 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 2:39 am Assunto: Opinião Shimpaku (atualizado 21/06/11) |
|
|
olá pessoal da fórum...
até q enfim aprendi postar foto aqui... já estava ficando doido..
bom ai vai uma foto de um shimpaku q adquiri faz algum meses. fiz uma tração nele para ajudar na sinuosidade... sei q a planta está pequenina mas será q eu fiz a coisa certa? alguém poderia dar sua opinião..
abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Seg Jul 04, 2011 10:40 pm; num total de 3 vezes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Becker 3.o PASSO


Registrado: 24/03/10 Mensagens: 575 Localização: Caçador-SC
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 11:29 am Assunto: |
|
|
Olá Mcdonald, Passa ele para um escorredor com substrato drenante pra dar uma engordada ou se preferir planta ele no chão e deixa ele quieto por mais ou menos um ano tera um melhor desenvolvimento da planta,sua planta tem potencial.  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 12:07 pm Assunto: |
|
|
Becker escreveu: | Olá Mcdonald, Passa ele para um escorredor com substrato drenante pra dar uma engordada ou se preferir planta ele no chão e deixa ele quieto por mais ou menos um ano tera um melhor desenvolvimento da planta,sua planta tem potencial.  |
ola becker... valeu pela dica mas, ve se vale a pena mesmo...
o shimpaku é de crescimento lento certo? comprei essa mudinha faz uns 4 meses e ela veio em um saquinho preto. coloquei nesse vaso q é umas 6 vezes maior do que quando veio. acho q vc está certo mas eu mechi com ela faz pouco tempo. será q ela aguenta um transplante assim tão recentemente visto que ela saiu do estresse agora? o q me aconselha? posso mandar bala para o escorredor?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Becker 3.o PASSO


Registrado: 24/03/10 Mensagens: 575 Localização: Caçador-SC
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 12:16 pm Assunto: |
|
|
Bom Mcdonald ,se fosse minha faria este procedimento ,mas gosto é gosto,então você deve definir um estilo adquado ao tamanho da planta,mas não se preocupe que alguem vai dar mais umas dicas boas para sua planta ,abraço....  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO


Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 1:30 pm Assunto: |
|
|
Se vc transplatou agora pra essse vaso e se é como vc falou bem maior do que o torrão, deicha ele ai até ano que vem, no proximo ano vc passa para um vaso maior mais sem mecher no torrão. Não é bom ficar mechendo muito nas raizes de coniferas.
Não sei o substrato que vc usou, mas pro shimpaku é bom uma mistura mais arenosa e de ph neutro a alcalino.
No escoredor se coloca plantas que ja estão mais formadas.
O vaso grande e fundo da conta do recado se o pretendido é crescimento. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO


Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 1:33 pm Assunto: |
|
|
outra coisa. demoraaaaa pra crescer. portanto não tenha pressa.
pra adubo um bokashi + TM/FO da conta do recado,eles não comem muito!! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 1:30 am Assunto: |
|
|
Leonardo A. escreveu: | Se vc transplatou agora pra essse vaso e se é como vc falou bem maior do que o torrão, deicha ele ai até ano que vem, no proximo ano vc passa para um vaso maior mais sem mecher no torrão. Não é bom ficar mechendo muito nas raizes de coniferas.
Não sei o substrato que vc usou, mas pro shimpaku é bom uma mistura mais arenosa e de ph neutro a alcalino.
No escoredor se coloca plantas que ja estão mais formadas.
O vaso grande e fundo da conta do recado se o pretendido é crescimento. |
Olá leonardo... o substrato q usei foi terra preta umificada comprada em um gardem com pedrisco de tijolo passado na peneira de pedreiro numa mistura 50 a 50%. Não sabia q as coníferas gostavam da areia. Mas como mexi com ela recentemente fico com receio de mexer novamente e ela não aguentar. Quando comprei, ela já veio com essas duas curvas no tronco. Foi amora a primeira vista, ai fiz uma tração com arame para ela vir para frente e ir moldando quem sabe um moyogi daqui uns anos. Vc optaria por um estilo diferente?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO


Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
o seu substrato esta bom, observe apenas se não esta molhado antes de regar novamente, deiche a capa do substrato dr uma leve secada entre as regas.
Quanto a areia foi modo de falar, qualquer substrato inorganico e drenante pode substituir a areia grossa, como o cacco de tijolo que vc usou !
Importante apenas não ter ph acido, porem isto não é uma regra !
Quanto ao estilo e tamanho vai de gosto, veja o seguinte tbm, existem varios tamanhos de bonsai, veja o que vc deseja . |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 10:48 am Assunto: |
|
|
Bom leonardo... o estilo q eu na minha humilde visualização acho ficar melhor para o shimpaku é o moyogi. Não sou um inciante daqueles viciados em moyogi mas costumo observar o que a planta tem de melhor. A gente vê duas curvas bem sinuosas e pelo tamanho das curvas acho q uns 35 a 45 cm esteja bom. Gostaria de ouvir mais opiniões para ter realmente certeza do que vou fazer futuramente. Será q estou correto ou outro estilo cairia bem?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 4:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Shimpaku pequeno demora um bocado para engrossar e crescer, mesmo se replantado em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, contendo substrato bem drenante. Por isso, minha sugestão para sua planta é formar um mini bonsai de shimpaku. Isso é bem fácil, e requer apenas o uso de arame para dar movimento ao tronco e aos galhos. Eis alguns exemplos japoneses para vc ver como proceder:
São apenas idéias, que vc poderá adaptar para a sua planta. Repare que os galhos e tronco são aramados de forma a permitir movimentos bem sinuosos com eles. Isso agrega maior beleza e antiguidade para a planta. Descascar parte do tronco a ser exposta, bem como alguns galhinhos para formar jin tambem ajuda nesse ponto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 2:43 am Assunto: |
|
|
Pessoal...
subindo o tópico... gostaria da ajuda de todos para a estilização deste pequeno shimpaku...
Faz mais de um ano que o tenho e só agora depois de estar bem pego me sinto na segurança de fazer uma intervenção neste inverno....
Peço ao nobre amigo Nick que tem muita experiência com a espécie opine tb, pois, pretendo com ele criar um mame de preferência um bem retorcido mas não sei nem por onde começar...
costas
Abraço galera _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 8:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Mc, se sua intenção é fazer um mame, ou como prefiro, um mini bonsai, então comece por esperar a chegada do inverno, que é a melhor época para fazer um aporte de arame grosso no tronco, fixando uma ponta firmemente nas raizes e enrolando em angulos de 45 graus, espaço pequeno, até o ápice. O arame de cobre é melhor que o de aluminio, para fixar melhor a posição. Após aramar, dê volteios para todas as direções, criando movimentos os mais sinuosos possíveis, para melhorar a aparencia do tronco.
Ao formar o tronco primeiro, pode esquecer os galhos, exceto um ou outro mais grosso, que poderá tambem ser aramado e receber os mesmos movimentos sinuosos. Com isso, a planta irá adquirir um formato de maior qualidade técnica que a atual. Lembrando que esse trabalho deverá fixar a planta, mas irá levar pelo menos um ano ou dois para que isso ocorra. Não se preocupe, pode deixar o arame por esse tempo todo, sem precisar trocar ou retirar antes. O junipero suporta bem esse tipo de trabalho.
Apenas para comparar, ontem retirei um arame de cobre de um shimpaku que estilizei há tres anos (kengai). O arame, em algumas partes da planta, marcou bastante e isso é ótimo, pois posso retirar os ressaltos (partes mais altas que os sulcos) ou mesmo os sulcos, para criar formas de madeira morta atrativas no tronco. Para tirar o arame de cobre não desenrole, mas corte em pedaços pequenos, para não prejudicar a casca ou comprometer fibras da madeira.
Veja nas imagens abaixo, alguns modelos que julgo interessantes, quanto à formação do tronco:
As plantas acima foram realizadas em espaços de dois a quatro anos com aramação forçada, isto é, em que o arame permanece por mais tempo na planta que o normalmente usado em outras espécies. Repare que o principal em plantas mini é justamente a exploração do tronco com otimização no movimento sinuoso, sendo a estrutura aerea formada a partir de um minimo de galhos, apenas para constar. O cultivador dos modelos acima usou, na formação delas, material similar ao que costuma vender, veja na imagem abaixo:
Comparando o material acima com a sua planta, vc leva nítida vantagem, por possuir um material melhor, na minha humilde opinião. Não tenha pressa, porém, para realizar modificações nela. Nessa espécie, como pode ver, o tempo é um fator decisivo na construção de um lindo bonsai e deve ser rigorosamente observado, seja na época certa quanto à colocação do arame para movimentar o tronco, seja no de sua retirada, seja no necessário para manter o arame, seja no reenvase e na estilização da parte aerea. Acredite, partindo do ponto zero em que está sua planta, creio que em tres a quatro anos poderá ter em mãos um lindo mini bonsai. Qualquer coisa antes disso, é ficção cientifica e pressa.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick..... muito legal seu mame.... e vc usou ráfia nele ou foi sem mesmo? onde acho para comprar?
abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 12:22 am Assunto: |
|
|
Amigos....
Segue aqui uma atualização da muda de shimpaku...
Segui as orientações do grande Nick.
Infelizmente não achei ráfia, procurei em umas 4 lojas e não achei, infelizmente tive que usar a câmera de ar mesmo..
Como o nobre Nick disse.. não me preocupei com a copa ou galhos, somente com o tronco.
Tratei de torçer muito.
início das torções...
Lateral
Lateral 2
Bom pessoal..
Espero ter feito o certo...
Críticas e sugestões serão bem vindas _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rodrigo SP

Registrado: 29/04/11 Mensagens: 29 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:22 am Assunto: |
|
|
Quando vc disse que ia torcer muito você estava falando sério mesmo hein rsrs... vai ficar interessante... aguardo novas atualizações |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|