|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Ago 31, 2010 1:00 pm Assunto: verdade ou mito? água sem cloro. |
|
|
Pessoal, tenho duas tuias nanas em casa e um dia conversando com um criador de orquídeas, me disse q as nanas são muito temperamentais. Me deu uma dica q parece ser de suma importância mas ainda não sei se é verdadeira. A tuia nana seca muito suas folhas do nada e sem motivo e ele me falou q é por causa do cloro q tem na água. Falou pra colocar algumas garrafas pet ao sol cobertas com tela para mosquito para não proliferar a dengue por uns 2 ou 3 dias q o cloro se evapora. Bom as minhas tuias estão indo muito bem e pararam de queimar suas folhinhas, salvo uma poda q fiz e queimaram algumas, mas ela se recuperou essa semana e está brotando novamente..
Esta informação é verdadeira ou é só efeito psicológico?
Alguém tem alguma resposta científica para isso?
abração à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Qua Set 01, 2010 12:41 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Ter Ago 31, 2010 1:35 pm Assunto: |
|
|
Não sei se é verdade que faz mal, mas eu estava no Aldeia Bonsai, em Recife, e Rejane, a dona do lugar, estava mostrando a um rapaz umas manchas brancas no vaso dele, uma espécie de pó que, segundo ela, era cloro da água que ficava acumulando. Parece, então, que ele fica juntando no vaso. Ou seja, se faz mal, é pior ainda, porque cada vez vai ter mais. Outra coisa: se você quiser poupar tempo, em lojas de produtos para aquarismo vende um líquido que você pinga na água e o cloro vai embora em dez minutos. |
|
|
 |
chikimdf
Registrado: 26/08/10 Mensagens: 21 Localização: Águas Lindas-GO
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 7:35 pm Assunto: |
|
|
Mcdonald sou novato aqui mais sei que o cloro não faz bem a plantas. e em plantas mais sensíveis e muito secas o cloro em contato com a folha pode queimar sim, e o cloro quando em contato com o substrato causa uma reação quimica que causa deficiência de ferro que também é prejudicial a planta.
dependendo da região que vc mora a agua contém mais cloro ou menos.
o nome do liquido que nosso amigo paulo diz é anti-cloro do laboratório labcon mais vc pode eliminar o cloro da água realmente deixando em repouso ou fervendo.
ñ é psicológico amigo.
e aproveitando a oportunidade me vê um cheddar McMelt pra entrega.
kkkkkkkkk! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 1:22 am Assunto: |
|
|
chikimdf escreveu: | Mcdonald sou novato aqui mais sei que o cloro não faz bem a plantas. e em plantas mais sensíveis e muito secas o cloro em contato com a folha pode queimar sim, e o cloro quando em contato com o substrato causa uma reação quimica que causa deficiência de ferro que também é prejudicial a planta.
dependendo da região que vc mora a agua contém mais cloro ou menos.
o nome do liquido que nosso amigo paulo diz é anti-cloro do laboratório labcon mais vc pode eliminar o cloro da água realmente deixando em repouso ou fervendo.
ñ é psicológico amigo.
e aproveitando a oportunidade me vê um cheddar McMelt pra entrega.
kkkkkkkkk! |
kakakakaka..... ta pensando q eu sou moto boy pra entregar é... kakakaka
já estou acostumado... mas o inacreditável é q mcdonald é meu nome mesmo... coloca no google pra vc ver... mac donald trindade fernandes.
cara valeu pelas dicas e qual o período ideal para sair o cloro? quantos dias?
mesmo em dias q não estiver calor o cloro evapora?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 6:52 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, eu uso água da concessionária há 7 anos e nunca tive problemas. Mas, na composição do meu substrato vai um pouco de carvão (retém o cloro). Outra coisa, o cloro adicionado à água é na forma de gás, assim ele evapora rapidamente, não se deposita na superficie do substrato.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
filho
Registrado: 15/10/07 Idade: 42 Mensagens: 3 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Sex Set 03, 2010 12:44 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Pessoal, eu uso água da concessionária há 7 anos e nunca tive problemas. Mas, na composição do meu substrato vai um pouco de carvão (retém o cloro). Outra coisa, o cloro adicionado à água é na forma de gás, assim ele evapora rapidamente, não se deposita na superficie do substrato.
Abraço |
Mas Elio, isso varia de uma concessionária para outra, um rapaz que estuda comigo disse que estava acostumado a beber a água da torneira em seu estado (que não me recordo qual é), e quando chegou aqui no Ceará estranhou que todos compramos a água para beber, ele bebeu da torneira, por curiosidade, e não gostou nenhum pouco. Já ouvi dizer que a água daqui tem muito Cloro. _________________ Carlos Roberto Rodrigues Filho |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 03, 2010 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Carlos!
Com certeza a quantidade de cloro usada varia de concessionária para concessionária.
Aqui mesmo em Curitiba, eu uso filtro de carvão para tirar o gosto da água que, para beber in natura, é muito ruim.
Fazer o que, né?!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
chikimdf
Registrado: 26/08/10 Mensagens: 21 Localização: Águas Lindas-GO
|
Enviada: Sáb Set 04, 2010 7:17 pm Assunto: |
|
|
elio o que quis dizer é que o cloro faz mal sim a alguns animais e vegetais, varia muito de espécie para espécie.
exemplo para nós é benéfico mais para o peixe é mortal e para vegetais do mesmo jeito para alguns faz mal e para outros ñ.
e enganos seu o cloro ñ sai da agua rapidamente... com a utilização de anti-cloro é 10 minutos e sem um produto para isso é muito mais cerca de horas no minimo.
parabéns pelos 7 anos são bem sucedidos! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 04, 2010 11:03 pm Assunto: |
|
|
Olá chikmdf...
Então quer dizer q se eu deixar uns dois dias ao sol em garrafa pet estarei livre do cloro??
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Set 05, 2010 12:25 pm Assunto: |
|
|
Bem, para todos os efeitos, é só captar água da chuva e usar para regar as plantas, como eu faço ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 05, 2010 7:42 pm Assunto: |
|
|
chikimdf escreveu: | elio o que quis dizer é que o cloro faz mal sim a alguns animais e vegetais, varia muito de espécie para espécie.
exemplo para nós é benéfico mais para o peixe é mortal e para vegetais do mesmo jeito para alguns faz mal e para outros ñ.
e enganos seu o cloro ñ sai da agua rapidamente... com a utilização de anti-cloro é 10 minutos e sem um produto para isso é muito mais cerca de horas no minimo.
parabéns pelos 7 anos são bem sucedidos! |
chikimdf,
Eu trabalhei anos com sistema de purificação de água e resíduos líquidos pelo sitema de Ozonização industrial. Como premissa eu tinha que conhecer a água que estávamos analisando.
Na realidade o cloro faz não faz nenhum bem a ninguém e nem a animais e plantas. Em contato com material orgânico formam-se organoclorados, extremamente prejudiciais à saúde. O que ocorre é que o cloro é o produto ideal para ser usado na desinfecção da água.
Assim, é necessário o seu uso no tratamento de água para servir à população. Isso no Brasil porque nos paises mais avançados não se usa mais e sim o Ozônio.
Quando recebemos a água em nossa casa ela precisa ter um residual de cloro por conta do tempo que fica em nossa caixa d´'água.
Somente após 48 horas, ao ar livre, é que a água tem todo o cloro evaporado.
Porém, como vc disse, certas espécies são mais suscetíveis à ação do cloro; outras não. O que realmente importa é a dosagem.
Quando mais impura a água da captação mais cloro é usado pela concessionária. Daí o gosto ruim quando a bebemos, mas completamente desinfectada.
O carvão ativado retém a maior parte de cloro.
Então, caso tenhamos uma água com muito cloro, 4 opções, eu acho:
1. Deixá-la descansar por 48 horas;
2. Usar 5% de carvão no substrato;
3. Usar água de chuva;
4. Usar água mineral.
Meu conhecimento sobre o cloro na água vai até aí. Se alguém puder contribuir com mais informações, será útil para todos, inclusive para mim.
Valeu, véio!
Obrigado e Abraço _________________ Elio
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Set 05, 2010 7:55 pm Assunto: |
|
|
Legal o que você disse, Elio.
Obrigado pelas informações! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|