|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Set 06, 2010 12:14 pm Assunto: Transplante de mudas... Deve-se fazer? |
|
|
Olá, gostaria de uma ajudinha quanto ao trasnplante e garantia do crescimento e desenvolvimento das minhas mudinhas, futuros bonsais, quem sabe... xD
Todas elas germinaram (e algumas ainda estão germinando) em substrato super nutritivo composto de terra vegetal.
Sei que precisarei colocá-las em um substrato drenante e pobre em nutrientes, fazer até, quem sabe, a técnica de escorredor + mamadeira...
Mas a minha dúvida é como fazer tudo isso.
Não posso simplesmente tirar uma muda de seu substrato e colocá-la em um drenante... Acho que vai ser um choque para ela(s) ^^"
Penso em transplantar, mas mantendo a terra vegetal. Assim, depois as raízes sairíam para a parte drenante...
Bem, de qualquer modo, gostaria das instruções de vocês.
Aqui estão as fotos das mudas, com legenda:
Verde: Laranja
Vermelho: Jasmin
Amarelo: Macieira
Azul: Ixora
Rosa: Leucena
Os demais copos e potes são gimnospermas sem tronco lenhoso ou simplesmente terra.
Bem, aguardo ajuda ^_^"
Agradeço desde já ;D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Set 06, 2010 5:12 pm Assunto: |
|
|
Guilherme o que vou compartilhar e o que faço com minhas mudas, preparo um susbtrato nutritivo e drenante ao mesmo tempo para que a terra não fique compacta e recipientes maiores retiro a muda sem quebrar torao faço uma abertura no substrato novo e coloca a muda.
Falo pra vc uma dica pode a raiz pivotante depois que a muda estiver bem desenvolvida assim ira desenvolver somente as raizes em ramos.
Espero ter ajudado  _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 06, 2010 5:27 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Fabio!
Mas como você prepara esse susbtrato nutritivo e drenante? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Set 06, 2010 7:24 pm Assunto: |
|
|
Guilherme.
Eis o que fazia nos meus Michos. Todos com 100% de aproveitamento.
A germinação ocorria em vazinhos plasticos, destes pretos comuns, pouco maior que um pote de iogurte. O substrato era 90% terra vegetal e 10% areia grossa de construção. Sempre regado com pequenas doses de micronutrientes (doses homeopaticas como se referiu um engenheiro florestal que trabalha comigo)
Ate germinar, a rega era a pleno sol, apos germinar a rega era sempre no fim do dia.
Meu parametro para transplanta-las era quando as raizes começavam a sair em GRANDE numero pelos furos na parte de baixo do vazinho. Isso significava que dentro do vazo havia uma boa cabeleira de raizes. O tempo variava de vazo para vazo, tive uma macieira que em dois meses já estava assim, e outra que levou uns 4 meses.
Quando chegava esta hora por mim estabelecida, eu deixava sem regar por uns 2 ou tres dias (pode variar de acordo com o clima). Com a terra seca o torrão se solta sozinho do vazo.
Então em um escorredor (no meu caso uma adaptação com a mesma função) você prepara um substrato bem drenante. Pode ser areia + caco de telha + um pouco de terra dar dar a liga. No centro deste escorredor, já com o substrato, vc faz uma cova do tamanho de seu torrão (viu pq deve ser pequeno?) e deposita ali seu torrão.
Agora é só regar diariamente, depois de algumas semanas quando vc ver as raizes saindo pelos furos vc coloca na mamadeira. Na mamadeira vc faz uma bela de uma feijoada com polenta para a planta. Terra vegetal e muito adubo (sempre aquele adequado a especie).
Enterra o escorredor coisa de um terço. Sempre deixe uma parte de fora para as raizes que sairem por ali secarem e com isso estimularem a formação de novas raizes...
Lá no berçario a muda deve ficar apenas o tempo de adquirir forças para suportar o transplante. Este meu parametro, de esperar as raizes sairem por baixo) funcionou bem comigo...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 06, 2010 7:49 pm Assunto: |
|
|
Ah, OK, obrigado, Marcio! =D
Só ainda não entendo como ocorre essa dosagem de micronutrientes... ._.
E sobre a feijoada... Serve filé à parmegiana? xD _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 10:42 am Assunto: |
|
|
Guilherme...
Quando falo em doses homeopaticas quero dizer bem pequenas doses, diariamente.
Quando elas forem para o escorredor deves seguira orientação do rotulo do produto, aquelas dosagens, porem enquanto elas estão no berçario, onde o normal seria nem colocar adubo algum, eu sigo esta orientação deste engenheiro florestal que trabalha comigo. Duas a tres gotas de micronutrientes por litro de agua, todo dia... São doses muito pequenas, que isoladamente não teriam efeito agum, porem no dia a dia elas ajudam...
Este é o conceito de homeopatia...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 1:08 pm Assunto: |
|
|
E se eu não quiser usar produto algum...? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:16 pm Assunto: |
|
|
Possivelmente não fara diferença nenhuma.
Os micronutrientes são apenas para auxiliar, não são regra ou indispensáveis... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 07, 2010 3:25 pm Assunto: |
|
|
Ah, OK..
Obrigado pela ajuda! ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 11, 2010 12:41 pm Assunto: |
|
|
Bem, eu tenho mais uma dúvida:
Areia de praia, daquelas bem brancas, pobres e drenantes, serve para constituir a terra do escorredor? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Set 11, 2010 9:24 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, pegando o gancho dessa discussão aí pelo caminho............................2 conselhos:
1. Ainda estão muito novinhas para mudar. Deixe crescer mais.
2. Areia da praia nem pensar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 11, 2010 10:46 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Elio!
Quanto ao trasnplante, estou seguindo as instruções do Marcio.
Mas por que não usar areia de praia? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 5:44 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, basicamente por causa do sal.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 5:50 pm Assunto: |
|
|
Realmente... Não havia pensado nisso até você dizer para não usar...
Então, no caso, terei que usar cascalho, algum pedregulho, correto?
O negócio agora é achar por aqui... _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:40 pm Assunto: |
|
|
Será que pedriscos assim servem pra constituir parte do substrato do escorredor?
(http://www.aldeiabonsai.com.br/Produtos.aspx?cat=4&subcat=55) _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|