FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporque em azaleia.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gleidson Magno

MensagemEnviada: Sex Jul 16, 2010 12:20 am    Assunto: Alporque em azaleia. Responder com citação

beleza galera
estive meio afastado do hobby mais agora ta sobrando um tempinho para mexer com as plantas novamente então vamos la.
gostaria de saber qual a melhor época e em media quanto tempo leva para um alporque em azaleia enraizar?

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 2:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gleidson, até onde sei, não se faz alporquia em Azalea. As reproduções geralmente são obtidas via estacas, com raminhos finos inclusive, no meio da estação primaveril. Shocked Não escrevo isso por experiência própria, mas a verdade é que nunca vi nenhuma alporquia nessa espécie, nem pessoalmente nem em nenhum site. Se quiser tentar, lembre-se apenas de fazer no meio da estação recomendada e postar fotos com os resultados para que todos possamos apreciar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Também não fazia idéia.
Estive conversando com um amigo meu que é produtor de azaleias.
Ele disse que consegue sem maiores problemas mais demora um pouquinho (3-5 meses) e de galhos até 2 cm. Disse também que dá até para fazer em galhos mais grossos, mas com maiores perdas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GAVAN

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Gleidson. Achei essas fotos de um alporque em azaléa feito no museu Shunkaen por um aprendiz do grande Kunio Kobayaschi. Espero que te ajude.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Gleidson Magno

MensagemEnviada: Sáb Jul 24, 2010 9:47 am    Assunto: Responder com citação

valeu

vou tentar aqui e mantenho informado.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 24, 2010 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje fiz um alporque em um galho de uns 30 mm de grossura. Vamos ver no que dá. A foto mostrada pelo colega Gavan, se bem observada mostra que ao fazer o anel não foi retirada apenas a casca da azaléia, que é bem fina, mas foi retirado também em torno de 1 a 2 mm de madeira. Bom, esta tática se usa em plantas que tem muita facilidade de cicatrização, o caso da mirtáceas, a fim de dificultar o fechamento da cicatriz antes de enraizar, o que fará com que não ocorra o enraizamento. Acho bem interessante este detalhe pois me parece que a reconstituição da casca da azaléia também é relativamente fácil. Valeu pela colocação. Amanhã farei novas experiências usando esta tática também. Onde fazer não me falta, tenho muitas de azaléia de vários metros de altura, onde temos passagem por baixo delas... Pena que normalmente o tempo é curto para tanta coisa....
abraço
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 24, 2010 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal

Vou aproveitar que fizeram alporque e vou fazer um também,
quem sabe o meu emite raiz, depois posto pra vçs.

Um abração
Claudinei-ctba

MensagemEnviada: Qui Set 09, 2010 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Prezados.
Meu nome é Claudinei e há 5 anos acompanho as matérias deste fórum, mas somente agora resolvi participar e quem sabe compartilhar um pouco do que sei e continuar a aprender sempre.

Há 2 anos tinha o mesmo problema do Gleidson Magno. Uma azaléia com um “galho” de uns 5 cm de diâmetro que estava “sobrando”. Não queria apenas cortar e jogar fora, na época achava que dava para aproveitar e fazer uma semi-cascata (era dó de jogar fora mesmo). Pesquisei e não encontrei literatura específica sobre este tipo de alporque em azaléias. Resolvi arriscar.
Fiz o padrão, anel de Malpighi, substrato (casca de coco) um pouco de enraizador (Benerva – receita do fórum) e muiiiita paciência.
De vez em quando aplicava enraizador com uma seringa para garantir.
Quando vi que tinha enraizado, outro momento de indecisão. Cortar ou não? Na época achei que tinha pouca raiz para muito galho. Coloquei um vaso e substrato e deixei mais um tempo. Para apressar cortei mais ou menos 1 cm do tronco e a cada dois meses cortava mais um pouco.
Quando chegou na época da floração tinha cortado pouco mais da metade e após a floração resolvi arriscar e cortar tudo.
Ao transplantar tinha muita raiz, deixei do jeito que estava, reduzi só o trono que estava sobrando abaixo das raízes e coloquei em um vaso.
Semana passada troquei de vaso pois achei que ela não desenvolveu muito no último ano.

Abaixo algumas fotos.
Logo após a colocação do vaso

Quando resolvi cortar o galho

Planta original em 2010 após a florada, estava podando um pouco

Planta original em floração de 2009. Este ano a foto não ficou boa.

O "galho" que eu não queria jogar fora. O alporque foi bem sucedido e a floração é deste ano.

Planta original em floração de 2009. Este ano a foto não ficou boa
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19233_8jpg[/img]

Espero ter contribuido.

att

Claudinei - Ctba
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 13, 2010 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Claudinei, com certeza contribuiu e muito ao trazer uma experiência própria de resultado. Ou seja, o alporque em azaléia é viável sim.
Só depois do meu post anterior é que fui lembrar que fiz inúmeros alporques de rododentro (na realidade a azaléia também é um rododentro, só não tenho a mão o nome científico deste que eu fiz alporques) e todos com extrema facilidade de enraizamento.
Logo, dentro da mesma família sempre se espera que o resultado seja semelhante. Assim sendo o seu resultado confirma a teoria...
Parabéns pelo trabalho e pelas belas plantas também.
Continue participando deste fórum mostrando seus trabalhos e resultados a fim de ajudar a todos nós participantes.
abraço
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2012 11:38 am    Assunto: Responder com citação

em pesquisas pelo frum, em busca de respostas para um alporque em azaleia, achei este post que por sinal veio a contribuir muito! Elio, a époc em que vc fez seu alporque foi correta? vejo que esta é a mesma, tenho uma azalei que ja fora postada aqui no forum(http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20518&highlight=alporquia+azaleia). Quero aproveitar o galho superior, semi-cascata e a base para um hokidashi. O que me diz?
abraços
bonsaitakin. Smile
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2012 1:11 pm    Assunto: Responder com citação

vou me intrometer um pouco aqui, até mesmo para nao criar outro topico, alporque em buxinho é viavel ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2012 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

bonsaitakin, foi bom ter reaberto este tópico de 2010 pois não havia um retorno sobre o enraizmento do alporque. A época da primavera sempre é mais indicada para alporques em geral. Bom, depois do alporque que citei acima, fiz outros alporques de azaléia com sucesso.
Seguem fotos do sucesso daquele alporque que citei acima e que não havai colocado retorno.
Enraizamento (veja detalhe da bitola do galho comparado com o dedo)

Um ano após, a planta em franco crescimento e até floração, ainda sem nenhum estilização.

Paulo, o alporque em buxinho é viável sim...

abraço
bonsaitakin
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2012 5:18 pm    Assunto: Responder com citação

Elio fico grato pelo retorno. Esse forum é genial, parece com o google, achamos " todas as respostas aqui" Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: