Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 6:47 pm Assunto: Ligustrum - Atualizado- 13-09-2010 |
|
|
Meu novo ligustrum. Tem uma boa base, cerca de 13~14 cm. Vou fazer um trabalho em madeira morta para aumentar a conicidade.
Na parte de trás tem uma grande cicatriz de uma poda drástica que também vai virar trabalho em madeira morta.

Editado pela última vez por marco_avelar em Ter Set 14, 2010 1:03 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 7:02 pm Assunto: |
|
|
Eu faria algo parecido com esta maravilha do Walter! Voce tem 5 ou 6 ramos, eu usaria 2 ou 3 apenas!
Mas essa tá pedindo! E respeitar os pedidos das plantinhas é importante!
hehe!!
Adoro esta planta em particular!!!
A sua está bem orientada para algo pareciido!
Abraço! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 9:27 pm Assunto: |
|
|
Boa visão, Markus! De qualquer forma teria que reduzir os galhos para produzir uma ramificação mais baixa! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 9:42 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal
Daria até pra estilizar como o belo bonsai do Walter, mas a diferença nesta do Marco é que os galhos saem todos do topo, mesma altura...
Eu arriscaria uma poda radical. E depois poderia até seguir o exemplar mostrado, pois a planta iria brotar em vários locais
A poda:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 10:30 pm Assunto: |
|
|
Markus é uma boa idéia, amplia as minhas opções para dar conicidade para a planta, eu estava pensando em algo parecido com a sugestão do Alexandre, só que com madeira morta no lugar do corte em diagonal, pois, eu estou pensando em enxertar um galho na parte direita da planta.
Alexandre é por ai mesmo que eu estava pensando, o corte radical dos galhos será feita seja qual for a linha adotada e buscar a conicidade nessa linha que você cortou também, só não sei se terá madeira morta e como será trabalhada. Estava pensando em deixar uma quantidade de madeira morta em cima da extensão da linha que você cortou ou talvez deixar o tronco parcialmente oco como sugeriu o Markus.
Pesa na decisão o fato de eu ainda não ter muita experiência nesse tipo de trabalho e estar sem uma retífica.
Abraço. |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 38 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 7:57 pm Assunto: |
|
|
Eu olhei esse tronco pequeno e parrudo e logo me veio na cabeça aqueles belos trabalhos do Zézão.
Não sei se é possivel, pois por incrivel que pareça nuna tive um ligustrinho, mas pelo tronco promete.
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 8:38 pm Assunto: |
|
|
Leonardo eu ainda vou resolver o problema de conicidade e com as podas drásticas acho que vai haver muitas brotações para estudar o que fazer, mas estou pensando em fazer uma planta baixa e bem ramificada. Não sei se vai ficar no estilo dessa que você postou, mas é uma ótima inspiração .
Abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 1:02 am Assunto: |
|
|
Fiz uma poda e trabalhei na madeira. Foi o primeiro trabalho em madeira nesse estilo que eu fiz. Foi feito a mão, acho que levei umas 3 ou 4 horas. Não sei se ficou muito bom, mas foi o que deu para fazer e como eu não sou muito bom de fotografia acho que não vai dar para ver muito bem. Ainda faltam as brotações para formar a copa. Deixei um galho em cima só por precaução, caso ela não brote onde eu quero farei enxertos, depois, o galho será podado.
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 9:02 am Assunto: |
|
|
Os entalhes feito a mão geralmente ficam muito mais naturais, Marco!! Parabéns pelo trabalho! Quando não sabemos trabalhar bem com máquinas o resultado é meio falso, irreal, sem respeitar os veios naturais da planta! O problema é a preguiça que impera, nos levando ao uso de Dremmels e Makitas onde nem sempre são necessárias! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 9:04 pm Assunto: |
|
|
Jõao que bom que gostou. Eu estava em dúvida se tinha ficado bom. Como eu tenho poucas plantas para trabalhar a madeira nem comprei uma retífica decente. Eu tinha comprado uma daquelas baratinhas pela internet que quebrou com menos de 3 horas de uso. O que faltou um pouco é a textura da madeira morta, essa ai ficou um pouco lisa, porque a madeira é muito dura. Ainda existe a possibilidade de eu retirar aquele uro do lado direito para dar mais conicidade ao conjunto, mas por hora vai ficar assim.
Abraço! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 10:07 pm Assunto: |
|
|
Quando for trabalhá-la novamente deixe um pano úmido sobre a madeira morta por algumas horas (se possível um dia). A madeira ficará mais mole para trabalhar, facilitando o trabalho! Deixe a natureza fazer um pouco do trabalho de deterioração e volte a mexer dentro de alguns meses. _________________ João josé
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 10:52 pm Assunto: |
|
|
Jõao obrigado pela dica, vai ajudar muito!!! |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 7:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco;
Ola, se minha, eu retiraria aquele uro do lado direito, achei que ele ficou meio artificial...
Só minha opinião, não leve a mal...  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 11:06 pm Assunto: |
|
|
Tb concordo com o Rodrigo, acho que ficaria melhor sem o Uro. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 16, 2010 8:52 pm Assunto: |
|
|
Eu também considero a hipótese de retirá-lo, apenas o deixei porque em cima dele está aquele único galho que restou. Como a planta é variegata eu quis deixar um galho normal para talvez enxertá-lo nas outras partes.
Rodrigo eu não levei nada a mal, pode falar a vontade!!!
Abraço! |
|
|
 |
|