Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 2:14 pm Assunto: Sujestao de Vaso |
|
|
Amigos gostaria de sugetoes de vaso para este ficus , pois com a chegada da primavera estou pensando em reenvasa-lo em um vaso mais apropriado.
Aquela tira de vaso preto , sera removido , ela esta alipara melhorar o nebari
Projeções serao bem vindas.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
muito bonito seu ficus Joel. Parabens, ele parece bem saudável.
Quanto a vaso, eu usaria um oval, acho que combinaria com o estilo da planta. _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Qua Set 08, 2010 10:54 pm Assunto: |
|
|
Fiz uma projeção meio capenga, com raizes aéreas e tudo, mais vai lá. hehe. praticando no corel.
 _________________ "Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês" ( Confúcio ) |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Set 09, 2010 1:29 am Assunto: |
|
|
Show de bola de ficus Joel, excelente material.
Minha sugestão:
A proposta do newgalileu também é boa. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Set 10, 2010 8:39 am Assunto: |
|
|
newgalileu , valeu a dica. ficou muito bonito.
Ricardo tua ideia tambem é otima , agora é ver a proproção do tamnahno da plnata com o tamnaho do vaso para procurar o vaso no tamanho certo. Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Set 10, 2010 12:47 pm Assunto: |
|
|
Excelente projeção. Agora e o vaso como encontrar porque sinceramente tenho plantas para envasar e não consigo comprar um de meu agrado. Alguém tem algum contato??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 10, 2010 8:32 pm Assunto: |
|
|
Ricardo , sites para comprar tem bastante , mas as vezes nao tem do tamanho da cor ou do formato certo. Nada como comprar indo direto a loja.
Em tempo , caprichaste no nebari heim???? Á se meu ficus tivesse um nebari destes.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 11, 2010 9:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel, para que seu ficus tenha um nebari excelente, como o projetado, basta aguarda mais uns dois anos de cultivo nos recipientes plasticos em que se encontram atualmente. Claro que, para tanto, vc terá que trabalhar um pouco. O macete é usar mudas novas, enxertando-as por encostia ao tronco, dispondo suas raízes sob o solo, enquanto mantem os troncos novos apoiados diretamente no tronco robusto da planta-mãe.
O ficus, quando trabalhado com enxertia, rende bem, respondendo satisfatoriamente e rápido a esse tipo de fusão. Em dois anos, estando bem assimilidas as pseudo raizes, poderá então proceder ao corte das plantas adicionadas, mantendo apenas a estabilização/fusão do tronco com as raízes sob o solo, acondicionadas juntamente com as raízes da planta mãe.
Se não dispuser de mudas para esse trabalho, então terá que fazê-las, usando para isso ponteiras podadas da própria planta e estaqueando-as. O período da primavera que se aproxima é ótimo para esse trabalho, bem como para enxertia, igualmente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:18 pm Assunto: |
|
|
Nick , a sugestao é otima , tenho muitas mudas de ficus , acredito que algumas sao da mesma arvore.
Confúcio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:26 pm Assunto: |
|
|
Joel, beleza der Ficus. Muito bem modelado e medidas bem proporcionais. (*considero isso muito importante)
Agora fiquei curioso para ver o nebari.
abração, véio. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 8:42 pm Assunto: |
|
|
Elio , eu tb to curioso pra ver o resultado.
Eu usei o mesmo procedimento da alporquia , removi um anel da casca dele e cocloquei esta tira de vaso plastico preenchido com terra , esperando que forme novas raizes com distribuiçao mais radial.
Vamos aguardar. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
|