|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Ago 20, 2010 5:41 pm Assunto: Cultura do bonsai- abc do bonsai |
|
|
AKADAMA:argila vulcânica granulada ultilizada como substrato
ARA-KAWACHO:árvore com a casca áspera e enrugada
ARA-KI:árvore coletada recentementee ultilizada como material para bonsai
DAIKI:planta-mãe
EDA-JIM:jin feitos artificialmente
EDA-NUKI:remoção de galhos indesejáveis
EDA-UCHI:galhos distribuídos com harmonia
EDA-ZACHI:poda dos galhos
GOBO-NE:poda das raízes
HA-GARI:pinçagem das folhas
HAMIZU:pulverizar as folhas com água
HANKAN:tronco muito serpenteado
HARIGANEKAKE:aramar
HA-SACHI:poda das folhas
HOMBASHI:bandeja para bonsai
ISHITSUKI:agarrada à rocha
JIM:galho morto ou seco que permaneceu na árvore
JU-SEI:crescimento da árvore
JU-SHIM:topo da árvore
KANJU:árvore decídua
KANNUKI-EDA:galho mal formado que deve ser eliminado
KANSUI:rega
KARIKOMI:poda de galhos e folhas
KESHO-TUSCHI:solo decorativo
KETO-TSUCHI:turfa
Ko-eda:árvore com extremidades muito graciosas
Kokejun:tronco afunilado
Komochi:bonsai com troncos gêmeos
Kuro-tsuchi:terra preta
Kuruma-eda:ramo mal formado que deve ser cortado ou eliminado
MAME:medida de bonsai que varia de autor pra autor,em média bonsai até 10cm de altura
MEIBOKU:bonsai muito velho ou antigo
ME-TSUMI:pinçar as folhas com as unhas
MI-MOMO:bonsaique produz frutos
MISHO:mudas obtidas apartir de sementes
MISHO-MOMO:bonsai cultivado a partir de sementes
MIZU-GIRE:demasiadamente seco
NEBARI:junção das raízes com o tronco,é a parte mais importante do bonsai
NE-ZASHI:corte ou poda de raízes
OKI-GOE:fertilizantes em grão ou em pó
OYAKI:planta mãe ultilizada na técnica da alporquia
ROBOKU:bonsai velho e antigo
SABI:aparência de antigo
SANKAN:árvores com três troncos:pai,mãe e filho
SASHI-HO:estaca ultilizada para propagação
SASHI-KI:propagação a partir de estacas
SEISHI:bonsai em fase de educação
SENTEI:plantio de árvores
SHARI:madeira morta do tronco
SHARIMIKI:árvore com tronco descascado
SHIZEN:naturalidade
SHOHAKU:árvores coníferas
SHOHIN:em média o bonsai que não passe de vinte centímetros
SUIBAN:bandeja ultilizada no cultivo de penjing e saikei
TACHIA-GARI:primeiro terço inferior do tronco
TANGEI:material para bonsai
TEKISHIN:remoção de gemas e brotos
TOCHO-SHI:galho ou ramo com crescimento muito grande
TORIKI:técnica de obter bonsai por meio da alporquia
TORIKI-MOMO:bonsai obtido por meio da alporquia
TSUGI-KI:técnicade obter bonsai através de enxerto
URO:concavidade feita ou existente na planta
WABI:completo
YAMADORI:plantas coletadas na natureza para fazer bonsai
mais alguns termos pelo amigo SCARAMUSSA
Bankan: tronco com muitas curvas
Bonkei: Paisagem natural em uma bandeja, contendo rochas, plantas, figuras de animais, casas, etc.
Bunjingi: Estilo Literato – tronco com crescimento ereto informal, sem galhos, exeto no topo ou ápice.
Chokkan: Formal, ereto, tronco vertical, com copa piramidal e galhos distribuídos em todas as direções.
Eda-jin Jin’s feitos artificialmente.
Fukinagashi: varrido ou fustigado pelo vento.
Gobo-tsuchi: solo granulado.
Han-Kengai: Estilo “Semi-cascata”.
Hokidachi: Estilo Vassoura. Tronco reto e sem curvas, com todos os galhos partindo de um mesmo ponto.
Ikada: Estilo em forma de balsa. Árvore plantada horizontalmente, formando um bosque a partir dos galhos que crescem verticalmente.
Kabuwake: Separando das raízes.
Kengai: Em forma de cascata..
