FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

RPP - Alporquia de Ficus [atualizado 08/09/2010]
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 4:29 pm    Assunto: RPP - Alporquia de Ficus [atualizado 08/09/2010] Responder com citação

e ae pessoal! como no outro tópico, eu fiz a mesma coisa no mesm dia num ficus aki perto de casa
só esqueci de tirar foto no dia...

fui lá agora e retirei a cobertura de plástico e mais uma vez um aparente sucesso! heheheheh

vão ae as fotos:

axo que as raízes estão em bom estado, e estão bem desenvolvidas!
5 meses e meio desde o dia da retirada da casca.

Nesse ficus eu axo q consegui um bom Nebari, as raízes brotaram radialmente em todo o tronco!!!
Agora vo colocar também num "vaso" com uma mistura bem drenante de terra e areia pra ele poder desenvolver tranquilo!!!

Dêem opiniões e sugestões!!!
ais uma vez obrigado!!!!

Editado pela última vez por Rafael Pontes em Qua Set 08, 2010 3:16 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, meu concelho, por hora, é posicionar as raizes radialmente ao tronco e o mais horizontal possível para a construção de um bom nebari.
Se possível colocando ou um pedaço de madeira, ou como mostrado em outro tópico,pode até usar um pedaço e badeijinha de isopor, para que as raizes fiquem perpendicular ao tronco, no mais é só aguardar o descanço da planta e as novas brotações e ir modemando.

Um grande abraço e

Té mais...
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

oi Paulo, vc poderia colocar o link desse tópico que vc disse sobre o apoio para a planta?
entendi mais ou menos como seria, vou providenciar algo para fazer de "base" para ela!!!
quanto tempo será necessário ficar com essa base no vaso? uns 6 meses, 1 ano?

mais uma duvida q lembrei precisa colocar ela num escorredor ou não tem necessidade???

valeu!!!
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael,não lembro o título do tópico para te mandar o link, mas não mistério, , a idéia é vc. colocar uma base reta sob as raizes, para elas crescerem na horizontal, mas lembre-se que essa base tem que ter um diâmetro menor que o vaso ou escorredor, para que as raízes, possam se desenvolver, ultrapassando as bordas da base e afundando no substrato.
Quanto ao escorredor e uma posterior mamadeira, eu sempre aconselho, para um desenvolvimento mais rápido.

Um grande abraço e

té mais...
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 29, 2010 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

ta certo Paulo, amanha vou providenciar uns escorredores e uns pedaçoes de isopor dakeles q vem em geladeira hehehehehe

depois posto as fotos!!!

grande abraço!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 30, 2010 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

aí está a muda no escorredor conforme me foi sugerido! fiz o esquema do isopor, espalhando bem radialmente as raíes dela:

depois preenchi tudo com terra preparada (areia, caco de telha, matéria orgânica e terra):

esses galhos em vota dela deixei provisóriamente pra ver se as folhas ajudam na nutrição da planta... (ta certo isso, ou eu posso cortar esses galhos de uma vez?)

a árvore mãe não me parece estar muito saudável... a casca dela está com uma "poiera" e as folhas com pontinhos escuros... alguem sabe o que pode ser e se isso "passou"pra minha mudinha?

Agora vamos aguardar as brotações!!! ^^
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Rafael, parabéns,

Gostaria de te dar uma dica:
Quando eu planto alguma planta com um nebari bom assim como o seu custumo colocar um CD ou DVD velho por baixo pra que as raises cresçam sempre em volta mantadendo assim um bom nebari.

flw até mais e boa sorte, tanto o ficus quanto a amora ficaram ótimos estou louco pra ver o desenvolvimento deles!
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 31, 2010 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Esta dica do cd é interessante. Novas tecnologias rsss. Deixa esse galhinho aí sim, vai ajudar a manter a planta, depois se não quiser mais tira, mas por enquanto deixa. Sua planta vai recuperar bem já com raízes bem distribuídas. Parabéns
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

po, legal mesmo a idéia do cd/dvd! agora já coloquei o isopor lá, vamos ver como ela vai desenvolver!

A amora depois que ela estiver bem saudável e recuperada eu vo "refazer" um nebari pra ela, dae eu faço essa idéia do cd!!!

valeu! vamos acompanhendo o desenvolvimento delas agora!!!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 08, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

to achando que meu ficus não está muito bom de saúde... o tronco dele está com um "pozinho" branco que agora depois de alguns dias ficou escuro.
Essa foto foi tirada dia 4:

o que pode ser? como tratar?

valeu!
adam

MensagemEnviada: Qua Set 08, 2010 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

olá rafael, bem parece ser algum tipo de fungo, acredito que seja isso pois meu acer tridente teve o mesmo problema e tratei da seguinte forma,
1º fiz uma raspagem na parte onde estava o pozinho branco, tomando cuidado para que não caísse nada na terra do bonsai
2º depois coloquei em volta (não em cima) da raspagem, bôrra de café, aquela que fica dentro do coador,
Depois eu orei, rs, sério mesmo...
Depois de uns 3 dias, meu bonsai se renovou na parte onde raspei e a bôrra de café foi aos poucos absorvida pela terra. Deu certo comigo, mas como isso é um tratamento alternativo, espere os amigos falarem mais coisas.
abraços!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 09, 2010 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá rafael... gostaria de saber seu passo a passo da alporquia q fez com o ficus..... vou seguir seus passos...
abração
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 09, 2010 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

ok Mcdonald!
eu fiz os seguintes passos:
1) preparei uma massa de musgo esfagno (50% areia e 50% musgo) molhada com solução enraízadora;
2) fui até o galho, retirei uma parte da casca em volta dele;
3) cobri a parte sem casca com a massa de esfagno;
4) enrolei uma sacola plástica transparente na área e em seguida um saco plástico preto;
5) por fim amarrei as pontas dos sacos no galho e esperei meses até a retirada.

no meu caso eu esperei tempo demais para retirar, por volta de 4 meses já é o suficiente!

(os mais experientes me corrijam por favor! ) Smile

depois fiz o que está descrito no inicio do tópico...
espero ter ajudado!
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 10, 2010 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

eeeehh... axo q meu Ficus foi-se! Sad
fui fazer a raspagem na casca dele e então a casca começou a se soltar mostrando um tronco todo escuro e "molhado" pelo visto demorei muito a agir e o fngo conseguiu apodrecer toda a base do tronco dele...

vou colocar a borra de café nas minhas outras plantas pra nao correr risco dessa praga espalhar nelas...

no caso é só colocar a borra na terra em volta da base do tronco ou no tronco em si?

aí está a foto que tirei agora:

a parte marcada mostra onde o tronco ainda não está escurecido e o resto em baixo onde está com aparencia de podre... Sad

ele ainda tem salvação? axo que não né...

mas valeu a ajuda!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: