FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em Acer Palmatum Atropurpureum
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 10:15 pm    Assunto: Alporquia em Acer Palmatum Atropurpureum Responder com citação

Prezados Colegas,
Boa noite!

Gostaria de saber qual seria a melhor época para fazer estacas e alporquia numa muda de Acer Palmatum Atropurpureum?

Aguardo seus comentários.

Obrigado!
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

aproveite que vc esta a primavera e faz
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2010 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth,

Você saberia me dizer em quanto tempo as raízes surgem nas estacas? E no alporque, em quanto tempo eu poderia estar cortando?

Obrigado!
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 7:38 am    Assunto: Responder com citação

estacas nunca fiz, mas alporque, o q eu fiz levou menos de 3 meses para enraizar bem
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth,

Você saberia dizer a diferença entre o Acer Palmatum Atropurpureum e o Acer Palmatum Deshojo?

Obrigado!
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 10:28 am    Assunto: Responder com citação

julianocamara, t falar a diferença... eu não sei.... mas o deshojo é um sonho meu ainda, e li em algum lugar uma vez q o Atropurpureum não é mt utilizado para bonsai.

abraços
julianocamara
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Vhalveruth,

Pesquisando no Google achei o seguinte abaixo:

Acer palmatum – originário do Japão, possui folhas verdes durante a primavera e o verão, sendo substituídas pela coloração castanho amarelada no outono.

Acer palmatum "Deshojo" – no início da brotação (primavera) possui uma folhagem vermelho sangue que passa ao verde, mantendo-se até o outono, quando adquire a coloração outonal.

Acer palmatum atropurpureum--suas folhas têm a coloração vermelho escuro ao longo de todo o ano, sofrendo uma leve variação no outono. Tem como característica, folhas um pouco maiores que os demais, sendo uma das poucas variedades de acer que não aceita a desfolha.

Acer buergerianum – possui folhas em forma de tridente, de cor verde viçosa na primavera e verão, ganhando uma tonalidade que vai do amarelo alaranjado até o vermelho escuro no outono.

Acer campestre – nativo da Europa, possui folhas verdes na primavera e verão que passam ao tom amarelado no outono.

Baseado nessas definições, qual o que você tem? O seu fica sempre vermelho ou fica esverdeado após a maturação das folhas?
Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 10:41 am    Assunto: Responder com citação

o meu é um Acer palmatum...

as folhas Brotam em um tom de laranja escuro e se tornam verdes na primavera e verão com a chegada do fio elas começam a ficar laranjas.

no caso.. o laranja deve ser o tal do castanho amarelada q fala no texto

abraços
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Juliano, essa pesquisa relata fielmente como são os áceres.

Vamos ao que se refere o cultivo:

1. Mais resistente, mais comum: Buergerianum (Kaede)
2. Bom de cultivar, mais bonito e mais nobre, requer mais cuidados: Palmatum (Momiji)
3. De bela coloração inicial, depois as folhas que ficam à sombra das outras folhas vão ficando verdes. Requer bastante cuidado. Planta bem sensível: Deshojo
4. Normalmente enxertado, caso contrário de difícil sobrevivência. Difícil alporquia (já matei um assim): Atropurpureum
5. Campestre, não tenho experiência.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 10, 2010 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, eu acabei de comprar duas mudas enormes... Very Happy
Para mim eram simplesmente Palmatum... nascem verdes, com a haste tambám verde nos brotinhos... então saem do verde claro.. e seguem para o verde levemente escuro... me falaram que fica avermelhado no outono... Wink

e agora? Qual seria...? rsrsr... pois a base do tronco está lenhosa... mas o resto dos galhos parecem mais bambús...rsrs...

adoraria uma orientação...
abrçs... Leandro.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Carlovich, se tiver 5 pontas na folha: Palmatum (Momiji). Se tiver 3 pontas: Buergerianum (Kaede)

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 9:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu velho, um adendo: o Palmatum dito momiji se divide em dois: sendo o mais comum o palmatum e o outro o yamamomiji, ou seja, palmatum de montanha. A diferença está na coloração da madeira. O da montanha é mais claro que o da planície. Very Happy

Faltaram ainda na descrição o palmatum shishigashira e o palmatum negundo. O primeiro tem diversas variações, mas a caracteristica principal são suas folhas delgadas e finas. O segundo, é caracterizado pelas folhas variegadas.

O que eu acho surpreendente nessa espécie é a quantidade de variedades. Tal qual o ficus, são inumeras, sendo algumas dificeis de serem cultivadas no Brasil, por serem plantas de clima extremamente frio, de montanha com neve.

Aqui em minha chacara, por exemplo, consigo cultivar apenas kaede e uma variedade mais resistente do palmatum. Os demais, só em fotos e imagens de livros e revistas. Rolling Eyes

A variedade de palmatum dissectum, por exemplo, apresenta folhas rendadas, muito interessantes:

Se alguem se interessar em pesquisar, há outras variedades bem diferentes, algumas com nomes exóticos. O link abaixo remete a uma pagina, em que as variedades de acer estão nominadas em ingles e japones. Basta marcar o nome (em qualquer dos dois idiomas), colar no google e fazer a pesquisa por imagens:

http://www.eudict.com/?lang=engjpk&word=Siebold maple, acer sieboldianum

Este ultimo, aliás, possui uma folha bem diferente da maioria dos palmatum, a meu ver; Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Aproveito o tópico e a presença de grandes conhecedores da espécie para confirmar qual é a espécie que estou tentando obter através de estaquia.

Ontem na segunda tentativa de estaquia

No inicio do outono, na primeira tentativa de estaquia

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 11:10 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:

O que eu acho surpreendente nessa espécie é a quantidade de variedades. Tal qual o ficus, são inumeras, sendo algumas dificeis de serem cultivadas no Brasil, por serem plantas de clima extremamente frio, de montanha com neve.

Amigo Nicky
Venha aqui para a serra gaucha então... Veja:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15243

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 6:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, a serra gaucha sem dúvida nenhuma é um ótimo local para se cultivar muitas espécies que adoram o clima frio, de montanha. Mas há outras, porém, que pedem mais neve e frio do que essa mostrada nas lindas fotos que apresentou. Shocked

Estive em Campos do Jordão/SP, e mesmo lá tive o grato prazer de ver aceres palmatum plantado em ruas e jardins publicos e privados. Deparei com arvores centenarias de platano, que é justamente a arvore que produz a folha simbolo da bandeira canadense. Isso para não falar de outras plantas, como pinheiro negro. Mas, infelizmente, não irei ver jamais nem lá nem na serra gaucha um pinheiro branco, por exemplo e algumas variedades de acer. Rolling Eyes Rolling Eyes

Mas que importa isso, realmente, diante da beleza incontestável de uma nevasca, como a que voce fotografou? Prazer inefavel e incomparável a que eu, em tempo algum até hoje, tive acesso. Obrigado por compartilhar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: