|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 6:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
Julio, enterrar sua planta no chão, ainda que dentro do vaso, não irá favorecer em nada, pelo contrário, irá atrasar mais um trabalho que pode, em poucos anos, resultar em algo mais interessante.
Sugiro que, ao invés disso, se quiser tentar engrossar mais o tronco e obter novas brotações em locais mais bem posicionadas (o que poderia inclusive influir no sentido de cortar fora todos os galhos atuais), vc faça o replantio, retirando a planta do vaso em que se encontra atualmente, e coloque em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Nada de escorredor, nem de mamadeira. Bacia plastica. Altura maxima de uns 10cm.
O substrato deverá ser o mais drenante possível: terra granulada, casca de pinus (ou de outra arvore, desde que bem seca), carvão vegetal, pedrisco e material ceramico (caco de telha ou de tijolinho maciço). Ao replantar, distribua as raizes o mais radialmente possível, o que poderá favorecer a formação de um bom nebari. Lembrando que, ao retirar a planta do vaso atual, deverá lavar bem as raizes, de forma a poder analisar qual deverá ser cortada. Se houver uma pivotante muito reta e grossa, corte logo, aplicando pasta seladora ou cola de madeira no corte, para cicatrizar e evitar podridão.
Só faça tudo isso depois de aramar todos os galhos e o tronco, dando os movimentos sinuosos a eles. Então sim, poderá retirar a planta do vaso atual, liberar as raízes com agua de esguicho, lavando-as de todo o substrato atual. A época é propícia a isso, pois estamos perto da estação primaveril. Lembrando que, após acondicionar na bacia, só deverá adubar depois de 45 dias. Após o replante, colocar a bacia em local onde a planta receba sol direto, com rega diária, sempre ao final da tarde, de preferencia.
Em relação ao junipero mostrado na foto por vc, a escultura em seu tronco foi feita com algum tipo de retifica, como por exemplo uma dremel ou makita. Com fresas especiais, o cultivador desbastou a madeira, expondo sua nervura e o interior, formatando então o movimento tipo rosca. Ele pode tambem ter usado formão, alicate concavo e alicate de corte lateral, bem como lixas, goivas e quaisquer outras ferramentas apropriadas para desbastar madeira.
Com apenas dois ou tres galhos, para finalizar, ele então empreendeu o trabalho altamente técnico de formar a estruturação aerea. Com aramação, borracha e fios de tração, ele curvou os galhos, de maneira a que ficassem na posição que originalmente concebeu para a planta. Todo o trabalho executado por ele, veja bem, seguiu um plano, um roteiro, previamente estabelecido e estudado a fundo. Não é o resultado de algo leviano nem rápido. A formação da copa, por exemplo, levou alguns anos para atingir a plenitude mostrada na foto.
Alguns jin, por exemplo, foram formados a partir de galhos que, antes, foram devidamente aramados e que receberam uma boa movimentação sinuosa. Depois que adotaram a forma pretendida, tiveram sua casca retirada, sendo a madeira devidamente esculpida para dar a idéia de algo feito pela ação da natureza, como ventos, neve, etc. A casca desses galhos, tambem, pode ter sido retirada antes de receberem a aramação. De qualquer maneira, há técnicas e mais técnicas para a realização desse tipo de trabalho de formação de jin, bem como de shari. Alguns desses trabalhos podem ser feitos ao mesmo tempo que outros. Em alguns casos, porém, é preciso respeitar a planta e executar cada ação em espaço de tempo separado, para que não se perca material importante na finalização do trabalho almejado.
Vc pode observa isso no trabalho mostrado no link abaixo. Veja como o junipero foi trabalhado de forma gradativa, com retirada de parte da casca para formar o shari. Após o primeiro shari ter cicatrizado a sua volta, nova area é então demarcada para outra retirada:
http://homepage2.nifty.com/miyamotoen/bonsai-turedurekusa-16/48.htm
Nessa outra planta, o mesmo procedimento, feito principalmente para evitar perder a planta, por impaciência do cultivador. É preciso estar atento a que, trabalhos dessa natureza, levam tempo para serem executados. Por vezes, dois ou mais anos são necessários entre uma fase e outra:
http://homepage2.nifty.com/miyamotoen/bonsai-turedurekusa-16/49.htm
Por ultimo, mas igualmente tão importante quanto os sites acima, eu recomendo uma visita a este, que, para mim, que estou aprendendo como vc a fazer bonsai, é um dos melhores que existe na net:
http://sidiao.myweb.hinet.net/class-T-J01e-1.htm
Clicando no link http://sidiao.myweb.hinet.net/index_e.htm vc poderá visulizar outros trabalhos em junipero e pinheiro. Na aba do lado esquerdo, há a galeria, com bonsai de altissimo nível e precisão técnica, melhores que muitos bonsai japonese, inclusive.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 8:27 am Assunto: |
|
|
Julio,
Conforme havia comentado anteriormente e contestado por alguns foristas, volto a me posicionar em relação à sua planta.
A razão pela qual afirmei que não apresentava as melhores condições, são basicamente em função de haver galhos muito grossos no ápice da planta que deverão ser retirados (já mencionei isso anteriormente) e galhos mais finos saindo do mesmo lugar e na base da planta.
Quanto à isso, pretendo abrir "novamente" um tópico referente a escolha da muda para fins de bonsai.
Ainda em relação à sua, "ráfia e aramação" nem sempre são suficientes para inverter a situação, muito menos "cortar os raminhos" conforme o Nickufury disse, pois você terá mesmo é que cortar galhões se pretende conduzir de forma harmoniosa.
O problema disso tudo é que a Kayzuka não responde assim tão favoravelmente como uma pitanga, portanto as recomendações (gigantescas diga-se) não são de todo redomendado.
Digo isso em função de não proceder, em absoluto, a informação aqui apresentada, de que se você simplesmente transferir sua planta do vaso para uma bacia perfurada, surgirão novas brotações em locais mais bem posicionados. Continuo afirmando que bacia não é talismã, nem possui poderes mágicos.
Poderia tecer muitos outros comentários, mas daí vou me parecer papagaio, que fica repetindo obviedades e redundancias e que de nada enriquece, ao contrário, cansa. Entretanto, devo lhe recomendar muito cuidado com as raízes, pois sua planta deve ter sido cultivada há bastante tempo nesse vaso e a exposição das raízes logo na primeira intervenção poderá faze-la sofrer, ou até mata-la. É recomendável manter uma boa parte do torrão, para que da próxima vez, com a planta melhor adestrada, poder tratar melhor as raízes.
Vamos em frente. |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 48 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 9:43 am Assunto: |
|
|
nickyfury, Agradeço mais uma vez a ajuda! Não é a primeira vez que me dá uma aula!
Até então acreditava que toda e qualquer planta se desenvolveria melhor no solo (ou com uma diferença considerávelmente vantajosa!), o que não parece ser o caso.
Não tenho pressa em trabalhar a planta. Considero-me na fase de aprendizado, então toda informação é válida! Acrescento que você me deu o que mais tenho buscado: orientação de material para estudo!
Realmente estou apaixonado pelos bonsai. Sei que não adianta querer pegar uma planta num viveiro e "transforma-la" num bonsai. Sei que leva tempo e dedicação (técnica, prática, etc.), e por isso tenho tentado fazer experiências e estudar bastante (dentro das minhas limitações).
Infelizmente não tenho conhecimento de cursos no ES. Mas tenho trabalhado minha mulher para fazer um curso comigo em outro estado, provavelmente MG, pois os custos de deslocamento atrapalham bastante! (Se encontrarmos passagens viáveis para o sul, e tivermos condições de conciliar data e disponibilidade, daremos preferência!)
Vou olhar cada link com cuidado e vou começar a trabalhar a planta com calma. Já disse, não tenho pressa! meu primeiro desafio é mantê-la saudável, pois nunca tive uma conífera! Devo fazer a limpeza da planta (galhos secos e etc.) aramar, para dar movimento e permitir que a luz tenha acesso às partes mais baixas e internas.
Passa-la para uma bacia grande, mantendo a maior parte do torrão, para não intevir demais. E quem sabe começar algo realmente daqui a um ano?
Sobre sua resposta, destaco e pergunto:
Citação: | Em relação ao junipero mostrado na foto por vc, a escultura em seu tronco foi feita com algum tipo de retifica, como por exemplo uma dremel ou makita. Com fresas especiais, o cultivador desbastou a madeira, expondo sua nervura e o interior, formatando então o movimento tipo rosca. Ele pode tambem ter usado formão, alicate concavo e alicate de corte lateral, bem como lixas, goivas e quaisquer outras ferramentas apropriadas para desbastar madeira.
[...]
Alguns jin, por exemplo, foram formados a partir de galhos que, antes, foram devidamente aramados e que receberam uma boa movimentação sinuosa. Depois que adotaram a forma pretendida, tiveram sua casca retirada, sendo a madeira devidamente esculpida para dar a idéia de algo feito pela ação da natureza, como ventos, neve, etc. |
Fiquei confuso: a espiral deve ter sido esculpida a partir do tronco principal, ou tpode ter sido feita retorcendo os galhos em volta do eixo central? Eu gostaria de saber, pois me parece que outros galhos foram aramados em volta do tronco principal (provocoando o mesmo efeito visual de uma mola em torno do amortecedor de um veículo), deixando os outros três para formar a parte aérea, trabalhando (simultânea ou posteriormente) o trabalho com a madeira. Pode ter sido feito assim?
Antecipo que não tenho a pretensão de fazer algo parecido, mas como disse, idéias vêm de todos os lados!
Forte abraço. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho
Editado pela última vez por jcmorosky em Ter Set 21, 2010 9:53 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 9:52 am Assunto: |
|
|
Edson Trevisan, creio que entendo o que está falando! Não quero que se sinta inibido à opinar. Ao contrário, considero todas as opiniões! Peço que se tiver algum impecílio ou incômodo em postar aqui no fórum, públicamente, sinta-se à vontade para opinar por mensagem privada (MP).
Entendo o que você falou sobre a bacia. Já li um comentário nesse sentido, que acredito ter sido teu. Acredito que a bacia perfurada, pode ajudar a engrossar o caule, fazendo às vezes do escorredor de macarrão, muito usado. Pelo seu formato mais baixo e largo, favorece o direcionamento das raízes para as laterais.
Pelo que pude ler (estudar) até o momento, a brotação se dá onde a luz alcança, então depende muito mais do correto direcionamento dos galhos (de modo a permitir o acesso da luz ao local que se deseja gerar o novo broto) e da sorte (depende da planta brotar), do que da bacia para provocar novas brotações.
Sei que a bacia não é mágica, mas gostaria de saber se você acha desvantagem utiliza-la (e as razões - lembrando que quero aprender!), seria indiferente ou se realemnte acha que ela ajudaria.
Como disse, se não quiser ser publicamente repetitivo (sei que tem gente que se incomoda com isso), sinta-se com a liberdade de opinar por MP.
Forte abraço! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 11:49 am Assunto: |
|
|
Olá Júlio!
Concordo com o Edson dizendo que não é uma boa variedade de Juniperus para bonsai mas, concordo com o amigo Nicky e os demais, que dá para tentar alguma coisa.
Eu tiraria os galhos finos, elegeria um tronco principal, e com os demais galhos faria os chamados guro-guro.
Como?
Aramando o tronco com arame grosso e dando muita, mas muita sinuosidade. Juniperus aceita isso.
Terminado isso, vc vai ver que os ramos ficarão esticados lateralmente e a planta o mais baixo possível.
Aí, arame os ramos e façça o guro-guro, ou seja, torcendo, retorcendo e encurtando , colocando massa verde onde faltar, isto porque as folhas estão somente nas pontas dos galhos, daí não ser uma boa variedade para bonsai.
Mais tarde, alguns dos ramos poderão ser transformados em Jin.
Não sei se ajudei ou atrapalhei...............
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 12:12 pm Assunto: |
|
|
Elio, para quem não tem nada, tudo ajuda! Ainda mais vindo de vocês!
Agradeço a atenção.
Forte abraço! _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 21, 2010 1:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Edson Trevisan, o nobre colega certamente irá permitir um aparte meu em relação aos seus comentários:
Ao emitir opinião sobre cultivo, formas de condução, poda e aramação, costumo fazer uso do meu conhecimento, da minha experiência na lide com determinada espécie e suas variedades, em primeiro lugar. Não me baseio apenas nisso, mas ainda busco auxilio em livros e revistas especializados na arte bonsai, sejam publicações nacionais ou importadas, bem como junto a colegas e amigos bonsaistas mais experientes na arte, que professam essa atividade há mais de vinte anos (como o bonsaista/forista Paulo Ventura e os nobres amigos Francisco Lustosa e Glauco Felix).
Por isso e tambem por cultivar em meu viveiro juniperos de diversas variedades, como: kaizuka, rígida, shimpaku, itoigawa, é que me atrevo a sugerir mudanças, inclusive as que voce considera radicais, para acelerar o metabolismo da planta e favorecer seu desenvolvimento. Nisso, inclui-se o uso de bacia plástica. Longe de ser um talismã ou um objeto mágico, palavras suas, não minhas, o recurso é utilizado largamente há anos por cultivadores chineses e japoneses, que foram os precursores nessa nobre arte. Se funciona para eles, então certamente irá funcionar também por aqui.
