|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Qua Out 19, 2005 7:19 pm Assunto: SUBSTRATO |
|
|
Caros amigos:
Gostaria da opinião de voçês a respeito da mistura que fiz para usar como substrato,a mesma e composta dos sequintes materiais:
Vermiculita,umos de minhoca,laterita,areia de rio e terra de jardim,pretendo usar a mesma ( caso aprovada ) em bonsais flor e fruto.
Um forte abraço para todos
Nilson Jones. |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 20, 2005 7:32 am Assunto: |
|
|
Nilson,
é o seguinte:
aqui no sul faço um pouco diferente:
40% de akadama( ou tijolo picado)
40% de areia de rio
20% de turfa( pode ser hulmus de minhoca)
Com essa mistura seu substrato não fica muito encharcado?
essa terra de jardim que vc usa não deve ser granulada, né ??para Bonsai é necessário que a terra seja granulada? e tambem não pode ser adubada!!!
Tenho somente na grande maioria plantas frutiferas e algumas floriferas...
estou tendo otimos resultados.
Vc não pode esquecer da adubação tambem, tanto organica como inorganica. Vc pode intercalar de 15 em 15 dias.
Valeu. |
|
|
 |
Nilson F Jones Filho
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 3:01 pm Assunto: SUBSTRATO |
|
|
Caro amigo Felipe,
Desculpe-me pelo tempo que levei para responder pois estive fora.
Agredeço pela atenção e pela dica que me foi dada. Enquanto a terra ela é granulada sim, talvez tenha exagerado no que diz respeito a umidade, mas temos que levar em conta o clima daqui de Salvador, pois estamos na primavera e a temperatura já está em 31 graus.
Uso como fertilizante folear o bioferti plus e uma mistuta composta de torta de mamona, farinha de osso, esterco de galinha e torta de cacau para o substrato.
Sem mais, um forte abraço,
Nilson Jones |
|
|
 |
mouzer
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 9:44 pm Assunto: ola |
|
|
Ola nilson,
bem... sou meio inexperiente... mas vc nao esta usando muita coisa para o substrato nao? outra coisa...
essa sua mistura composta vc utiliza como??? sempre indicam torta de mamona e farinha de osso, o esterco de galinha ja li que utilizam para mamadeira, pois e meio forte, nao sei se serviria como adubo, eu indicaria utilizar somente a torta de mamona e a farinha de osso, isso sim de mes em mes, deixar que o solo retire somente o necessario, utilize assim:
pegue uma coler de cafe.. aquelas pequenas e misture 50% de farinha de osso e 50% de torta de mamona, nessa colerinha e jogue no cantinho do vaso, deixe que va entrando no solo gradativamente, sempre quando rega.
sobre o substrato, ele nao deve ficar enxarcado porque o clima e quente, oq o felipe quis dizer e que quando vc rega, a agua tem q vazar rapidamente, se ficar empossada no solo pode apodrecer a raiz, se o clima e quente, regue 2 vezes ao dia ou mais se secar rapidamente o solo com essas 2 regas reque a terceira, sempre saindo a agua rapidamente pelo furo. vc tambem disse que pretende usar essa mistura para flor e fruto? vc esta utilizando para coniferas tb? pois coniferas nao precisa de solo tao organico como este.. eu aqui utilizo 25% de pedriscos 25% de terra de cupinzeiro e 50% de umos.. para floriferas e frutiferas.
no mais. boa sorte |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|