Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 3:32 pm Assunto: Minha 1ª conífera. |
|
|
Acabo de voltar de um viveiro onde fui procurar alguma planta para cuidar. Queria uma espécie que não tinha... e não encontrei nada! Aí comecei a olhar as coníferas e acabei levando esta. Como estou começando na arte, e nunca "futuquei" uma conífera, não sei nada sobre elas!!
Ainda não vi como estão as raízes. Assim que tiver fotos postarei aqui.
Então peço que:
1- alguém me diga que espécie é (é juníperus? Vide detalhes das folhas nas fotos.);
2- me dessem sugestões do que fazer.
Vamos às fotos:
 _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 5:07 pm Assunto: |
|
|
Julio,
Infelizmente esta sua planta não tem as melhores condições para uma condução satisfatória. Creio que seria interessante utiliza-la para outro fim, como exemplo jardinagem. |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 7:15 pm Assunto: |
|
|
Vixe! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 8:06 pm Assunto: |
|
|
Calma, nada é impossível...
Com certeza os mais experientes poderão falar melhor sobre essa conífera. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 8:43 pm Assunto: |
|
|
Assim espero!
Valeu! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 9:00 pm Assunto: |
|
|
Acho se tratar de um junipero Kaizuka. _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 9:05 pm Assunto: |
|
|
Rakki, obrigado... pelo menos posso buscar o melhor modo de cuida-lo! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 4:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Julio, a primeira coisa a fazer com sua conifera é aramar tronco e galhos, todos os galhos aliás, com arame grosso e resistente. Em seguida, dê a eles movimentos bem sinuosos, de forma a moldar uma planta mais interessante. Faça uma limpeza, cortando fora os raminhos e galhinhos secos e finos desde a base.
Os galhos da base, onde está apoiada a caneta e os próximos dela, deverão ser igualmente aramados e movimentados, pois permitirão a confecção de jin com eles, oportunamente, quando tiverem atingido o modelamento adequado, daqui a um ano ou mais.
Nebari em conifera não é algo muito visto, nem exigido. Por isso, não se preocupe em fazer um. Mas galhos com bom movimento, sinuoso, é sempre algo interessante, tornando sua planta um bonsai altamente técnico, com qualidade superior. Para exemplifcar, veja as fotos de alguns juniperos chineses (shimpaku), no link abaixo:
http://bonzaru.blog38.fc2.com/blog-category-2.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 19, 2010 9:19 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, obrigado!
Depois da resposta frnca e direta do Edson (obrigado também!), a gente fica com esperança de ter uma opinião diferente... quando comprei esta planta, lembrei de um documentário que vi na TV onde alguém explicava que para descobrir se o desastre se tratava apnas de ventos fortes ou de um furacão, era preciso analisar as árvores: se estivessem retorcidas em sí, tratar-se-ia de um furacão. Pensei em passar um "furacão" por ela e fazer algo como o que você mostrou no link!
Tenho uma dúvida: como esta planta reage à podas drásticas?
Abração a todos. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Set 19, 2010 10:10 pm Assunto: |
|
|
Também concordo com o Nicky, nada que ráfia e aramação não ajude....acho que pelo porte da planta e pelo diâmetro do tronco se prestaria bem a um Literati.
Mas não vá cortando todos os ramos de uma vez, primeiro faça a aramação e depois vá vendo quais você acha que devem permanecer. Um estudo de fotos pode ser bastante útil para surgirem idéias quanto ao formato.
Continue postando as atualizações |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:03 am Assunto: |
|
|
Márcio... pode deixar que minha idéia não é sair podando... mas colher informações sobre a espécie, que conheço pouco!
Minha idéia, à princípio é cavar um buraco no chão e coloca-la com o vaso que está (depois de perfura-lo todo). Feito isso, penso em fazer a aramação (protejer o tronco com ráfia ou câmara de ar, certo?), para dar movimento.
Agradeço toda atenção e ajuda!
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:10 am Assunto: |
|
|
Julio,
Minha opinião não passa de apenas mais uma e não a expressão da verdade. Inclusive na seqüência outro forista pediu para aguardar os mais experientes.....
Me orientei somente na estrutura de galhos que sua planta apresenta, qual seja galhos finos na primeira parte da muda e principalmente, galhos grossos no ápice. Para corrigir isso não é tão simples, porém não impossível. Haverá necessidade de trabalho bastante radical e drástico e para isso, muita experiência e coragem.
Vá em frente. |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:12 am Assunto: |
|
|
Uma pergunta, aos conhecedores. Como já disse, não conheço a espécie, então, queria saber se o efeto visual da planta abaixo é conseguido aramando os galhos em torno do tronco principal, para posteriormente trabalhar a madeira morta, e outro galho como copa. Acho fantástica esta planta:
Do site www.bonsaikai.com.br _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:38 am Assunto: |
|
|
Amigo se tratando de Conifera, sao especies dificeis porem ano impossiveis, sua planta apresenta boa estrutura para o estilo literati, mas a imagem apresentada por vc nesta ultima postagem "nao querendo te desaminar" é impossivel pois o exemplar apresentado deve ter uns 200 anos pois coniferas tem o crescimento muito lento e logo vai perceber isso no seu _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 20, 2010 8:50 am Assunto: |
|
|
diegosanta049, não tenho tal pretensão! Apenas estou "estudando" a espécie.
Já tenho em mente que a planta apresenta grandes restrições para ser trabalhada, mas as idéias vêm de todos os lugares! Não tenho expectativa de fazer da minha planta um bonsai de qualidade, pois se tivesse bom potencial o pessoal já teria dito!
A verdade é que adoro ver fotos de bonsais... e agora estou com a atenção voltada para as coníferas.
Abração! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
|
|
 |
|