|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Ago 29, 2010 7:00 pm Assunto: A Floração |
|
|
Não é só a forma e desenvolvimento da planta... a floração também interessa a quem trabalha com bonsais. Mas fico preocupado em ver que alguns bonsaístas simplesmente cortam as raízes, sem diferenciá-las da raíz principal (no caso de angiospermas dicotiledôneas*).
Pelo o que estudei no livro de biologia de Sônia Lopes, a raiz (seus meristemas) e folhas jovens (dentre outros, como sementes imaturas e frutos) são responsáveis pela produção de Giberelina, hormônio vegetal responsável justo pela produção de flores e frutos.
Isso não significa que, em termos de raiz, ele não seja produzido apenas na principal, mas como o nome já diz, ela deve exercer grande importância para o desenvolvimento de uma dicotiledônea.
Então gostaria de deixar a seguinte questão:
"Como conduzir corretamente um bonsai para que ele se desenvolva de modo completo, gerando suas flores e frutos**?
Nota:
* Angiospermas dicotiledônas são plantas que produzem flores e frutos (consideradas o top de linha da escala evolutiva das plantas) e têm dois cotilédones (dois suprimentos de reserva energética ao embrião) na semente, dentre outras características - procure mais em Sônia Lopes ou na internet sobre isso.
** Apenas no caso de angiospermas. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Ago 30, 2010 12:52 pm Assunto: |
|
|
Guilherme que pergunta e essa cara se ta lendo muito
Quantos as raizes e um agravante deixa-las grandes, afinal a arvore quando colocada no vaso vai precisar estar com as raizes como posso dizer um pouco curtas. Agora quanto o seu desenvolvimento de forma completa deixo para os mais experinetes.  _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Ago 30, 2010 4:04 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, desde que haja raízes radiais suficientes, pode cortar a pivotante.
Para floração e frutificação usa-se muito adubo à base de Potássio e Fósforo, durante o outono.
Contudo, cada espécie tem suas peculiaridades.
Algumas, se podar as pontas dos ramos, não terá flores (Ex.: Resedá)
Outras, se podar as raízes, no ano seguinte não florescerá (Ex.: Glicínea)
Cada espécie é um caso.
Todas as minhas floríferas e frutíferas eu corto radicalmente a pivotante, sem problemas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 30, 2010 11:09 pm Assunto: |
|
|
OK! Obrigado pela ajuda! ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Seg Ago 30, 2010 11:13 pm Assunto: |
|
|
nao e porque se realizou pode de raizes que a planta nao ira florir nem frutificar, devemos lembrar que nao cortamos todas as raizes , apenas coisa de 1/3.
Outro fato interessante e que esse trabalho todo e realizado no periodo de dormencia da planta, assim ela nao sente nada, "ESTA ANESTESIADA" _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 30, 2010 11:15 pm Assunto: |
|
|
E esse período é justo a estação contrária à estação de floração, certo? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|