|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laira Rita da C Aguiar

Registrado: 03/09/10 Idade: 63 Mensagens: 8 Localização: Santos-SP
|
Enviada: Sex Set 03, 2010 4:41 pm Assunto: Mudas ou pre-bonsais |
|
|
Olá...
Já li diversos tópicos no forum, mas, ainda tenho uma dúvida.
Tenho uma jabuticabeira, um shipamku e um nana todos verdinhos e saudáveis com 5 anos cada um, comprei no site O Bonsai.
Devo colocá-los no escorredor para engrossar os troncos, é obrigado ou tenho outra opção?
Como já vamos entrar na primavera, preciso decidir, mas como é a primeira vez, estou insegura.
Obrigada
Laira |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Set 03, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
Posta fotos...
Ai poderemos ver e dar opiniões mais concretas. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 09, 2010 6:10 pm Assunto: |
|
|
Laira, mesmo sem ver as plantas, posso imaginar com muita precisão como são. Afinal estes bonsai vendidos comercialmente são todos muito parecidos. Troncos finos, sem um estilo defnido, e copas grandes, se conisderada a proproção de tronco. Isso tudo você vai aprender com o tempo...
Um bonsaísta experimentado colocaria estas plantas num escorredor/mamadeira, ou no solo durante alguns anos até engrossar o tronco e partiria para uma estilização totalmente nova.
Mas, sinceramente, creio que não é este o caso para quem inicia no bonsai. Esta pessoa, creio, como você, quer ter um bonsai, ou vários, mas já com o nome de bonsai, no vaso, para cuidar todo dia, dar carinho e atenção, além de água e adubo.
Bom, neste caso sugiro que apenas estude um pouco mais sobre estilização, triangulação de copa e aproveita a entrada da primavera para melhorar a forma dos seus bonsai, podando ramos muito longos a fim de compactar a brotação, deixando-os nos vasos em que estão, por enquanto, para logo adiante, com um pouco de experiência fazer um transplante e troca de substrato. E conforme vai aprendendo possa usar estes e outras mudas que comprar e passar a estilizar seus próprios bonsai, mas dentro de outra ótica, a da construção de um bonsai a partir de uma planta ou muda. Espero que isso lhe ajude.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qui Set 09, 2010 7:21 pm Assunto: |
|
|
Concordo com as dicas do Elio, só acrescento a idéia de colocar pelo menos uma no escorredor, para já ir se familiarizando com a técnica e ter uma idéia do desenvolvimento da planta utilizando essa técnica, além de poder estudar e realizar intervenções enquanto estiver no escorredor e mamadeira, com menor risco de perder alguma planta, pois no vaso pequeno, uma adubação química errada, por exemplo, pode ser fatal.
Se for fazer isso, escolha a jabu que é a mais resistente das três, a nana e o Shimpaku, precisam de cuidados mais avançados, por serem coníferas, então, estude mais as suas necessidades, e só depois começe a realizar alguma intervenção.( A jabu aceita desfolhas , podas radicais, etc, tudo numa boa, só precisa estar saudável. Já coníferas se vc desfolhar algum galho e não deixar algumas folhas ele pode secar totalmente, só pra citar um exemplo.)
Abraço. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|