|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gilberto Batista
Registrado: 30/08/10 Idade: 36 Mensagens: 4 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 4:54 pm Assunto: Ajuda com ficus |
|
|
Estou começando e ganhei um ficus e queria a opnião de voces de que maneiras eu posso conduzir esse ficus
ai esta a foto dele, se precisa tira fotos de otro angulo é só fala
as foto estão meio ruim pq foi tirado de um celular
 |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:09 pm Assunto: |
|
|
Gilberto, antes de mais nada e para te auxiliar nas primeiras conduções e manejo de tuas plantas, sugiro a leitura do seguinte post:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
Eu não faria nada no momento. Apenas bombaria na adubação e regaria.
No futuro poderás cortá-la próximo a base e com o nascimento de novos galhos, preparar uma copa e definir o estilo, ou tentar um movimento na base agora, o que acho mais complicado, visto que este fícus já possui certo calibre.
Enfim, fícus é uma bela espécie e com certeza tens um belo material em mãos.
Seja bem-vindo e bom início!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:10 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
Acredito que você deveria ter postado sua questão no tópico Sou Principiante.
Não quero me entenda mal, muito pelo contrário, se realmente quer aprender sobre bonsai, vá em frente e conte comigo.
Pelo que pude notar, seus conhecimentos são ainda bastante limitados. Então, sem muitas delongas, convido você a desenvolver um bom estudo sobre a arte. Você, por sí próprio poderá compreender uma série de medidas que deverá adotar neste estágio.
Aqui mesmo no site existe vasto material para estudos e pesquisas. Sirva-se deles.
Bons estudos. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:29 pm Assunto: |
|
|
Como inciante, é uma ´ótima espécie. Aprenda, como disse os colegas, lend outros tópicos aqui do fórum e das dicas dos mais experientes. Pode aprender muito em pouco tempo. Como disse o Renato, eu pensaria em engrossar bem sua planta. Mas aproveitaria que ela esta fina e tracionaria(seta vermelha) (com muito cuidado para não rachar), para tentar dar um pouco de movimento na parte da base do tronco (linha azul). Pode fazer tração puxando um galho mais grosso e prendendo no vaso e também com arame grosso para ajudar. Muito sol e regas periódicas + adubãção para ir crescendo!
 |
|
|
 |
Gilberto Batista
Registrado: 30/08/10 Idade: 36 Mensagens: 4 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 2:14 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela ajuda, Renato eu li o topico que vc sugeriu muito bom, vou esperar ela creser um poco mais e emquanto isso talvez eu faça a tração que o Nikkei 100 sugeriu para dar mais movimento |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 2:22 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Gilberto, leia e estude que a tua percepção vai aumentar muito, com bem disseram os colegas Nikkei e Edson!
Com certeza vais te apaixonar mais ainda pela arte.
Quanto a tração, achei muito interessante também. Não tinha visto este caminho. E esse é o mais legal... a enorme quantidade de possíveis variações!!!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|