Mizu-goke:Musgo
Moyogi: Ereto informal
Neagari: Bonsai com raiz exposta.
Nebari: raízes visíveis.
Nejikan: Bonsai com tronco retorcido.
Netsuranari: Raiz em forma Balsa. Grupo de árvores que surge a partir de uma raiz horizontal.
Penjing: Arte chinesa que consiste em recriar uma paisagem numa bandeja.
Sabamiki: Bonsai com tronco partido.
Sabi: Aparência de antigo.
Saikei: Paisagem com rochas e árvores, mas sem nenhuma figura.
Sankan: Árvore com três troncos: pai, mãe e filho.
Sashi-ho: Estaca utilizada para propagação.
Shakan: Inclinado.
Shohin-bonsai: Bonsai com, no maximo, 15 cm de altura.
Shoki: Bonsai de espécies coletadas através do Yamadori.
Sokan:Troncos gêmeos: pai e filho.
Suiseki: Paisagem feita com rochas, colocadas num subian.
Yose-ue: Plantio em grupo de várias árvores em uma bandeja, com a aparência de uma floresta. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Seg Ago 30, 2010 1:58 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 30, 2010 11:16 am Assunto: |
|
|
Pra quem está começando e não está familiarizado com os termos, pequena introdução de auxilio... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 31, 2010 10:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Esclarecendo que muitos desses termos cairam em desuso ou não são muito conhecidos, o que implica em desconhecimento por parte inclusive dos bonsaistas mais experientes e antigos.
Outros estão com a grafia errada, como é o caso de JIM. A grafia correta é JIN. Por ser uma palavra Hindu, sua grafia não deve ser colocada no plural, ainda que determinada planta contenha mais de um.
Alguns desses termos (ou a maioria) constam dos livros do bonsaista japones/americano Jonh Naka, e são oriundos da mistura de nomes japoneses e chineses, traduzidos de forma erronea, o que acaba por complicar um pouco, caso o cultivador atual busque referenciais diretamente na literatura japonesa ou chinesa.
É o caso de MAME, que significa em japones grão de feijão. Ora, um bonsai do tamanho de um grão de feijão jamais irá ter até 10cm de tamanho. Logo, ainda que seja usado esse termo para designar mini bonsai, o kanji japones (nome) correto não é mame, mas sim MINI: ミニ
bonsai.
O NEBARI não é a parte mais importante do Bonsai. Mesmo porque, exceto Hidaka sensei, não se usa fazer ou ver Nebari em coníferas, como PN e juniperos (principalmente este ultimo, ainda que as vezes vemos nos primeiros). A parte mais importante é o tronco, pois ele é que irá definir o estilo e a estruturação aerea (copa) da planta a ser formada bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Nick!
Realmente alguns desses termos são de autoria de John Naka, mas não retirei do livro, foi de uma revista(brasileira), bem recente de bonsai que continha está matéria sobre o abc do bonsai por Jonh Naka, citando também que nos dias atuais muito dos termos caíram em desuso.Os outro termos são de um amigo virtual que colaborou com alguns termos que não tinham no primeiro.Traduzido pela Internete Bonsai Clube.
Vim através deste tentar mostrar um pouco do bonsai aos que se iniciam, se é certo ou não, quem sou pra julgar, até porque, acredito, que tenha sido feito uma pesquisa idônea sobre o assunto.
Sobre o nebari, aprendi que é a junção do tronco com o solo do vaso, postei da forma como se apresenta para preservar na íntegra a matéria consultada.
Somos cultivadores atuais, mas não podemos passar a borracha, sobre tudo que vem acontecendo a muito tempo, a técnica dizem que é milenar, só por este fato devemos respeito a todos os nomes que marcaram está história.Acho que cada um tem que seguir seu caminho, pesquisar, trocar com amigos, e procurar saber um pouco de tudo, filtrar estas informações todas e tirar o proveito do que achar melhor, o resto, se não nos agrada, descartamos automaticamente, mas acredito que alguma coisa de positivo tem no texto.Espero não estar sendo mal interpretado pelo que disse.Até mais _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Editado pela última vez por MarcoBonsaiPoa em Sáb Set 04, 2010 10:19 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 2:18 am Assunto: |
|
|
Bozó, tenho um pequeno dicionário de termos do bonsai.
Me passa teu email que te envio. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 02, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
Tá na mão o email Ricardo! Quando é que vai lá? Eu falei em te botar no serviço, tu arrepiou hein! hehehe, abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
Não arrepiei não, é que tô super sem tempo.
Me programei pra fazer uns 30 transplantes em agosto e só consegui uns 8. Tô apavorado.
Já te eviei o que tenho. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 3:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bozó mausai, acredito que o nobre colega tenha ficado um pouco melindrado com minhas colocações. Ao postar sobre os termos, não tive com isso o intuito de ofender ou querer mostrar maior conhecimento. Antes, minha intenção foi tão somente esclarecer alguns desses termos, numa tentativa de fazer algumas correções, alterando para melhorar, não para criticar, como o nobre colega talvez tenha entendido.
Aliás, como tudo mais no forum, acredito que todos nós aprendemos sempre algo novo com as postagens uns dos outros, sejam elas sobre plantas ou sobre termos ou nomenclaturas. O que faz o forum movimentar e despertar interesse é justamente a oportunidade que todos nós, foristas, temos, de poder opinar a respeito do que foi colocado. De outra forma, se não pudessemos assim agir, teríamos que nos curvar ante a sabedoria alheia, e não questionar nada, nunca.
Há democracia em nosso forum. É permitido, tão logo alguem poste alguma coisa, algum comentário, alguma foto, aos demais opinar a respeito. Não o fiz com o intuito de ofender. Pelo contrário. Minha intenção foi tão somente tentar esclarecer para enriquecer suas colocações. Lamento que o nobre colega tenha pensado o contrário.
A técnica de cultivar bonsai é realmente milenar, mas ela é constantemente atualizada, não é algo que perdura. Há sempre inovação nessa nobre arte, seja através do acrescimo de novas técnicas, seja de novos estilos (vide exemplo do bonsai sul africano), seja na atualização dos termos arcaicos para designar determinantes no cultivo. O bonsai, é uma arte viva, dinâmica, ainda que milenar.
É sempre oportuno que nós foristas nos preocupemos em informar o que sabemos, para que outros, por razões as mais diversas, não tiveram acesso a informações mais completas sobre determinado assunto, possam tambem estar aprendendo. Eu não sou mestre em nada, sou um eterno aprendiz. O pouco que sei, não me importo em escrever, explicando através de exemplos próprios, do meu cotidiano como cultivador, ou através de informações coletadas na net, como o nobre colega fez. Todos agimos assim, e nosso objetivo é claro só pode ser o de melhorar, aprimorar o conhecimento diluído no nosso forum.
Acho que uma discussão sobre os termos postados pelo nobre colega é algo relevante para todos nós. Acrescentar informações esclarecendo alguns desses termos, inclusive, é algo pertinente ao assunto e que poderia auxiliar de forma mais conclusiva, permitindo que todos nós, foristas, e não apenas iniciantes, pudessemos adquirir maior conhecimento sobre esse assunto. Mas isso deve ocorrer de forma natural, sem que o nobre colega se sinta diminuido ou subtraído em suas colocações iniciais.
Espero, então, que sua compreensão seja extensível a essas possibilidades e ao fato de que, podendo, sempre estou disponível para auxiliar. Tendo conhecimento de algo que possa engrandecer, aumentar ou informar, estou sempre disposto a compartilhar. Mas, em hipotese alguma, porém, irei denegrir ou escrever algo que possa ser entendido de forma diversa do que pretendo. Lamento que o nobre colega tenha se sentido prejudicado pelas minhas colocações e reafirmo que minha intenção não foi de maneira alguma nesse sentido. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 04, 2010 10:50 am Assunto: |
|
|
Olá Nick! Foi impressão sua! Não me senti prejudicado, diminuído, subtraído e muito menos melindrado, apenas postei as fontes de consulta e um ponto de vista superficial meu sobre a história dos fatos, se falei alguma coisa errada, me desculpe, é que sou meio chucro, posso não estar me expressando bem, mas enfim, estamos aqui pra aprender, me desculpe mais uma vez e espero contar contigo pra sugestões, debates, confraternização/ que é o foco deste fórum.
Tem pouca coisa sobre o tema, até acho que demais colegas, deveriam enriquecer este assunto, acrescentando, desmembrando, qualquer coisa sobre a origem destes termos, acredito que seja de primordial importância, principalmente aos amigos que adentram no cultivo desta arte, que é no mínimo prazerosa pra todos nós _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|