicação de imediato e resumida foi muito bem. Afinal, o fórum possui mil e umas dicas e muitos com prazer em detalhar a dúvidas na ponta da língua e na hora em que foram lidas. sem essa de ficar indicando o tópico tal e por aí vai, porque as vezes no momento precisamos saber daquele assunto para ser resolvido e sem tempo a perder a procura do tópico.

*Mas, o Marcio, assim que tiver um tempo vá até o tópico que trata-se de estaquias e retire as dicas, para vc que costuma encontrar com frequência será de um excelente proveito.

Eu pretendo adquirir uma amarela de um horto aqui perto.

Grande abraço e nos mantém informado das estaquias e cultivo, tenho interesse nessa espécie.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: