FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

"Areia" de Formigueiro... Serve como substrato?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 23, 2010 11:35 pm    Assunto: "Areia" de Formigueiro... Serve como substrato? Responder com citação

Olá pessoal, gostaria de saber se aquela areia retirada dos formigueiros pelas formigas pode ter utilidade como substrato, drenante ou não, e se sim, qual desses tipos seria.

Agradeço desde já! o/

-----------------------------
E se não for pedir demais, alguém poderia me listar o nome/tipo de todos os substratos drenantes? ^^"

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 12:51 am    Assunto: Responder com citação

Guilherme,

Terra de formigueiro nao e drenante, pelo contrario ela ira reter muita agua, ira compactar e sufocar as raizes da planta, se vc tiver disponibilidade, uma boa opcao e a terra de cupinzeiro, quebra ela, passa por uma peneira, depois coloca em uma tabuleiro e leve ao forno por uns 15 minutos a uns 100 graus pra esterelizar, depois misture com pedriscos ai vai ter um substrato drenante , que conserve a umidade. A terra de cupinzeiro substitui o famoso tijolo e caco de telha que vemos aqui no forum. Mas terra de formigueiro nao e legal.

Valeu, qualquer duvida e so postar garoto
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Ah, obrigado, Marcio!

Mas e se eu repetir o mesmo processo da terra de cupinzeiro?
Será que dá certo?

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 11:04 am    Assunto: Responder com citação

A terra de formigueiro tem granulometria muito pequena, e se desfaz muito facil, faca um teste vc mesmo, pegue um pouco de terra de formigueiro, coloque em um vaso pequeno, e molhe todo dia, depois de uma semana observe o resultado e veras do que estou te dizendo.
Uma opcao para este tipo de solo, seria pra fazer um solo granulado, ai ja e outra historia, tem uma reportagem que ensina a fazer, vou procurar e posto aqui pra vc.
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme, este link abaixo e do proprio forum, o Nicky fala sobre a utilizacao da terra de cupinzeiro:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10217&postdays=0&postorder=asc&start=15

e esta materia abaixo foi retirada do seguinte link:
http://bonsai.idealgratis.com/preparo_da_terra_e_ferramentas_p01.html

transcrevo a materia abaixo, mas da uma olhadinha la:

Como fazer seu próprio substrato AKADAMA

Ingredientes:
2 partes de terra vermelha(CREIO QUE AQUI, ENTRA SUA TERRA DE FORMIGUEIRO, PORQUE ELA NAO POSSUI MATERIA ORGANICA)
1 parte de argila ou pipicat (argila granulada para gatos)
Água
1 colher de sopa de salitre do chile (opcional)
Bandejas para secar a terra
1 hashi bem apontado (palito japonês)
1 Forno (se for de alta temperatura, ótimo a 600ºC a 800ºC), mas pode ser caseiro
1 Balde
Muita, mas muita paciência

O objetivo de utilizar pipicat é para formar a argila, (nunca utilize isoladamente no seu substrato). Pipicat é uma argila compactada que se expande ao contato com líquidos. A terra vermelha é bem solúvel e a mais indicada. Nunca usei terra preta, mas acredito que os restos orgânicos da terra preta podem atrapalhar a compactação. O objetivo do forno é de esterilizar e cozer a terra, formando uma pré-cerâmica. Alguns de vocês já devem ter percebido o cheiro de queimado que é exalado pelo solo para Bonsai que compramos em algumas lojas... tem a ver!
Modo de Preparo:
Em uma vasilha (balde) coloque o pipicat e adicione água aos poucos, até que o pipicat se expanda por completo. Mexa com uma colher grande, de forma obter uma lama líquida.
Peneire bem a terra vermelha e vá adicionando ao pipicat, sempre colocando água para garantir a textura de lama. No meu caso, eu coloco uma colher de sopa de salitre do chile (diluído na água), para garantir uma certa proporção de nitrogênio ao substrato, mas é opcional. Mexa bem, até ficar uma pasta bem homogênea (lama mesmo!). Deixe descansar, no balde sem tampa por dias. Mexa sempre todos os dias. Você irá perceber que a água começa a evaporar e a mistura começa a secar. Recebi algumas sugestões de aquecer a mistura, com o objetivo de simular as condições de regiões vulcânicas, mas como não tenho um caldeirão grande o suficiente, não o fiz (Se alguém fizer, não deixe a água secar, vá completando com água fervendo). A medida que se formar uma consistência mais grossa, dura, coloque em bandejas, como as da foto, comprimindo para formar um bloco, até metade da bandeja (é importante que sobre um espaço para desfazer o bloco). Quando for secando, vá desfazendo o bloco em grãos com auxílio do hashi. Deixe sempre secando na sombra, se possível parcialmente coberto para garantir uma secagem bem lenta. Peneire os grãos, selecionando o que interessa e deixe secar bem (na terra mais fina, pó, que sobrar pode ser adicionado água e repetir o processo). Depois de seco, pulverize com água (névoa) apenas para umedecer superficialmente todos os grãos e leve a forno alto por 1 hora, aproximadamente (mexa os grãos de vez em quando (a cada 30 min) para que cozinhem por igual. Retire do forno, pulverize com água morna e deixe esfriar. Está pronto! Basta misturar pedriscos ou faça sua mistura preferida.
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2010 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Hum, legal, obrigado, Marcio!

Apesar de simples a escolha dos ingredientes, acho meio trabalhoso para a minha situação atual mas posso tentar seguir a receita.

Também procurarei por mais informações com um amigo meu que analisa solos. Wink

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: