|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Set 26, 2010 7:04 pm Assunto: Calliandras transplantadas/desfolhadas |
|
|
Olá pessoal!
Essas 2 Calliandras foram transplantadas mês passado.
Esta fiz uma poda/desfolha parcial.
Esta perdeu todas as folhas, após o transplante. Acho que podei demais as raízes.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Editado pela última vez por Elio em Dom Set 26, 2010 10:24 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Set 26, 2010 10:13 pm Assunto: |
|
|
E ae Élio, numa boa!?Já tá que é um guri de 18 novamente?rs...
Legal suas caliandras.E como dão trabalho no verão, em recipientes rasos, substrato drenante e exposição solar, concorda? Tenho uma aqui que insiste em viver, acabei tirando do sol a coitada.Deixava no sol, só podia molhar quando retornava do trabalho, as vezes era tarde demais, murchava tudo.Se deixasse dois dias sem água então, levava dias pra se recuperar.Agora deixo sob a sombra das árvores.O amigo Ricardo Paiva, através de um exemplar seu, fez-me encantar por esta espécie.Sérgio Siqueira tb.Agora as suas bem trabalhadas.Parabéns meu velho, sucesso na recuperação!abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 2:55 pm Assunto: |
|
|
Fala, Bozó!
Cara, carro véio a gente reforma mas num fica novo não..........rsrsrsrs!
Então, a Calliandra dá um pouco de trabalho. Nessa época então tem que ir podando quinzenalmente. senão elas saem fora da estrutura.
Mas notei que embora possam murchar pela falta de água, elas suportam bem esse estresse hídrico.
O chato é que elas fecham as folhas por qualquer motivo; Excesso de sol, falta de sol, frio, escuridão, se molhar as folhas.....................até se fizer "Buuuu!"
Obrigado pelos votos de recuperação. Tá indo bem legal o chato é ter que resistir e não levantar vasos............rsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio, tudo bem ? já percebi que o Sr. gosta de calliandras, será que pode me tirar uma duvida ?
Comprei uma calliandra num viveiro, mas como estava de moto ficou dicil de leva-la, ai eu com minha mente brilhante de principiante logo pedi a tesou de poda empretada e cleu nela fiz uma poda drastica lá mesmo no local, e levei o toco plantado no vaso, chegando em casa replantei sem mecher muito no torraõ, será que brota ?
obrigado
ADN |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 5:14 pm Assunto: |
|
|
Olá ADN!
Com certeza rebrota sim. Deixe no sol. Se tiver condições de colocá-la num lugar que tome sol somente pela manhã, melhor.
Pouca água porque está sem folhas (sem fotossintese e sem transpiração).
Não estranhe que ela irá demorar um pouco para rebrotar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Set 27, 2010 5:42 pm Assunto: |
|
|
Elio
Ainda bem que a caliandra é uma sobrevivente... deve voltar logo com brotação...
Na primavera passada eu retirei um alporque, mas por inoperância minha ao mexer nas raizes recém formadas, arranquei quase todas... ficaram só um "fiapos".
Retirei quase todas a folhas e ela depois perdeu as que ficaram... pensei que tinha morrido! Mas minha surpresa, depois de um mês voltou a brotar...
Pena que não sobreviveu ao meu cachorro... |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 9:40 pm Assunto: |
|
|
Elio, parabens pela caliandra está mt bem estruturada e com galhos bem definidos...e pelo que os outros amigos ja falaram parece que vc entende bem essa espécie (que se assusta até com um "Buuu" ehehhe).... entao, eu tenho um exemplar aqui que está se desenvolvendo bem, porém seus galhos primarios e terciarios ainda estao com aparencia mto finas...ai vai uma foto, aconcelha-me fazer alguma coisa para estrutura-los melhor?
OBS: essa muda foi conseguida num viveiro e comecei a trabalhar nela faz um mes e meio mais ou menos....está se desenvolvendo bem e já cresceu um pouco mais do que está nesta foto...minha camera nao está aqui, mas logo que der tiro uma foto nova...
FOTO GRANDE AQUI
http://www.flashgate.kit.net/bonsai/caliandra.jpg
Grande abraço!
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 27, 2010 10:19 pm Assunto: |
|
|
Prumodeg, eu tenho 3 cachorros mas, não chegam nem perto dos bonsai, a não ser um Yorkshire mas ele é tão pequeno que nem alcança as plantas. Só faz os suportes das estante de poste ........rsrsrsrs!
Drop, na foto maior deu para ver alguns detalhes, tais como:
1. O substrato me parece muito inorgânico, seco. Na fase de desenvolvimento a Calliandra gosta de solo bem orgânico, bem adubado.
2. Dar mais sinuosidade nos ramos que vc aramou
3. Deixa crescer livremente sem poda nenhuma para ela engrossar troncos e ramos.
4. Calliandra cresce muito rapidamente.
Abraço _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|