|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Sex Set 24, 2010 9:44 pm Assunto: Jabuticabeira - Fotos |
|
|
Como minha primeira participação neste fórum gostaria da opinião de vocês sobre está árvore.
É uma jabuticabeira que ganhei em dezembro do ano passado.
As únicas coisas que fiz nela foram uma poda de ramos (já cresceu novamente) e um transplante esta semana com o início da primavera.
Estava num substrato extremamente duro, uma terra vermelha totalmente compactada, mas as raizes estão sadías e bem desemvolvidas.
Coloquei a régua pra ter a noção do tamanho. A régua tem 30cm.
Foto de cima para mostrar a copa.
Troquei a planta de posição alguns dias antes do transplante, e também tivemos dias muito quentes mesmo antes do início da primavera; este deve ter sido o motivo da queda de folhas. Mas já está se recuperando.
Mais uma foto da copa.
O substrato que usei foi: 25% de terra comum (1mm à 3mm) - 25% de húmus (1mm à 3mm) - 50% caco de tijolo (1mm à 3mm)
Espero não ter cometido muitos erros...rs!
Obrigado a todos! |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Set 26, 2010 11:43 am Assunto: |
|
|
minha humilde opinial.
São duas plantas?
Se for não sei se jabuticaba funde o tronco se quiser fazer um teste enrole uma liga bem apertadinha ja que fez o transplante a poucos dias espere 1 ou dois meses depois coloque em uma bacia grande e deixar elas engrossar mais.
Se minha eu separaria e ficaria com duas plantas. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Dom Set 26, 2010 1:16 pm Assunto: |
|
|
Bom dia, eu concordo com o Leandro em separar as plantas, o que achei curioso que se observar o tronco das duas árvores são quase idênticos, parecem estar espelhados...
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Set 26, 2010 1:38 pm Assunto: |
|
|
Separe as duas, sera melhor, caso queira manter o estilo de tronco duplo, voce devera colocar alguma coisa entre os dois pois estao muito juntos, assim separando ambos um pouco.
Mas eu ainda sou a favor de separar as duas literalmente e fazer duas plantas, assim tera mais oportunidades de trabalho, no mais e colocar na terra ou numa bacia grande e esperar a natureza fazer parte do trabalho. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 1:35 am Assunto: |
|
|
Antes de qualquer coisa obrigado pela opinião de vocês.
Na verdade não sei como separar as duas plantas agora, visto que fiz o transplante apenas alguns dias atrás, e as raizes estão totalmente entrelaçadas, creio que tenha germinado duas sementes muito próximas e a pessoa deixou crescer.
Como o leandro observou talvez unir os troncos fosse uma boa opção, se é que isso é possível com uma jabuticabeira.
É Fabio também fiquei intrigado com o fato dos dois troncos serem bem parecidos, coisas da natureza creio eu.
Se alguém tiver alguma experiência sobre a união de troncos nessa espécie eu agradeço..
Abraços... |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 11:41 am Assunto: |
|
|
Unir os dois troncos, creio ate ser possivel, mas imagine como e um tronco de uma arvore( redondo), se vc unir os dois, cres que podera fazer algo proximo a forma redonda, creio que ficara algo meio ovalado, desta forma, na minha humilde opiniao, eu descartaria esta opcao, quanto a separar as duas, se estiverem muito juntas, pode cortar mesmo, o importante e sobrar raizes nas duas plantas, a epoca e propicia a isto. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Set 28, 2010 10:43 am Assunto: |
|
|
Everton,
acho que a união dos dois troncos para engrossamento não é viável. Primeiro pelo formato do futuro tronco; se assim fosse deverias usar pelo menos três mudas. Em segundo, pela própria característica da espécie acho que os troncos não fundiriam, ficando marcas mais pronunciadas que nos conhecidos fícus trançados.
Uma opção seria esperar a planta se recuperar desta intervenção. Quando ela começar a emitir brotações você poder fazer uma leve desfolha, separar as duas mudas e transplantá-las para um conjunto escorredor/mamadeira.
Veja uma das minhas jabus:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11766
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|