|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 4:38 pm Assunto: Leucena - Ajuda escolha de vaso??? |
|
|
Amigos do forum,
Esta é a minha primeira postagem por aqui e queria a opinião de vocês sobre a escolha de um novo vaso para minha leucena apresentada nas imagens a seguir.
Esta leucena está comigo a uns 6 anos, fiz uma remodelagem nela há pouco tempo que modificou toda a sua aparência, principalmente pela confecção do gin no lado direito e acho que precisa modificar o vaso para um melhor equilibrio do conjunto. Desta maneira gostaria da ajuda de vocês para escolher um novo vaso, por favor opinem.
Um abraço a todos
Luiz Peregrino
Editado pela última vez por Luiz Peregrino em Dom Set 26, 2010 6:04 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 6:23 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Luiz, primeiramente seja bem-vindo.
Parabéns pela sua árvore, achei muito boa. Não sou muito experiente mas acho que ficaria legal em algo mais rústico, talvez numa paisagem ou sobre uma lasca de pedra.
É isso aí, muito bom
Abração |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Eu gostei, achei muito bonita.
Só em uma próxima envasada tentar colocar ela mais no centro pra não ficar com as folhas saindo para fora do vaso. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 7:27 pm Assunto: |
|
|
Luciano, eu tinha pensado no que você sugeriu como uma das possibilidades, plantá-lo em uma bandeja mais rasa (rústica) sobre uma pedra como uma paisagem, dando mais destaque na paisagem em si. Outra possibilidade que também estou pensando é um vaso retangular, com borda um pouco mais alta que dê mais destaque a planta. Vou aguardar mais sugestões antes de decidir finalmente. Muito obrigado pela ajuda.
Leandro, quando este bonsai foi plantado neste vaso, ele não tinha esta formação, o gin que hoje ele apresenta era o restante da estrutura da planta que ficava bem triangulada e em equilíbrio com o vaso, porém fiz a mudança porque visualizei esta nova formação como uma opção melhor ao que era antes e ficou parecendo que eu tinha plantado fora de equilíbrio, por isto quero sugestões de novo vaso para nova formação. Grande abraço e obrigado pelo post.
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 7:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Luiz!
Muito boa essa Leucena. Está de parabéns, visto ser uma espécie difícil de controlar as grandes folhas compostas e entre-nós longos.
Gostei muito da estrutura dela!
Talvez a única coisa que fica um pouco artificial são as linhas iniciais do tronco, formando ângulos de 90 graus.
Assim, eu usaria um vaso retangular mas, plantando com uma inclinação para esquerda de uns 30 a 45 graus.
Dica: Quando eu quero mudar a inclinação de uma planta, ainda em foto, eu uso uma folha de papel em branco e coloco junto à tela do PC, em posição inclinada.
Um abraço e mais uma vez, parabéns! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 7:50 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio, Muito obrigado pelas dicas e pelos elogios ao bonsai. O toque que você deu na angulação é mais ou menos como a foto abaixo?
Um abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 7:55 pm Assunto: |
|
|
Isso, Luiz!
A meu ver fica melhor mas, gosto é como pescoço...............cada um tem o seu. Frase do meu velho amigo Nicky.
Sinta-se à vontade em aceitar a sugestão ou não.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 8:25 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Gostei sim desta nova angulação sugerida por você, para este novo estilo que o bonsai se encontra cai muito melhor. Mais uma vez obrigado.
E o vaso? retangular de borda baixa ou mais alta? vitrificado ou sem vitrificação?
Luiz Peregrino |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 8:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Luiz, como o bom amigo Elio frisou, vc está de parabens por seu excelente trabalho nessa espécie, dificultosa ao extremo. Para melhorar ainda mais, considerando que o estilo adotado por vc é o literati, eu sugiro um vaso de bordas irregulares, menor que o atual, ainda que um pouco redondo. Ou, se não encontrar um assim (apesar do mercado nacional apresentar ótimas opções atualmente), então prefira um redondo, de bordas baixas, menor que esse. Eis alguns exemplares:
Como se trata de um ótimo trabalho, acredito que valha a pena vc investir na compra de um ótimo vaso em que acondicionar, pois a apresentação final é tudo para um bonsai:
Por isso, sugiro que visite o site do ceramista Sergio Onodera e dê uma conferida nas peças dele. O link abaixo abre para a pagina em que apresenta vasos organicos:
http://www.bonsaipots.com.br/index.php/component/option,com_expose/Itemid,30/
Outro ceramista que produz tambem com qualidade indiscutível é Shugo Izumi, de Atibaia/SP:
http://www.projetobonsai.com/2009/06/01/atibaia-parte-iii/
[/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 8:40 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Nickyfury, Muito obrigado pelos elogios ao bonsai. Realmente a leucena é um pouco trabalhosa por crescer demasiadamente as veses sem controle, mas já trabalho com elas desde 1998, quando plantei a minha primeira semente de leucena. Além desta tenho outras duas da mesma espécie que posteriormente postarei para os amigos pedindo algumas sugestões.
Adorei as dicas dos vasos que você fez. O Izumi eu conheço o trabalho e já comprei dois vasos dele.
Muito obrigado mais uma vez.
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 24, 2010 9:33 pm Assunto: |
|
|
Luiz, bem lembrado pelo amigo Nicky!
Com a nova posição, mais coerente com o estilo literati, o vaso, sim, tem que ser redondo, seja com formas regulares ou irregulares.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 10:08 pm Assunto: Vaso |
|
|
Saudações Luiz!
Parabéns pelo trabalho e concordo com o Luciano Pessoa.
A graciosidade desta planta esta na rusticidade que ela passa, minha particular opinião é que realmente deva estar em harmonia com um vaso rústico.
Abraços;
Everton |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 44 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 11:24 pm Assunto: |
|
|
É isso aí Luiz, esse fórum é assim mesmo hehe. O que não vai faltar são otimas opiniões. Seguindo as dicas dos mestres Élio e Nickfury com um pouco de rusticidade vai ficar show. Aqueles exemplos que o Nick postou na minha opinião são perfeitos, principalmente o segundo de borda irregular. |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 12:41 am Assunto: |
|
|
Poxa Luiz, bonita essa Leucena! =D
Me animou mais ao pensar na que estou cultivando desde semente, ela deve ter uns 2 meses...
Mas confesso que fiquei um pouco com medo em saber que é de crescimento meio descontrolado e de difícil manipulação... ^^
Bem, bom trabalho para você! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 25, 2010 8:17 am Assunto: |
|
|
Guilherme,
A leucena te um crescimento bem acelerado, mas nada que não dê para controlar, ela só requer um pouco mais de trabalho e atenção, para que o projeto desejado seja alcançado. Por ter este crescimento muito rápido, as podas são constantes, principalmente as de refinamento, porque sempre tem um bendito galho novo nascendo e querendo tirar a arvore da formação, mas é só ter mais atenção.
Dicas com as leucenas:
* Pouca ou quase nenhuma adubação;
* Cuidado com a aramação, apesar dos galhos parecerem maleáveis eles quebram com muita facilidade. Verificar sempre o galho aramado, pelo crescimento rápido vacilou o galho fica com marca de arame;
* faça podas constantes na copa, nunca deixe um galho se desgarrar demasiadamente, a cada quatro novas folhas eu corto o galho para duas e assim sucessivamente;
* Quando ela estiver no vaso de bonsai,pelo menos uma vez por ano faça podas de raízes trocando um novo substrato, não só os galhos apresentam crescimento acelerado, as raízes também, em um ano o que sobra de substrato no vaso fica na camada mais superficial, a parte inferior fica totalmente tomada pelas raízes, que tomam a forma do vaso.
Em fim é isso, apesar de serem trabalhosas, eu particularmente gosto muito delas, aceitam todo tipo de substrato, todo tipo de poda de raízes e galhos, são muito rústicas e resistentes, além de se conseguir uma boa estrutura de bonsai em pouco tempo.
Um abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|