Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 10:28 am Assunto: Solo para Pitangueira. Como Preparar? |
|
|
Olá pessoal!
Estou acompanhando o outro tópico sobre enraizamento e confesso que fiquei absmado com a qualidade de todos hehehehe....
Bom, meu caso é que tenho uma pitangueira que precisa de uma "ajudinha" para retomar seu desenvolvimento pleno, pois ficou sem os devidos cuidados durante uns anos....
Neste link há fotos da planta: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14723&highlight=
Durante o inverno arrumei diversos componentes para preparar uma terra adequada para planta, porém fica a dúvida:
Em que proporção devo usar os componentes que tenho?
1-Terra Vegetal
2-Areia fina peneirada
3-Pedrisquinho de areia (2-3mm)
4-Pedriscos um pouco maiores (4-7mm)
5-Terra adubada com esterco de ovelha e bem peinerada
6-Condicionador de solo
7-Humus de minhoca
8-Galhos e folhas em início de processo de decomposição
Além disso, minha planta está num vaso de bonsai. Penso em botar no escorredor para acelerar o processo.
Portanto levem isso em consideração para preparo da terra!
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E IMENSA AJUDA QUE VEM ME PRESTADO... Cada vez mais me apaixono por essa arte...
Uma boa semana a todos,
GRANDE ABRAÇO !
Pedro |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 11:14 am Assunto: |
|
|
Meu caro amigo,
Esta questao de solo sempre vai gerar suas controversias, com relacao ao material utilizado, creio que com as experiencias cada um podera formular o seu proprio solo, de acordo com sua regiao, tem regioes que chovem muito(logo precisa de solo drenante), tem regioes que chovem menos e sao mais secas( logo tem que ter algo pra reter uma certa umidade).
O basico de um solo pra um desenvolvimento propicio de qualquer planta e o seguinte:
-Reter humidade
- Drenar o excesso de agua
-nao pode se compactar
- e algo importante, tem que ter uma certa oxigenacao pras raizes se desenvolverem.
Entao tem que tentar se aliar estas coisas, com relacao a materia organica, esta pode ser introduzida, depois com adubacoes periodicas, no topo do solo, visto que isto e pra plantas ja formadas, com uma muda em desenvolvimento talvez seja interessante um pouco de materia organica.
Entao meu amigo, o negocio e tentar formular seu melhor substrato.
Boa sorte! _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 11:59 am Assunto: |
|
|
ms e dentro do escorredor boto somente os pedriscos ou boto junto algo como condicionador de solo ou alguma outra mistura? |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 3:04 pm Assunto: |
|
|
Pode botar areia pura no escorredor, e outra mistura bem adubada na bacia... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 6:04 pm Assunto: |
|
|
BozóbonsaiPoa escreveu: | Pode botar areia pura no escorredor, e outra mistura bem adubada na bacia... |
Sabe dizer se posso usar esse tipo de peneira?
Expessura 2mm
PESSOAL MUITO OBRIGADO PELA AJUDA!!!
Abraçoos  |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Set 12, 2010 9:24 pm Assunto: |
|
|
se for usar o escorredor, nao precisa peneirar, a nao ser que queira usar as particulas maiores, ai sim, peneire e use o que ficar na peneira, descarte o resto. Vc tem que entender o seguinte o que vai alimentar a planta sao as raizes que irao sair pelo escorredor, ai elas entrarao pela bacia com "substrato turbinado" que todos usam 50% esterco curtido e 50% terra.
Se for plantar mudas em potes pode fazer mistura de 50% esterco curtido, 25% terra comum e 25% areia, e uma mistura basica e facil e simples, e funciona bem pra caramba.
Eu tinha umas mudas de acerola certa vez que responderam muito bem, com 50% terra 50% esterco, deixei uns dois centimetros sem nada no vaso, ai completei com esterco curtido, ate a borda, elas cresciam bem demais. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 12, 2010 10:55 pm Assunto: |
|
|
Caro Marcio,
Primeiramente muito obrigado pela atenção e ajuda está me dando!!!
Entendi oq me disse sobre "saber usar oq tenho" e tbm as dicas das % na terra... mas fiquei com dúvida se ao invés do escorredor eu poderia usar essa peneira?
Desde já agradeço de coração todo suporte de todos os amigos..
Grande abraço a todos |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Set 13, 2010 10:23 am Assunto: |
|
|
E ae drop!Blz!?
Olha meu chapa, tu podes usar a peneira, mas vai ficar meio estranho, principalmente se a planta for desproporcional no tamanho em relação a mesma.Tenta um escorredor, achei por R$1,00, que barbada hein!... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 12:17 pm Assunto: |
|
|
Fala bozó !!!
Po kra valeu pela atenção ai... Ahauha pensei na peneira pq era um material que ja tinha aqui... mas vou comprar um escorredor mesmo acho q vai ficar melhor mesmo!!
Espero, em breve, postar fotos dessa linda muda (que ja ta pra lá dos seus 7anos) bem desenvolvida e frondosa hehehehe... nunca deu flores nem frutos =[ acho q judiei dela qdo nova....vamos ver!
Vlw pela ajuda!  |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 13, 2010 12:20 pm Assunto: |
|
|
Ps: essa planta consegui de semente de uma pitangueira da minha ex casa... lá era uma mata bem tropical de clima umido e ameno.....
Acredito que esteja melhor adaptada a ambientes com esse tipo de caracteristica... vou me esforçar em reproduzilo....
Será que ela vai sentir se for posta no escorredor apenas com pedriscos e parte se seu atual substrato(que ja está bem degradado de nutrientes) ??  |
|
|
 |
|