FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edson Trevisan
Visitante

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 4:22 pm    Assunto: Shimpaku Responder com citação

Caros amigos,

Havia prometido para este final de semana providenciar algumas fotos. No entanto, encontrei uma foto de um Shimpaku, cuja qualidade está bem comprometida.

Ainda assim, gostaria da opinião dos foristas a respeito dela.

Obrigado.

[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19275_2.jp
[/img]
Edson Trevisan
Visitante

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19275_2.jp[/img]
Edson Trevisan
Visitante

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Por favor, amigos.....o que é que estou fazendo de errado?
Edson Trevisan
Visitante

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edson!

Legal o shimpaku. Aliás é a minha 2ª espécie preferida. A primeira são as Calliandras.

Acho que tem uma excelente sinuosidade. Também acho que foi bem explorado a quantidade de Jin.

Eu faria apenas o seguinte:
1. Refinaria os Jin, com uma micro retífica, ou
2. optando por fazer com alicate (lascando) deixá-los mais curtos. Em todos os casos os Jin teriam que ter conicidade.
3. O Jin-ten do apíce está legal eu apenas o aumentaria de tamanho, ou seja, diminuiria a altura verde da planta.
4. Ah, is esquecendo, a alura dos dois galhos maiores (esquerdo e direito) teriam que estar em níveis diferentes. Estão na mesma altura. Isto aparenta monotonia, o que contrasta com o aspecto bem dinâmico dessa planta.
5. Como os ramos secundários estão bem novinhos, deixaria a aramagem deles para o ano que vem.

Edson, eu vejo assim, mas, longe de ser dono da verdade, vamos ver mais opiniões...........

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 7:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Edson, as dicas do grande Elio certamente irão redundar num trabalho mais técnico e aprimorado, por isso eu não hesitaria em segui-las. Na esteira da melhoria nos jin, seria interessante marcar um shari, para ir desbastando aos poucos, de forma a proporcionar algo bem sinuoso, passando por todos os pontos dos galhos jin até encontrar-se com o apice. Isso daria ainda mais movimento ao tronco. Dicas de como fazer um shari bem feito vc pode encotrar nas fotos referenciais dos links abaixo:

http://homepage2.nifty.com/miyamotoen/bonsai-turedurekusa-16/49.htm

http://homepage2.nifty.com/miyamotoen/bonsai-turedurekusa-16/48.htm

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edson Trevisan
Visitante

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Estimados amigos,

Agradeço pelas colocações, das quais concordo plenamente.

No entanto, julgo apropriado fazer as seguintes colocações:

- Essa foi a primeira intervenção na planta, ou seja, trata-se de um pré-bonsai e por essa razão não foi procedido trabalho "completo";

- Pelo fato da planta ser de pequeno porte, e os galhos destinados a jin serem pequenos e relativamente finos, a técnica aplicada foi a mais tradicional, qual seja de matar o galho para depois trabalhar a madeira, diferentemente do que se faz quando o trabalho é realizado em galho de grosso calibre. Para as próximas estapas, aí sim será procedido o refinamento dos quais vocês apontaram com precisão;

- Quanto a manutenção da massa verde apical, o motivo não é outro senão o próprio desenvolvimento da planta, com o intuito de mante-la forte e saudável, enquanto se adensa. Com toda certeza, nos próximos trabalhos ela certamente será rebaixada, novamente em consonância com o que apontaram.

- Quanto aos galhos, tenho que pedir perdão pela foto. Como vocês podem notar, trata-se de uma foto capturada na correria e ainda única.
Mas posso afirmar à vocês que, mesmo parecendo estar no mesmo nível, eles na verdade não estão. Acontece que o ângulo que se vê nessa única foto dá realmente a impressão de que esteja a par, mas não estão. Desculpe-me pela foto. Estou checando se possuo outra onde vocês poderão validar a informação.

Do mais, gostaria também de uma palavrinha dos outros foristas.

Um abraço a todos e obrigado.
Edson
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: