|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 2:26 pm Assunto: Ligustro Yamadori |
|
|
Esta árvore foi coletada aqui em casa mesmo, cresceu sozinha ao lado da minha "oficina" e como estava atrapalhando a passagem e não teria "futuro", resolvi coletar...
A principio eu tinha pensado em fazer um moyogi, mas não sei se vou conseguir inclinar o tronco devido a raizes a esquerda e a direita... acho que vou perder ou estragar um bom neabari...
O que acham de cortar radical no tronco mais grosso e fazer o velho e bom hokidashi... até porque o tronco não tem conicidade nenhuma...?
Fotos (não sei pq está em P&B):
Coletada:
Redução das raizes:
No escorredor:
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
Prumodeg, pelo bom nebari; tronco reto, realmente eu optaria pelo Hokidachi.
Mas, lembre-se de podá-lo mais baixo e com corte bem perpendicular ao tronco, não em diagonal, certo?
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 6:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Prumodeq, considerando a ultima foto, se vc quiser, poderá ainda optar por um moyogi. Para isso, bastará replantar inclinando um pouco o tronco para a direita, cortando é claro essa raíz grossa desse lado, ou ao menos reduzindo seu comprimento. Se adotar esse estilo, para facilitar, deverá ainda cortar um pouco o galho grosso, reduzindo seu comprimento até a metade.
A vantagem de se trabalhar com o ligustro é que é bem fácil lidar com ele, que responde bem a toda e qualquer intervenção, retornando com forte e vigorosa brotação.
No caso do Hokidachi, vc terá tambem que cortar fora o galho grosso, bem como esse galhinho que brotou no meio do tronco. Ainda, terá que mudar a frente, rotacionando a planta um pouco para a direita na foto, de forma a ocultar um pouco a ligeira curvatura final (próximo do ápice do tronco).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 10:36 am Assunto: |
|
|
Nicky, na verdade eu pensei originalmentge em fazer o moyogi, mas na hora de colocar no vaso eu vi que teria problemas com a raiz a esquerda, que ficaria para fora do substrato ou com a da direita que ficaria dentro do substrato...
Por isso pensei em fazer o hokidashi, mas não quero rotacionar, pois o lado de trás da árvore estava encostado na berada da calçada e assim está faltando uma raiz naquele lado (olhando asegunda foto do post anterior dá para ver...). Com o tempo pretendo melhorar aquela raiz, enxertando uma estaca ou estimulando a brotação...
Pensei em cortar assim, antes da inclinação a direita:
Élio, é melhor cortar reto em em "V"? Vi uma materia que fala que o corte em "V" ajuda a disfarçar a cicatriz com o crescimentio dos galhos... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 11:03 am Assunto: bonsai |
|
|
prumodeq, na verdade, voce pode corrigir o problema nas raízes antes de escolher qual estilo adotar para essa planta. Basta deixar como está, inclusive com novas brotações que logo irão vir, e trabalhar na base, fazendo uma alporquia um pouco acima das raizes dificultosas.
A época em que estamos agora, primavera, é excelente para isso. Além do mais, com novas raízes vc pode formar uma boa estruturação no nebari, deixando-o o mais radial possível. Em um ano, no máximo dois, essa parte da planta estará bem formada, podendo então voce estilizar em qualquer posicionamento que preferir.
E não se espante com minha sugestão. O certo é, tendo um bom tronco para trabalhar, formar primeiro o nebari, para só depois formar a estrutura aerea.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 1:49 pm Assunto: |
|
|
Prumodeg, não tenho conhecimento suficiente para opinar sobre o corte "reto" ou "em V", em ligustro, para o estilo Hokidachi.
John Y. Naka, em seu livro "Técnicas del Bonsai" sugere e mostra que o ideal é fazer o corte em "V", inclusive envolvendo a lateral do corte, em torno do tronco, com ráfia. Isso evitaria formação de indesejáveis "calombos".
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 6:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Acredito que o trabalho com o topo do tronco preconizado por Naka leva ao melhor deste estilo. Algo que deverá ser conduzido mais ou menos de acordo com a forma abaixo:
Acredito que haja divergência quanto a essa posição de corte em V, pois muitos cultivadores não adotam isso. Os japoneses, por exemplo:
Eles inclusive "forçam" um pouco, amarrando os galhos para formar e educar a estrutura estilo vassoura:
http://www.bonsaimyo.com/products/detail172.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|