Não há redundância em afirmar isso. Faço minhas colocações calcado na experiência que tenho com o uso de bacias plásticas, inclusive melhores que escorredores, para determinado tipo de trabalho principalmente. A bacia permite um maior controle por parte do cultivador, que poderá realizar na planta um série de trabalhos, tendo facilidade de acesso para isso, além de poder observar melhor o resultado deles.
Agora, em relação às raízes: o torrão inicial na maioria das vezes está tão compactado que inibe o desenvolvimento da planta. Para contornar, é preciso sim retirar, sendo a maneira mais recomendada a que se faz com um jato de água direcionado para essa parte da planta, lavando bem as raízes. Em seguida, coloca-se as raízes limpas imersas em solução liquida contendo hormônio enraizante, para só depois replantar, em substrato drenante, como sugerido por mim.
Manter então o torrão inicial é que poderá matar a planta, ou quando não, comprometer sua saúde, atrasando seu desenvolvimento, vez que as raízes capilares existentes nele estão seriamente comprometidas, pois encontram dificuldade para se desenvolverem e se nutrirem de água inclusive. É recomendável fazer um procedimento de retirada, cortando fora a raiz pivotante grossa, vertical, caso haja alguma, cuidando de manter apenas as capilares, que com o jato de água, serão preservadas, sem nenhum contratempo nem risco.
Não me comparo a um papagaio, nem temo parecer redundante em minhas colocações. Reafirmo que as recomendações que fiz foram todas no sentido de melhorar a planta do nobre colega Julio, calcadas na minha experiência pessoal com a lide em juniperos, de diversas variedades. Tenho dos pré bonsai de kaizuka, sendo que um deles, inclusive, possui um galho enxertado com junipero shimpaku.
Esse é outro detalhe favorável para a planta do nobre colega Julio. Se por ventura as recomendações feitas por mim não servirem, deixando a planta de responder com novas brotações (coisa que conclamo impossível de ocorrer), ele sempre poderá enxertar novos galhos, melhorando esse aspecto de sua planta.
Ao sugerir que retirasse fora galhinhos finos e secos, quis esclarecer que é importante fazer uma poda de limpeza na planta, antes de mais nada. Aramar todos os galhos atuais e dar-lhes movimentos sinuosos facilitarão que mais tarde o cultivador possa estar confeccionando jin ou madeira morta em sua planta. O fato de que há galhos grossos em cima e finos em baixo, não modifica em nada minha sugestão. Haverá, após o replantio em bacia plástica, e os cuidados necessários do cultivo diário, o surgimento de novas brotações, fortes e em quantidade tal que permitirá então a escolha de galhos mais bem posicionados com que formar sua planta da maneira correta ou que considerar como tal.
Ao contrário do que vc afirma, eu atesto que haverá novas brotações nessa planta após o nobre colega Julio a replantar em uma bacia plástica. Brotações, caro colega, estão continuamente surgindo em todas as plantas, sejam elas coníferas, caducas ou perenes. Pode ser um pinheiro ou um junipero. Se isso fosse falso ou não ocorresse, não poderíamos então fazer um bonsai, pois uma planta qualquer, então, só teria os galhos com que nascesse e se mantivesse por toda a sua vida vegetativa. Monotono isso, não achas?
Tanto faz a planta estar no chão, quanto num escorredor, numa bacia ou num vaso. Brotações novas ocorrem sim. Numa kaizuka, inclusive. Na maioria dos juniperos, comumentemente. Em alguns pinheiros, inclusive os mais novos, na idade provável dessa planta. Então, justamente nela é que tal fato natural não iria ocorrer? Absurdo escrever tal previsão sem que se tenha experiência suficiente para tanto.
Em relação a que nem todas as plantas servem para serem transformadas em bonsai, acho que o nobre colega deveria fazer um estudo mais aprofundado do assunto. Se se limitar aos estilos clássicos japoneses, é pertinente que, seguindo suas regras absurdas e anacrônicas, poderia se pensar dessa forma. Mas atualmente, há cada vez mais recursos disponíveis para contradizer tal afirmação. Um desses, inclusive, é o enxerto de galhos e ramas. Podemos enxertar galhos em pinheiros antigos, em juniperos com mais de 100 anos. Dessa forma, galhos mal posicionados, ou grossos na parte superior e finos na inferior, podem ser removidos sem nenhum contratempo, vez que novos galhos serão dispostos em condições melhoradas, favorecendo um bom desenvolvimento para a planta.
Ora, mas pode alguém dizer em contrário que tal recurso não se aplica a determinadas espécies. Mas, no momento, estamos discorrendo sobre conífera, mais particularmente da variedade kaizuka, onde sei que é executável tal técnica, sem nenhum problema.
Face a isso é que ouso dizer que não há necessidade de se abrir um tópico apenas para discutir qual planta presta ou não para ser transformada em bonsai. O que o cultivador precisa ter em mente é o tipo de bonsai que pretende ter com determinada planta, ainda que outros cultivadores, mesmo os mais experimentados, digam que tal planta não se presta a isso. Há técnicas e mais técnicas para serem analisadas e medidas a cada caso. Analisando uma planta, se realmente queremos ter nela um bonsai, poderemos estar mudando isto ou aquilo, cortando aqui ou acolá, enxertando um galho ou mais, alporqueando a base para formar um novo nebari, e por aí vai. Não há plantas imposssíveis. O que há é limitação de conhecimento por parte de um cultivador, ou, senão, apego a tradicionalismos e estilos clássicos.
Acredito que o nobre colega detenha informações preciosas, vez que contradisse com veemência as minhas colocações. Seria interessante, para todos nós, que o nobre colega não retivesse apenas para si tais informações. Compartilhe, sem medo nem susto, pois costumo dizer que na nobre arte bonsai somos todos aprendizes. Aprendemos de diversas formas, seja na prática diária, na leitura de livros e revistas especializados, bem como na experiência de outros colegas e amigos, militantes da nobre arte há mais tempo do que nós. Não importa de onde obtivemos nosso conhecimento, o que interessa, a meu ver, é não retê-lo, é compartilhar as informações, pois apenas fazendo assim é que poderemos melhorar a qualidade do nosso bonsai nacional.
Se o nobre colega tem argumentos válidos, que contrapõe minha experiência com essa espécie, não se acanhe, compartilhe. Não será redundante, nem ninguém irá chamá-lo de papagaio por isso.
Aliás, se o nobre colega não quiser ler tudo o que escrive, serei compreensivo. Afinal, costumo ser muito repetitivo, pois não me importo de ser redundante quando domino o assunto e tenho confiança plena no meu conhecimento sobre a matéria tratada.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 3:18 pm Assunto: |
|
|
Luiz Fernando (Nickyfury)
Ufa....rs
La vamos nós......
Realmente você escreveu um montão e, por esta razão vou lhe responder aos poucos.
Primeiramente gostaria de lhe posicionar, assim com a todos os demais foristas que nos acompanham, que também me valho das bacias plásticas perfuradas. Assim como você (me darei o direito de tratar-lhe de você, caso prefira outro tratamento, por favor me avise) também detenho o conhecimento e experiência positiva a respeito da eficácia da técnica. Apenas me referi que a mesma não constitui peça de magia, uma vez que o conselho é utilizado para todo quanto é problema indistintamente.
Ainda em relação à bacia plástica, tenho parecer diferente do seu quanto à oxigenação da raízes, pelo fato da referida oxigenação não ser efetuada pelo orifícios. Para melhor entendimento sobre a matéria, indico a todos a mesma recomendação que me dirigiu, qual seja a pesquisa em material nacional e internacional, dos quais também me valho.
Assim como você, Luiz Fernando, também me faço acompanhar de bonsaistas competentes e experientes. Veja (você como moderador tem acesso) que a foto que encaminhei junto de minha inscrição estou com o mestre Osamu Hidaka, de quem muito tenho aprendido sobre a arte bonsai e mais uma série de outros assuntos que muito me orgulho poder tratar com ele.
Hidaka Sensei também utiliza bacias plásticas, assim como nós dois.
Lavar as raízes de uma kaizuka que ficou longamente confinada em um vaso grande, para mim (minha opinião pessoal) é um tanto perigoso. Pode-se comparar com uma coleta na floresta e por esta razão, somente por esta é que sugiro cuidado com o torrão na primeira intervenção. A retirada de raízes de grosso calibre é fundamental sim, concordo plenamente, bem como o arranjo das raízes de menor calibre de forma radial e demais providências em relação à elas.
Luiz Fernando, como disse no início, vou lhe responder por partes pois não disponho de muito tempo continuamente. Então já estou por finalizar esta primeira etapa levantando uma questão que você naturalmente concordará comigo e, junto com os demais foristas, meditará a respeito. Estamos falando de uma muda onde se inicia os trabalhos para condução de um bonsai. Trata-se de uma árvore de crescimento lento. Não se consegue uma muda dessas em qualquer quintal, ou seja, a muda deve ser comprada de um produtor. E, com todo o respeito que devemos ao Julio, propietário da muda, devemos considerar que ele não detém todo o conhecimento necessário para trabalhos de nível, digamos, um tanto mais avançado como você propõe, como enxerto de raízes, de galhos para substituição por melhores e mais bem posicionados e por aí adiante.
Assim concluo com o que tinha em mente logo no início e fiz a postagem curtinha para o Julio, que a planta não tinha as melhores condições. Pronto, já seria ótimo para o Julio comprar uma que tivesse as melhores condições, do que ter que proceder uma série de trabalhos altamente arriscados e complexos para consertar uma planta que foi comprada erroneamente. Esse inclusive, foi o que me motivou a dizer que abriria um tópico sobre mudas para bonsai. Me referia a qualidade da muda e não exclusivamente da espécie da planta.
Para tal, vou publicar na seqüência uma matéria escrita pelo Walter Pall que trata exatamente desse particular. Certamente todos os que não viram vão gostar e aprender com ele.
Por ora é isso. Voltamos, em breve a nos falar, para o bem da arte bonsai.
Felicidades. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 22, 2010 8:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Edson, acredito que a finalidade do nosso fórum seja justamente munir de conhecimentos aqueles que, como o Julio, pouco ou nada sabem. As informações que presto são justamente nesse sentido, de levar até foristas como ele o pouco que sei, seja por ter aprendido um pouco mais nos cursos e eventos de que participei, seja por ter aprendido em livros e revistas, principalmente publicações estrangeiras (grandemente superiores a qualquer uma nacional), e também informações colhidas junto a colegas e amigos bonsaistas mais experientes, como escrevi anteriormente.
Com isso, quero deixar claro que o Julio terá sempre informações pertinentes aos trabalhos por mim sugeridos, para que ele e demais colegas foristas possam aprender a lidar com as situações que sua planta exigir, no quesito modificações. Veja bem, o fórum, a meu ver, tem justamente essa grande finalidade que é ensinar como fazer.
Ao contrário do que postula o nobre colega, conhecimento técnico para realizar certas tarefas, como enxertia e alporquia não requer muito de qualquer pessoa com um mínimo de boa vontade e paciência. São técnicas simples, por mais difíceis que possam parecer a principio. O amigo forista e bonsaista Geraldo Inocêncio, da Bonsai Morrinhos, por exemplo, dá dicas valiosas sobre tais técnicas, mostrando o passo a passo, bem como os resultados obtidos por ele, para ilustrar suas explicações.
Claro que um bom curso básico, seguido por um curso intermediário e finalizando com um curso avançado, em que o bonsaista tenha acesso a material didático e plantas, para aprender vendo fazer e fazer sob o olhar atento de um professor é algo inquestionável, e de suma importância, a meu ver. Indico, sempre que me pedem, quais os mestres nacionais mais válidos nesse quesito, incluindo como primeiro da lista o nosso maior mestre que é Osamu Hidaka.
Voltando para a kaizuka do Julio, concordo que seja uma espécie de crescimento lento. Mas isso não significa que seja uma planta que irá demorar para emitir novas brotações, se for tratada e replantada da maneira que sugeri. Apesar do que você acredita, lamento dizer que as técnicas de enxertia de galho ou de raízes não é um bicho de sete cabeças. Nada há de dificultoso nem são técnicas tão avançadas assim que qualquer um não possa executar. Apenas, como escrevi, o candidato teria que se valer das informações contidas em nosso fórum, ou no site do Geraldo Inocencio, ou no Atelier do Bonsai.
Qualquer pessoa, Edson, pode fazer esse tipo de intervenção sem nenhum contratempo e com grande possibilidade de sucesso. É simples por demais.
Dizer com poucas palavras que uma planta não é a mais indicada e que o forista/cultivador deve procurar outra mais fácil é uma saída muito simplista. Que tal munir, com argumentos válidos, informações concretas e valiosas, o cultivador para que ele decida se quer seguir adiante com sua planta ou, como sugere, comprar outra mais fácil de lidar? Vamos seguir por essa linha, meu caro colega. Primeiro, ensine o que fazer. Não economize palavras, não faça uma colocação ou postagem curtinha. Alongue, explique e volte a explicar, mostre exemplares, cite links onde o colega possa ir buscar mais informações e exemplos de como fazer, aponte caminhos, ainda que alternativos, de como proceder para que o cultivador obtenha, com seu material fraco e difícil, resultados ao menos satisfatórios para ele, se não for possível finalizar com um bonsai de exposição internacional.
É isso que todos nós queremos ao participar desse fórum: informação para melhorar nossas plantas. Seja através de dicas de cultivo, de aramação, de poda, de enxertia, alporquia, uma projeção , um desenho, qualquer coisa que nos auxilie a fazer com nossas plantas um bonsai, por mais difícil que isso possa parecer a principio.
Não existe planta difícil. O que existe é má vontade em tentar ajudar. Material ruim? Jogue fora, compre outro. Fácil não é? E o investimento? E o entusiasmo de quem está começando agora? Jogue fora, juntamente com a planta ruim? Ora, sejamos mais coerentes, mais humanos, mais amigos, um pouco de atenção e um pouco do nosso conhecimento sobre como fazer melhor com o pouco que temos em mãos não irá nos reduzir em nada. Se eu não souber como fazer, indico quem sabe, que é bem melhor. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 9:05 am Assunto: |
|
|
Bom dia, Luiz Fernando
Realmente fui bastante direto e prá la de objetivo quando fiz minha primeira postagem ao Julio, dizendo que a planta não tinha as melhores condições. Creio que minha resposta direta seja orientada tanto pela escola oriental (que você certamente conhece bem) ou ainda pela minha profissão (sou empresário da área de TI onde o mais-ou-menos soa como morte).
Concordo com você que uma intervenção como enxertia de galhos não seja lá esse bicho de sete cabeças, mas convenhamos que seria muito mais interessante para o Julio praticar as tarefa mais simples primeiro para que, depois de adquirir mais segurança e perder aquele medo inicial de trabalhar a planta, possa partir para atividades mais complexas.
No quisito investimento, não quero que o Julio nem qualquer outro bonsaista simplesmente compre uma planta e, depois de pedir a opinição de foristas, jogue-a no lixo. Eu até sugeri ao Julio utiliza-la para outro fim ou até mesmo trocar por outra.
Mencionei em minha postagem que gostaria de abrir um tópico sobre a escolha correta da muda para fins de bonsai. Sei que isso já ocorreu, mas é fundamental que o iniciante tenha pleno conhecimento desse importante trabalho, sob o risco de comprar uma planta que sabidamente não se tornará um bonsai de mínimas qualidades.
Veja por si só, Luiz Fernando, as coisas que alguns foristas tem postado como plantas destinadas a bonsai. São indescritíveis de tão ruins. Isso é fruto do desconhecimento que estamos aqui conversando.
O estudo é fundamental, como você disse e eu também afirmei em minha postagem. Também importante é o conhecimento prático e o Julio poderia sim praticar com sua planta, conforme você também apresentou. Porém, importante dizer que a planta deve ser tida como "laboratório" uma vez que possiu qualificações desfavoráveis. É exatamente neste ponto que retornamos no quisito investimento......
Em minha postagem anterior fiz menção do Walter Pall no tocante a coleta de plantas. Assim como anteriormente, prometo mais uma vez postar o artigo escrito por ele. Muitos já conhecem, inclusive você, Luiz Fernando. Sabe que o Walter Pall é muito rígido e até firme demais. Avalia uma planta por anos antes de retira-la. Condena veementemente plantas que não tem condições e esculhamba essa história de aproveitar planta que foi jogada no lixo e que alguém pegou para fazer bonsai.
Bem, de toda forma, estou sempre à disposição seja do Julio como de qualquer outro que porventura necessite de meus préstimos, assim como me dou o direito de me valer da experiência e opinião de vocês também.
Pelo visto, segui a risca seu conselho de escrever bastante......
Tenha um bom dia, Luiz Fernando e demais foristas.
Vamos em frente, com fé e coragem.
Edson |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 11:58 am Assunto: |
|
|
Isso aqui é um topico de ajuda ou discussão pessoal, cade os administradores? _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 12:04 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
[quote="nickyfury"]Edson Trevisan, o nobre colega certamente irá permitir um aparte meu em relação aos seus comentários:
O que o cultivador precisa ter em mente é o tipo de bonsai que pretende ter com determinada planta, ainda que outros cultivadores, mesmo os mais experimentados, digam que tal planta não se presta a isso. Há técnicas e mais técnicas para serem analisadas e medidas a cada caso. Analisando uma planta, se realmente queremos ter nela um bonsai, poderemos estar mudando isto ou aquilo, cortando aqui ou acolá, enxertando um galho ou mais, alporqueando a base para formar um novo nebari, e por aí vai. Não há plantas imposssíveis. O que há é limitação de conhecimento por parte de um cultivador, ou, senão, apego a tradicionalismos e estilos clássicos.
Luiz Fernando,
Dando prosseguimento aos comentários que fizemos, gostaria de me posicionar sobre o que você apresentou e reproduzo acima.
Já mencionei que concordo que uma planta pode e deve ser trabalhada para seu aprimoramento estético. Porém não concordo em ter que iniciar os trabalhos em uma muda que se apresenta sem condições mínimas. Seria no mínimo perda de tempo e frustração futura, pois jamais alcançaríamos um resultado satisfatório, mesmo com enxertia e tudo mais.
Como naturalmente é de seu conhecimento, Hidaka Sensei afirma categoricamente que após um ano do replantio das estacas de pinheiro negro, originadas da germinação das sementes, se não atingirem medidas mínimas, são imediatamente consideradas refugo e conseqüentemente descartadas. Por que razão ele adota tal procedimento? Será limitação de conhecimento? Ou será apego a tradições orientais, uma vez que ele é japonês?
Nenhuma das anteriores. Sua conduta é baseada exclusivamente em conhecimentos científicos, que afirmam o que a prática de muitos anos comprovam que não terão futuro promissor como bonsai, mesmo sendo possível a realização de uma série de trabalhos que você muito bem elencou.
Veja o que Walter Pall responde quando questionado sobre a coleta de mudas:
Como um grande coletor de plantas, você prioriza quais características para coletar-las?Pall: Só faço a coleta se eu estiver de acordo com o grande potencial da planta.
Infelizmente meu tempo se esgotou e preciso voltar às minhas obrigações. Prometo que continuo meus comentários, que ao meu ver, está sendo muito enriquecedor.
Vamos em frente, cheios de esperança.
Edson |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 1:20 pm Assunto: |
|
|
diegosanta049 escreveu: | Isso aqui é um topico de ajuda ou discussão pessoal, cade os administradores? |
Diego,
Não se assuste nem tampouco se incomode. Ao contrário, vá acompanhando atentamente por estamos apresentando à todos os foristas, conceitos e fundamentos essenciais ao desenvolvimento da arte bonsai, objetivo primordial do fórum.
Somente a título de comentário, antigamente (pois praticamente não existe mais) isto que estamos fazendo nominava-se como "Duelo".
Isso, naturalmente no melhor dos sentidos, haja vista que só é permitido entre amigos e detentores de ótima reputação e conhecimento de causa. Não que eu seja assim tão bom, mas considero o Luiz Fernando.
Continuemos seguindo em frente, com muito debate e respeito mútuo.
Edson |
|
|
 |
Evandro Alves de Almeida

Registrado: 14/09/10 Idade: 59 Mensagens: 15 Localização: Peruíbe-SP
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 3:10 pm Assunto: |
|
|
Julio, como já foi falado por mais dificil que seja se trabalhar com determinada planta, sempre haverá alguém que fará um belo trabalho!
Quanto a sua planta acredito que daria um exelente tanuki, isso é claro se encontrar um tronco bom.
Vejá este exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=mSs0Qe_ukRY&feature=related
Em relação a foto que você postou do junipero, aquele é um bom exemplo de tanuki.
Abraço
Evandro _________________ "Três coisas trazem infelicidade: saber e não ensinar; ensinar e não fazer; ignorar e não perguntar".
São Beda. |
|
|
 |
Evandro Alves de Almeida

Registrado: 14/09/10 Idade: 59 Mensagens: 15 Localização: Peruíbe-SP
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 3:27 pm Assunto: |
|
|
Caros colegas,
Eu também acreditava que certas plantas não poderiam ser trabalhadas como bonsai até ver o trabalho de Graham Potter, hoje posso falar que não existe planta ruim, o que falta e imaginação e perseverança.
vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=pvs3RmuNk5E&feature=related _________________ "Três coisas trazem infelicidade: saber e não ensinar; ensinar e não fazer; ignorar e não perguntar".
São Beda. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|