|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 23, 2010 9:51 am Assunto: Caliandras qual é mais indicada??? |
|
|
Bom dia galera do forum.
Estou em duvida, to doido pra comprar uma CALIANDRA achei duas que me chamaram atenção no site NIPON segue fotos das mesmas, sem alguem puder me dar dicas ou outro lugar que tenha outros exemplares por favor me ajude!!!
estas abaixo estão com 6 anos e o custo sai em torno de 40,00
obs: não querro gastar muito!!!!
So não sei o estilo a dar para elas.
 |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Qui Set 23, 2010 12:22 pm Assunto: lá vou eu!!!! |
|
|
Bem, a sua observação de "não quero gastar muito", dá a entender que vc devia então tentar ter um bonsai originado a partir de sementes, Já que você não quer gastar muito, compre umas sementes que você gastará pouco, além disso, vc vai poder acompanhar cada estágio de sua planta.
Por favor não me leve a mal mas, se vc não quer gastar (investir) fica difícil adquirir algo que seja bom, plantas modestas ou mausais (contrário de bonsais) dão muito trabalho e não oferecem um bom custo benefício.
Em contra-partida, você pode conseguir estilizar seu bonsai conforme queira, se este for originado de sementes, já que este tipo de propagação te dá uma certa facilidade em estilização; pelo menos eu tenho feito isso.
Bem se você quer apenas um (1, um único) bonsai, economize alguns meses e compre um bonsai de boa procedência, é mais fácil do que esperar uma semente germinar.
As caliandras abaixo estão em um bom custo-benefício, se fosse eu já teria comprado, agora, poderão existir situações em que tu te depararás com um bonsai lindo, que queiras comprar, só que com um preço "salgado", você vai deixar de comprá-lo por causa disto???? Cuidar de bonsais requer muita dedicação mas os erros acontecem para nos mostrarem como proceder em uma outra oportunidade.
Espero que não me leve a mal, só estou tentando ajudar, visto que o que sugeri a vc, foram os meus primeiros passos... Abraço!!  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 1:35 pm Assunto: |
|
|
Dougb!
Por partes:
1. Os preços estão condizentes com as plantas e os preços nacionais.
2. O estilo já está pré-definido: Moyogi
3. São pré-bonsai os quais necessitarão de pequenas intervenções (refinamento)
4. Pré, em vaso de treinamento, em estados mais brutos, são mais em conta.
5. Quanto a investir, pode ficar tranquilo. Existem várias linhas de se praticar a arte mesmo sem gastar muito. Só para exemplificar eu nunca comprei um bonsai.
a. Seameadura
b. Yamadori
c. Estaquia
São opções de baixíssimo custo. O que irá encarecer um pouco são os vasos, insumos, adubos............
Um site recomendado: www.obonsai.com.br
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 1:48 pm Assunto: |
|
|
Muito bem dito Elio, tenho muitas plantas e nao gasto quase nada, faço yamadori sem desmatamento é claro, estaquia auporque tbm, tecnicas muito simples e não prescisa de conhecimento avançado para ecutar apenas algumas leituras..
Vasos se forem de qualidade sao bem caros sim, veneno, adubos sao baratos em sua maioria......iniciando na arte nao caia no conto que tudo que presta é importado ok.......... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 2:10 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Diego!
Vc lembrou bem: esqueci do alporque............rsrsrsrs! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Como disseram os colegas, têm outras maneiras mais baratas se quiser. Mas me parece que tem interesse em comprar muda. Gostei da segunda planta. O estilo é Moyogi mesmo, pensaria em inclinar um pouco para a direita e daí é só ir refinando os galhos e ápice. No topo do fórum tem uns links que pode ver. Tem tbm o ideal bonsai, bonsa mizuno. Tem que pesquisar, os preços variam bastante. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 7:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se não quiser considerar as sugestões dos demais colegas e amigos foristas, e preferir comprar uma das duas plantas que mostrou, então a melhor é a da segunda foto. Essa planta aprensenta uma boa conicidade, que é o fator definitivo de um tronco adequado (base mais larga que vai ficando mais fina a medida que avança em direção ao apice).
A planta da primeira foto aprensenta um nebari interessante e um bom movimento de tronco, mas não tem conicidade. Repare que o tronco tem praticamente a mesma grossura na base e na parte superior.
Por outro lado, a planta da segunda foto exigirá que voce faça uma boa correção do nebari. Isso pode ser facilmente conseguido usando-se um alporque próximo da base, o que facilitará a emissão de novas raízes, que vc poderá então dispor radialmente (em forma de roda, radial) em toda a volta do tronco, cortando fora a base abaixo do alporque.
A planta da primeira foto, porém, poderia render duas plantas, graças tambem a uma alporquia, a ser feita um dedo acima do ultimo galhinho existente pouco antes da curva no meio do tronco (segunda curva, no caso). Com esse galhinho, então, vc iria reiniciar sua planta, utilizando-o para formar uma boa estruturação, obtendo com isso uma boa conicidade. Com o corte do tronco nesse ponto, resultaria nova planta, que poderia redundar em outro moyogi ou mesmo um hokidachi.
São critérios de avaliação que vc deverá considerar se optar pela aquisição de qualquer uma delas. Como escreveu o grande Elio, o preço está na faixa, mas mudas brutas, que chamam de pré bonsai, poderiam sair bem mais em conta. Aliás, a meu ver, essas duas plantas, dada a infinidade de intervenções necessárias para ficarem apresentáveis, são pré bonsai igualmente, e não bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 4:04 pm Assunto: |
|
|
Ok obrigado a todos que coloaroraram em minhas duvidas.
Muito Obrigado. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|