FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu primeiro Bonsai (ajudem-me)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Márcio Dias

MensagemEnviada: Qui Maio 20, 2010 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, amigos...

Alexandre, você é bom no photoshop, heim????
Gostei demais dos possíveis formatos que meu bonsai pode adquirir...
Caramba!!!! Fiquei abobalhado só de pensar que meu bonsai pode adquirir essa forma... Perfeita...

Vocês são demais mesmo... Desse jeito minha responsabilidade aumenta consideravelmente. Tenho que fazer tudo certo com essa planta... Prometo não decepcionar ninguém...

Gente, obrigado pela força...
Alexandre... Você já pode considerar um dos "pais" desse futuro bonsai, juntamente com todos que me orientam.
Gostei demais....

Nicky, Já consigo visualizar as fotos postadas... O Site Japonês é bom mesmo... Obrigado...

Valeu, galera.... Abraços !!!! Laughing Laughing Very Happy Laughing Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 21, 2010 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Márcio!!!

É só uma maneira de ajudar e aprender ao mesmo tempo... O trabalho pesado fica contigo mesmo Laughing

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Márcio Dias

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos foristas e bosaístas,

Gostaria de estar escrevendo estas linhas num tom mais alegre, mas infelizmente não é. Meu pré-bonsai deste tópico, um Juniperus procumbens, não resistiu à poda proposta pelos amigos, mas acho que depois de analisar mais detalhadamente, cheguei a algumas conclusões, que por negligência minha (involuntariamente) influenciaram no insucesso... hehehe!!!! Até parece que existe "negligência voluntária"!!!!!
1 - Como eu disse, a planta ficou desde o nascimento até a morte no mesmo vaso sem cuidados quanto à adubação;
2 - Durante 2 anos, aproximadamente, ficou "encostada", somente sendo molhada;
3 - Mesmo fazendo a primeira e segunda poda no período correto do ano, eu deveria ter analisado melhor e evitar a poda drástica uma após a outra, num intervalo de menos de 1 mês, considerando que a planta apesar de aparentar saúde, não tinha adubação durante tanto tempo.
4 - Errei ao não comentar aos colegas que a planta já havia passado por uma poda drástica, mas não querendo me desculpar, só vim a conhecer o fórum depois da primeira poda drástica.
5 - Li em vários locais que o Juniperus procumbens é realmente uma espécie que necessita de atenção especial...

Agradeço a todos os amigos que opinaram sobre a melhor forma de educar a planta para obter um exemplar digno de ser chamado de bonsai.
Infelizmente não foi desta vez com essa espécie, mas como sou persistente como uma erva daninha (hehehe), breve vou adquirir outra muda, pois agora se trata de uma questão de honra, pois agora já está travada uma luta: Eu comigo mesmo... Conseguindo guiar uma outra muda do Juniperus procumbens rumo ao tão almejado BONSAI que tanto quero, vou me redimir dessa negliência, que me levou ao erro.

Amigos, quero deixar bem claro que vocês não tiveram nenhuma culpa no "meu insucesso", pelo contrário, só adicionaram informações para meu aprendizado inicial...

Estou com experimentos iniciais com várias mudas de várias espécies, e também com o plantio de sementes, que estou percebendo agora que me fascina tanto...
Espero em breve poder postar algumas fotos e, juntamente, solicitar algumas informações adicionais, as quais sei que serei prontamente atendido, como fui até agora.

Obrigado a todos e até mais...

Márcio Dias - Um determinado e persistente aprendiz na arte Bonsai.

PS: Um detalhe, sou paciente: Gosto de xadrez, gosto de criar canários de raça (uffaaa!!! o resultado vem depois de 2 ou 3 anos), e estou acidentado faz 2 anos, com perspectiva de melhora com 3 anos...
Pergunta (ou afirmação): Sirvo para a arte Bonsai????
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 25, 2010 2:44 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio, lamento pela morte do Junípero.
Mas, quem não matou um bonsai??
Eu já matei uns 30!!
A maioria por 2 motivos:
1. Desconhecimento sobre cultivo de planta (adubação, insolação, rega, aeração, substrato, etc)
2. Intervenções muito agressivas e subsequentes.

Hoje, estou aprendendo mais sobre fisiologia das plantas e sou mais cuidadoso nas épocas das interveções.

É isso aí, Márcio!

Quando se constata, dói um pouco.............depois passa, até se enamorar de novo por outra planta...........rsrsrsrsrs!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Márcio Dias

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Elio,

Desculpe, mas não gosto dessa expressão "matei" uma planta... Sei que isso é inevitável, mesmo entre os mais experientes, mas o objetivo é o melhor para a planta, antes de nos beneficiarmos do prazer que ela nos dá . Quando nos propomos a fazer alguns procedimentos, seja por ignorância sobre a fisiologia das plantas, ou mesmo quando achamos que não iremos prejudicar a planta, e chegamos ao "insucesso", deve-se levar à conclusão que objetivamos o melhor. Mas entendo que persistir no mesmo procedimento (aí, sim) nos torna um inescrupuloso experimentador.
Então, todos nós, amantes da arte bonsai, somos eternos apaixonados pelas plantas, mesmo às vezes errando...

Obrigado a todos pelos incentivos... Vou continuar tentando e sei que conseguirei, pois estou determinado a ser um bonsaísta...

Abraços a todos...

Márcio Dias
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

dica: Comece com nativas, estão mais adaptadas ao nosso clima!
Junipero eu acho mais complicado pra começar; não tolera desfolha ou poda radical!
Jabuticaba, pitanga, figueiras etc são muito boas pra começar!
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 10, 2010 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Markus, existem plantas, mesmo "não nativas", que são como o Bruce Willis: Duras de matar. Very Happy Very Happy
Acrescento as serissas, caliandras, piracantas, etc... Very Happy
Começe por estas, para ir adquirindo experiência sem dor de consciência...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: