Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 9:10 am Assunto: Liquidambar |
|
|
Olá pessoal to com duas mudas de liquidambar, preciso de ajuda referente ao substrato que tenho que usar no escorredor e na mamadeira que pretendo plantalas
se puderem me ajudar eu agradeço
e tenho tambem esse acer
posso usar o mesmo substrato ?
tenho um amigo que esta com algumas mudas para vender se alguem se interessar, |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 10:14 am Assunto: |
|
|
As minhas estão em 100% de chamote e estão respondendo bem... Este final de semana vão para a mamadeira e pretendo colocar 50% de terra e 50% de esterco.
Ao colocar no escorredor, procure mexer o mínimo possível nas raízes, pois o liquidambar é sensível, lembrando que é preciso cortar a raiz pivotante para garantir um bom bonsai.
Depois de colocar no escorredor deixe umas duas semanas a meia sembra e protegido do vento. Depois de 30 a 40 dias comece com abudação caprichada (TM+FO) e seja bem generoso nas regas (diárias ou até duas vezes por dia).
As minhas estão no escorredor desde o começo do Outono e agora que as raízes começaram a sair pelo escorredor, mas a grossura dos troncos mais que dobraram...
As vezes é necessário cortar a copa e eleger um outro galho para continuar o crescimento, isso é necessário para manter a conicidade do tronco e garantir que os galhos inferiores recebam nutrientes. Não é necessário nem aramar que a própria árvore pega o último galho antes da poda da copa e o tranforma na continuação do tronco...
É isso que eu aprendi sobre esta árvore até agora... muito boa de trabalhar, crescimento vigoroso e responde bem as intervenções.
No meio/final da primavera vou fazer uma desfolha para ver como ela se comporta... |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 12:52 pm Assunto: |
|
|
Olá prumodeq obrigado pela ajuda, mais ainda tenho algumas duvidas, por exemplo o que é chamote ?
e quais são as raiz pivotante ?
obrigado
ADN |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 1:33 pm Assunto: |
|
|
ADN, chamote é a mistura de tijolo moido, e a raíz pivotante é aquela bem grossa que serve pra sustentação da planta.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 2:43 pm Assunto: |
|
|
ok obrigado
mas vc pode me dar uma sugestão do que posso por no escorredor
tijolos triturados e o que mais areia e umus ?
e qual a porcentagem para cda item
e posso plantar o acer nessa mesmo mistura ?
obrigado e desculpe por tantas perguntas ! |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 2:49 pm Assunto: |
|
|
Opa, vamo lá ADN, pra essas plantas vc pode fazer assim.
•1 parte de areia grossa ou pedrisco 2/3mm
•1 parte de terra preta grossa ou terra de cupim
•1 parte de terra vegetal ou húmus de folhas.
Abraço  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 3:06 pm Assunto: |
|
|
obrigado
vou aplicar ainda hoje a noite quando chegar em casa
Valeu
Att
ADN |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 3:11 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho usado no escorredor de 80 a 100% de materia inorgânica, ou seja, só caco de tijolo e tem funcionado bem, só é preciso ficar atendo à rega, pois o substrato pode ficar seco rapidamente, também é necessário ficar atento à adubagem, pois caco de tijolo não tem nutrientes...
Caso você não se sinta confortável, use 70% de caco e 30% de condicionador de solo (aquele vendido em floriculturas para vasos e canteiros de flores).
Como você tem mais de uma muda, experimente... |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 5:22 pm Assunto: |
|
|
ok obrigado
só mais uma coisinha só, quando eu uso caco eu não uso areia é isso ?
obrigado |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 6:25 pm Assunto: |
|
|
Pode sim, mas é importante saber que a areia grossa de rio ou de construção(entre 5 e 2 mm), pelas suas características físicas não retém umidade (ou retém muito pouco), assim o seu uso dever ser limitado. Eu tenho usado até no máximo 30%... O mesmo vale para o pedrisco.
A areia de rio ou de construção sem peneirar não é muito recomendado pois retém muito a humidade... eu utilizei como teste em um yamadori e não gostei do resultado, fica muito encharcado. |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 15, 2010 6:31 pm Assunto: |
|
|
entendi
obrigado
logo posto os resultados
Valeu !!! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 2:02 pm Assunto: |
|
|
Plantei num vaso maior que fiz varios furos com o ferro de solda para ficar parecido com um escorredor e o acer plantei no escorredor mesmo.
devo fazer alguma poda? aramação? ou devo simplesmente deixar de lado até começar sair as raizes pelos furos para por na mamadeira?
obrigado
ADN |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 23, 2010 1:46 pm Assunto: |
|
|
Olá , Gostaria de saber se já devo fazer alguma coisa para dar sinuosidade
no tronco do liquidambar? ou se devos simpesmente deixalo crescer reto mesmo ? o que me sugerem ?
obrigado
Adriano |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 1:21 pm Assunto: |
|
|
ADN
Acho que depende do que você quer da sua planta... mas é de pequenino que se torce o pepino...
Veja que a sua planta está com um tronco bem fino... colocar um arame para dar movimento pode marcar facilmente o tronco, pois nesta idade o liquidambar marca bastante (mas também esconde fácil, se não for muito profunda), e veja que se voce vai colocar no escorredor para engrossar o risco é maior ainda...
Eu deixaria sem dar movimento por enquanto, deixe ela se "adequar" ao escorredor primeiro... talvez no final próximo outono... só uma sugestão.
Só uma pergunta, qual o tamanho dos cacos de tijolo que vc está usando? Na foto me parece meio grande, o ideal é entre 2 a 5 mm... |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 3:50 pm Assunto: |
|
|
Olá prumodeq como vai ? eu triturei umas telhas velhas,os pedaços que estão misturados com terra e humus são menores, os de cima eu coloquei depois para completar o vaso,vc acha melhor arrumar ? e tritura menor os pedaços ?
obrigado
ADN |
|
|
 |
|