FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estacas de Plátano, dúvidas.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 1:54 pm    Assunto: Estacas de Plátano, dúvidas. Responder com citação

Pessoal, vi aqui no fórum uma técnica de estaquia de plátano atravéz da hidroporquia q consite em mergulhar o galho de plátano em uma solução de água mais vitaminha b1(tiamina) 1 comprimido de benerva para um litro de água. No tópico deu tudo certo e então resolvi fazer tb. Faz mais ou menos uns 20 dias q elas estão mergulhadas e as folhas já estão se abrindo, só q percebi q na ponta dos galhos mergulhados tem uma espécie de lodo ou sei lá o que, lembra até uma pequena nuvenzinha dentro da água. Não tenho como postar fotos pq a net aqui é discada e sempre cai. Será q alguém tem como me dizer o que está acontecendo. Será q está dando certo? e a época q estou fazendo as estacas é imprópria?
abraços à todos...
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 31, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mc,

Essa espécie de nuvenzinha é um tipo de fungo que se desenvolve dentro da água sobre matéria orgânica em estado de putrefação, como a estaca e constituida de madeira que apodrece muito fácil em contato com a água de forma intensa, ou seja, por muito tempo, isso é normal acontecer, porém ñ deve deixar assim, pois a putrefação irá arruinar a estaquia e ñ haverá enraizamento.

Esse tipo de problema só acontece com água velha e é muito visto em aquários mal cuidados.

O que deve fazer é retirar as estacas da água, lavar sua base e se perceber que já estão amolecidas faça um novo corte mais acima em bisel.

Troque a água com frequência, sempre dando uma lavada em água corrente nas extremidades das estacas. Isso diminuirá muito o risco de voltar a acontecer.

Não é necessário colocar o comprimido em toda troca de água, pois o que acelera o enraizamento é o que a planta, ou estaca, absorveu e ñ pelo simples contato com o produto (tiamina).

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 01, 2010 12:22 am    Assunto: Responder com citação

Donegá escreveu:
Olá Mc,

Essa espécie de nuvenzinha é um tipo de fungo que se desenvolve dentro da água sobre matéria orgânica em estado de putrefação, como a estaca e constituida de madeira que apodrece muito fácil em contato com a água de forma intensa, ou seja, por muito tempo, isso é normal acontecer, porém ñ deve deixar assim, pois a putrefação irá arruinar a estaquia e ñ haverá enraizamento.

Esse tipo de problema só acontece com água velha e é muito visto em aquários mal cuidados.

O que deve fazer é retirar as estacas da água, lavar sua base e se perceber que já estão amolecidas faça um novo corte mais acima em bisel.

Troque a água com frequência, sempre dando uma lavada em água corrente nas extremidades das estacas. Isso diminuirá muito o risco de voltar a acontecer.

Não é necessário colocar o comprimido em toda troca de água, pois o que acelera o enraizamento é o que a planta, ou estaca, absorveu e ñ pelo simples contato com o produto (tiamina).

Abraços.

Beleza então Marcio... e como eu faço pra lavar a base? é só bater o jato de água na estaca ou tenho q esfregar de leve com os dedos?
abração
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald, as vezes fico pasmo ao ver como algumas pessoas indicam técnicas mirabolantes para fazer algo que poderia ser feito de maneira muito simples. É o caso da estaquia de plátano. O plátano quando é feita esetaquia na época certa, ou seja, antes da brotação da primavera, não precisa de trato nenhum. É só cortar e estaquiar direto no chão que não falha uma muda. Em minha chácara já fiz centenas de estquias deste tipo, nunca usei nada, e nunca falhou uma estaca sequer.
No seu caso agora pelo que diz as folhas já sairam das estacas, e isso já torna meio tarde para fazer uma estaquia pois a planta já tem folhas e ainda não tem raizes, ou seja, tem um "corpo" para alimentar e não tem "boca" para buscar este alimento. Se tiver acesso a novas estacas que ainda não estejam brotadas, corte e se quiser usar tiamina, apenas coloque numa solução com água de um dia para outro, depois estaqueie normalmente. Se tens área disponível estaqueie diretamente no chão, se não pode ser em vaso, ou sacos com areia ou areião, ou mistura com terra. Se não tiver como conseguir novas estacas, tente usar estas mesmo, porém retire todas as folhas brotadas até agora, deixando apenas o miolo dos brotos. Faça como o colega Donegá falou, cortando novamente em bisel, retirando aquela parte que já deve estar apodrecida.

abraço
Elio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 02, 2010 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Elio!!!

Exatamente isso!!!

Não tenho Platanos, porem a uns anos atraz na chacara do padrinho do mau piá mais novo, em Caxias do Sul plantamos varias.

Ele apareceu com um saco cheio de "gravetos" dizendo que eram mudas de platano. Duvidei.

Hoje 5 anos depois eles estão lá firmes e fortes. As varetinhas foram direto no chão, sem tratamento e preparação. eu ia na frente com uma cavadeira apenas "furando" o solo e ele ia cravando as estacas no chão.

Quanto a fazer enrraizar na agua, tenho duas Rosedás que enraizaram apenas na agua com Tiamina...

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 12:26 am    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Mcdonald, as vezes fico pasmo ao ver como algumas pessoas indicam técnicas mirabolantes para fazer algo que poderia ser feito de maneira muito simples. É o caso da estaquia de plátano. O plátano quando é feita esetaquia na época certa, ou seja, antes da brotação da primavera, não precisa de trato nenhum. É só cortar e estaquiar direto no chão que não falha uma muda. Em minha chácara já fiz centenas de estquias deste tipo, nunca usei nada, e nunca falhou uma estaca sequer.
No seu caso agora pelo que diz as folhas já sairam das estacas, e isso já torna meio tarde para fazer uma estaquia pois a planta já tem folhas e ainda não tem raizes, ou seja, tem um "corpo" para alimentar e não tem "boca" para buscar este alimento. Se tiver acesso a novas estacas que ainda não estejam brotadas, corte e se quiser usar tiamina, apenas coloque numa solução com água de um dia para outro, depois estaqueie normalmente. Se tens área disponível estaqueie diretamente no chão, se não pode ser em vaso, ou sacos com areia ou areião, ou mistura com terra. Se não tiver como conseguir novas estacas, tente usar estas mesmo, porém retire todas as folhas brotadas até agora, deixando apenas o miolo dos brotos. Faça como o colega Donegá falou, cortando novamente em bisel, retirando aquela parte que já deve estar apodrecida.

abraço
Elio
Valeu elio... seguinte.. onde eu pego as estacas de plátano ainda tem um monte com os brotos q ainda não estouraram. Creio q ainda dá tempo. E quanto ao corte bisel... como é isso?
por acaso é o mesmo q diagonal?
abração
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

senao me engano é na diagonal mesmo

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu laudir.....
Mas como é q consigo um corte tão limpo quanto esse ai da foto?? está perfeito.....
abração
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

facas Ginsu
rsrsrs

tente aqueles estiletes grandes vendidos em papelarias
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 03, 2010 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Eu uso meu canivete, bem afiado. Se a estaca for mais grossa pode ser até de facão, bem afiado. No entanto não é bom apoiar o galho em cima de toco ou coisa assim para dar o talho, pois amassa a casca. o idela é segurar o galho no ar e fazer o facão descer na diagonal numa pancada seca. Também pode se usar um serrote de dentes finos... bisel é o corte em diagonal...
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 04, 2010 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas dicas pessoal..... lá vou eu......... depois posto fotos pra vcs...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: