 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Isaias 2.o PASSO


Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 4:38 pm Assunto: limão verde |
|
|
Ola a todos alguem conhece esta especie de limão (galego) poderiam me dar luz sobre vaso e adubação!
Grato _________________ aprendiz |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 4:54 pm Assunto: |
|
|
Isaias, poste fotos da planta inteira e em diferentea ângulos, para que possamos avaliar melhor!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO


Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 4:59 pm Assunto: |
|
|
Acredito que seja lima ácida ou limão tahiti (Citrus latifolia).
Quanto ao vaso e adubação deixo para os mais experientes.
Abraços,
Fábio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 5:16 pm Assunto: HUM |
|
|
PRECISAMOS VER FOTOS DA PLANTA TODA. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Isaias 2.o PASSO


Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Qua Jul 28, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
segue mais fotos Paulo Henrique!
Abraços! _________________ aprendiz |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO


Registrado: 23/02/10 Idade: 45 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 11:52 am Assunto: |
|
|
Gostei, como ela está hoje ????? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO


Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 12:19 pm Assunto: |
|
|
Não sou o mais indicado para dar dicas (longe disso), mas penso que o bonsai busca assemelhar-se à arvores encontradas na natureza, como uma miniatura. Assim, para dar a devida proporção ao conjunto, se deve eliminar os espinhos. Além disso, minimiza o risco do trabalho!
Alguém concorda ou discorda? _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO


Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Seg Set 20, 2010 1:18 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho um limão desse também, o que eu pude observar é que a aramação tem de ser feita com os galhos ainda novos, outra coisa é que tem de ser conduzida sempre prestando a devida atenção pois os galhos crescem muito rápido e dependendo da poda que foi feita ela toma esse aspecto estranho "meio quadrado". No meu limão eu uso um solo drenante com argila expadinda, terra vegetal, humus e areia. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Isaias 2.o PASSO


Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Ter Set 21, 2010 6:49 pm Assunto: |
|
|
Faugustobr,também uso solo drenante,quando a condução nunca foi usado arame somente poda!
Pethrus Barros,ele esta bém com muita flor e varários frutinhos.
Julio Morosky Filho,concordo,mas eliminar os espinhos estranho....
Abraços... _________________ aprendiz |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO


Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 9:16 pm Assunto: |
|
|
poste foto dele com frutos...
é uma planta q me agrada mt tb
abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO


Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 8:11 am Assunto: |
|
|
Isaias escreveu: |
Julio Morosky Filho,concordo,mas eliminar os espinhos estranho....
|
Eu li esta recomendação mais de uma vez aqui no fórum mesmo... só não me lembro em qual tópico.
Abraço. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 7:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
A primeira providencia é definir uma boa estruturação aerea para sua planta. Isso pode ser conseguido através de podas de correção e aramação. Lembrando apenas que, ao aramar, não deverá apertar demais o arame, para não estrangular o galho. Ao contrário de outras plantas, as cítricas não suportam muito bem esse tipo de coisa, podendo o galho secar e morrer.
Sugiro então que vc selecione os galhos mais bem posicionados, cortando fora os demais. Há dois seguimentos de tronco, isto é, dois galhos apicais. Um deve ser cortado fora, dando ensejo a novas brotações ao longo do tronco e do galho restante. Com elas, vc poderá posicionar galhos e densificar, isto é, aumentar a quantidade de folhas, que estão muito distantes do tronco, apresentando com isso espaços vazios.
O melhor, para começar, é proceder a uma desfolha completa da planta, analisar adequadamente a estrutura atual dela, por todos os lados, e então selecionar quais galhos cortar fora, bem como reduzir o comprimento dos que ficarem. Todo esse trabalho pode ser feito mais facilmente se, ao cortar fora as folhas, cortar tambem os espinhos.
Bonsai de citricos são muito atrativos e bem mais comum que imaginamos. Eis alguns:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO


Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Qui Set 23, 2010 7:58 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, Já que passaste por aqui, que tal tirar adúvida sobre os espinhos? O que eu sugeri é procedente, indiferente ou estou equivocado?
Abração. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 7:49 am Assunto: bonsai |
|
|
Julio, eliminar ou não os espinhos irá depender do cultivador. Para facilitar o trabalho, sendo ele iniciante no trato com espécies que tenham espinhos, pode retirar para facilitar, inclusive na hora de aramar ou efetuar poda de limpeza.
Com o tempo, nós tendemos a ficar alertas e aprender a lidar com isso, sem nos machucarmos muito. Imagine, por exemplo, o trabalhão que não dá retirar todos os espinhos de uma piracanta, um piteco, uma acacia africana, para só depois proceder ao aporte de arames? Então, a medida que o cultivador vai adquirindo experiencia, ele passa a dispensar a retirada dos espinhos, ainda que, vez ou outra, enterre a ponta dos dedos em algum, ou vice-versa. rss
Só quem já quebrou a pontinha de um espinho de piracanta na ponta de um dedo é que sabe a dor que isso causa. Não é a toa que essa planta é denominada, em ingles, de Firethorn, ou espinho de fogo. Seu veneno queima por uns dois ou tres dias, incomodando mesmo.
Quanto à estética da planta, retirar os espinhos não tem nada a ver com a sua colocação, ou de outro forista, em relação a proporção do conjunto. Pelo contrário. Se uma planta tem espinhos, como bonsai, irá continuar a ter espinhos. Voltemos à piracanta: alguns de seus espinhos irão se alongar, formando novos galhos. Inclusive, ocupando talvez uma posição pretendida pelo cultivador, para formar ou melhorar a estruturação aerea da planta. Então, ao cortar aquele determinado espinho, para corrigir a proporção, ele perderá a chance desse novo galho bem situado, vez que, ao aguardar uma outra brotação no local, ela pode nunca mais ocorrer.
No caso dos citricos, como laranja, limão, mixirica, kinzu, kinkan, aconselho retirar os espinhos apenas enquanto o cultivador não dominar a técnica de trabalhar sem retirar, ou sem se machucar tanto. Depois, com o tempo, aprender a fazer o que tiver de fazer sem mexer com os espinhos. Num bonsai de roseira, por exemplo, ou de outra planta espinhenta qualquer, como a negui japonesa, há espinhos por demais para retirar, sem causar danos à planta. Duas opções então: retirar e correr o risco de perder a planta, ou deixar e se machucar? melhor a segunda, pelo menos o machucado sara. Planta morta, bye-bye, nunca mais.
O negui pode ser visualizado na pagina abaixo(pag 2), ultima foto:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=129483&sid=8c2dc97b0295696a127d89fa3d73cd12 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO


Registrado: 09/05/07 Idade: 47 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 10:11 am Assunto: |
|
|
Ah! Ok, mais uma liçao! Obrigado. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|