FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Romã ou Pitanga?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gabriel3687

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 9:48 am    Assunto: Romã ou Pitanga? Responder com citação

Olá

Hoje fui a uma floricultura, aqui não tem loja especializada em bonsai, e vi alguns exemplares que eles chamam de bonsai, mas são os 'mausai' ou apenas mudas em vasos.

Vi muitas espécies, todas por 28,00 reais. Fiquei entre um romã e uma pitanga.

A pitanga provavelmente teria que arrumar toda a copa, ou seja, podar a copa fora e esperar brotar de novo. Por enquanto não quero fazer isso, então pensei no romã.

ele tem um tronco legal e tal, tem o benefício de não precisar de redução de tamanho de folha, o que pra um iniciante é bom.

Eu sou iniciante na arte, mas ja li e reli artigos por mais de um ano e nunca comecei, só olhava o dos outros.

Agora chegou minha vez Laughing Laughing

Já vou providenciar um escorredor. No substrato pensei em algo assim: 30% terra, 25% areia grossa, 20% pó de casca de pinus e 25% de pedrisco de 2 a 3mm. Não sou a favor do 100% caqueira rs.

que acham? Precisarei de ajuda com aramação/tracionamento, e algumas projeções dele.

abraço.

PS: vou compra-lo amanhã, aí posto foto.

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 11:06 am    Assunto: Responder com citação

Vendo uns post agora, vi que engrossar tronco de romã é meio impossível.
Acho melhor comprar a pitanga, não sei.

Confused O pior e que eles não tem mudas e tal. Só os mausai.

enfim, estou indeciso Smile
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 11:28 am    Assunto: Responder com citação

Ambas as especies engrossam o tronco sim, mas para isto seria necessario que vc as plantasse no chao(caso tenha espaco para tal), creio que o escorredor da uma ajudinha tbm, vc tbm pode plantar em uma bacia plastica destas de 1,99 com um substrato turbinado, 50% esterco bovino bem curtido, 25% areia grossa e 25% caco de telha ou tijolo moido, ou terra natural mesmo, tbm ajuda bastante pra dar uma encorpada, mas o solo e imbativel.
Caso tome a opcao pelo solo, vale lembrar que devera podar a raiz pivotante(caso ela exista) depois selecionar as raizes pra formar a base, ai plante em cima de uma tabua ou laje de cimento(qualquer superficie plana) de modo a obter um crescimento lateral, com isto ira engordar a base do tronco, conseguindo um atrativo bastante interessante para sua planta.

Olha Gabriel, as pessoas quando comecam na arte, querem logo ter um bonsai formado, e querem logo se preocupar com a copa da planta , ai fica aqueles gravetinhos plantados em vasos de bonsai, mas se esquecem que como uma casa, "tem que comecar da base", entao se preocupe primeiro com a base, va formando a planta de baixo pra cima, e tenha paciencia.
Abraco.

OBS: pra diminuir o tempo de espera, vale investir um pouquinho mais e adquirir uma planta ja com um tronco desejavel, ira ganhar alguns anos no processo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gabriel3687

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 11:37 am    Assunto: Responder com citação

Entendo e aceito o que disse. é o tal do lixo para janta, do Walter Pall.

Só o que acontece é que é muitíssimo difícil encontrar alguma planta boa por aqui. e o sedex tá uma faca.

Mas eu entendo, acho que vou no romã mesmo. Com alguns bons anos de esmero e paciência há de ser um bonsai bom. Se não der, só me acrescenta conhecimento.

Aquilo que não me mata só me fortalece, como diria Nietzsche Smile

Ps: optarei pelo escorredor+mamadeira pelo fato de não possuir espaço para plantá-lo Very Happy

Mas fiquemos tranquilos, acho que o básico para começar eu ja tenho.

breve fotos.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Exatamente isto, eu quando comecei, tinha varias mudinhas, hoje nao tenho mais nenhuma, estou a 5 anos longe de casa, e o meu pessoal la desleixou, so sobrou as que plantei no chao que nem sei se da pra aproveitar mais, mas depois que li o artigo do Walter( lixo pra janta) eu comecei a repensar meus planos e vendo este forum aqui , ultimamente nao se tem visto muito gravetinho por aqui nao, o pessoal cansou de brincar, agora so aparece cada mostro de toco por aqui , que deixa agente de boca aberta.
Mas e isto ai, boa sorte e vai fundo no seu projeto.
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 7:03 pm    Assunto: Responder com citação

Gabriel, Santa Helena fica no extremo oeste do Paraná. Acho que conseguirás grandes materiais por aí através do yamadori...
Fica a dica!

Quanto à galhos ou não, plantas em estágio avançado, lixo WP... tudo depende do que estás buscando.
Eu tenho plantas em estágio avançado, com nebaris de calibre, etc., mas nunca deixo de apostar nas minhas estacas e pequenos projetos. As vezes, até semente...

Claro, tudo isso com espaço e condições de cuidado. Mais uma série de outros fatores.
Então entendo muito bem, quando colegas de fórum, como o Marcio, optam e revêem seu planejamento, para terem em sua coleção e trabalharem somente plantas em estágio mais adiantado.

Enfim, essa experiência que o Bonsai proporciona é que é legal...

Abração. Vai com fé e vontade que com certeza a arte só terá a agregar na tua vida!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gabriel3687

MensagemEnviada: Seg Set 27, 2010 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Very Happy

Pois é, material de yamadori aqui não falta, meu avô tem um sítio no pé de um morro.

Acontece que sofro persuasão HEHEHE. Todos vem com aquele papo de que "muda velha não presta, muda velha não vira"

Só me faltam ferramentas adequadas para retiragem. Confused

Se isso existe no fórum, poderiam me indicar, se não poderiam tentar explicar: quanto em cm de distância da base e cm de profundidade deve-se cavar em volta de uma planta pra se retirar um torrão que garanta seu sobrevevimento de acordo com o 'calibre' do tronco.

Ex: 15cm de diâmetro, cavar em volta 30 cm e 30 de profundidade.

entendem?

abraço.
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Gabriel,
a pior parte de se cultivar bonsai é conter a ansiedade e ter paciência para esperar... Quando comecei tinha muitas estacas plantadas em vasos de bonsai; com o tempo fui adquirindo experiência e ficando mais seletivo, mas também não deixei de investir em plantas obtidas por mim de semente. Elas tem o seu valor e o seu prazer!
Quanto ao yamadori, você tem que retirar a planta do chão e colocá-la numa bacia ou caixa grande; acho difícil dizer quantos centímetros. Talvez os amigos que costumam praticar esta modalidade possam te ajudar mais...
Que ótimo que você tem campo para o yamadori no sítio do teu avô.
Uma outra alternativa viável é garimpar viveiros de mudas frutíferas/ornamentais das cidades; sempre se pode conseguir boas mudas bem mais em conta que em floriculturas.
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gabriel;
Quanto ao yamadori, caso seja uma planta relativamente pequena, basta deixar um torrão de acordo com a projeção da copa, assim você preservará quase todo o sistema radicular.
Em caso de plantas maiores, é necessário saber as características da espécie (se enraiza/pega fácil) e como se encontram as raízes dela.
Por exemplo, nas plantas do cerrado são necessários de dois a três anos para serem retiradas, pois suas raízes são poucas e muito profundas. Assim, cada ano vc corta um pouquinho da raiz e enche o buraco com esfagno, até poder cortar a(s) raiz(es) toda(as).
Para o Yamadori, (como tudo em bonsai), é indispensável paciência e cuidado! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, achei esta sugestão do Bozó em outro post:
"Diâmetro e altura da raíz da planta na coleta: costumo usar esse padrão que vem dando certo pra mim e é bem prático de aplicar a todos os tamanhos de planta- Diâmetro da raíz da planta de 3 à 6x diâmetro da base, quanto maior o diâmetro da base, menos x o diâmetro da raíz, a altura da raíz de 1/3 à 2/3 o diâmetro da raíz, sempre corrigindo a altura da planta para equilibrar-se com a proporção das raízes.

Ex: planta com x metros de altura/ 6 cm diâmetro= 6x6=36cm à partir da planta no centro, teremos 15cm de largura de raíz de forma radial em torno do eixo central(base do tronco). Se medir a largura da raíz de ponta a ponta, de qualquer lado, + o diâmetro da base, teremos os 36cm.A altura da raíz se tomarmos como medida 1/3 da largura, teremos 12cm de altura. O tronco tem que estar em equilíbrio com as medidas das raízes, podendo ser reduzido com segurança para 2x a altura da raíz, quanto mais alta à planta em relação à raíz, as chances de sucesso diminuem. Importante a redução de massa foliar da planta na hora do yamadori, evitando uma desidratação híper precoce e o acondicionamento da raízes no deslocamento, se caso for muito longe, pode-se enrolar jornal molhado em torno das raízes e envolver em plástico, evitando danos também pelo vento que é um dos piores inimigos."
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, vai me desculpar velho, mas isso ai ta confuso pra caramba, eu nao entendi nada mesmo, altura de raiz?, largura de raiz?
Sinceramente...... ufffff
nao creio que gaste tantas operacoes numericas ao ponto de chegar quase a fisica quantica somente pra um yamadori.
Ainda fico com a dica da projecao da copa no chao, e mais pratico.

Valeu
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2010 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Marcio, vi este post em outro tópico e achei que valia a pena trazê-lo para cá... Very Happy
Se entendi direito, o Bozó disse que o diâmetro do torrão deve ser de 3 a 6 vezes o diâmetro da base da planta, e a altura do torrão será de 1/3 a 2/3 do diâmetro do torrão. Assim, para uma planta de 6cm de base, teremos um torrão com 36 cm de diâmetro e 12 cm de altura... Very Happy
Essa é a sugestão dele, achei interessante, mas como já disse anteriormente, cada planta é uma planta, e é necessário um certo feeling para saber coletá-las com segurança... Very Happy
Espero ter ajudado!!!
Até +!!!
Gabriel3687

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pessoal. Gosto muito de cultivar bonsai a partir de semente, é bom por que voce começa a projeta-lo e moldé-lo desde cedo. Aqui o clima é muito bom, tem chuvas regulares e ta, creio que as raízes não sejam aí como no cerrado. Não sei.

Quanto aos viveiros, pasmem, há um lugar aqui, o viveiro municipal, onde pode pegar qualquer muda de lá de graça e sem nenhum documento.

Meu pai pegou um ipê lá uma vez, e hoje ja tem uns 8 anos que tá la em casa, plantado na frente, e deve ter seus bons 35cm de diâmetro Shocked

enfim, obrigado pelas informaçoes. Breve fotos das estacas e de um yamadori de leucena Very Happy
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 9:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Gabriel, apesar do que muitos dizem em contrário, é possível formar um bonsai adequadamente bom com uma muda "mausai", como as que vc informa logo na sua primeira postagem. Eu aconselharia começar pela pitangueira, por ser uma espécie robusta, que aceita bem poda de galho ou de tronco, caso a opção aponte nesse direção. Very Happy

O ideal, logo ao comprar, é retirar do vaso em que está, proceder a uma desfolha completa, retirando todas as folhas. Em seguida, lavar bem as raízes com agua corrente, preparar um substrato bem drenante: caco de telha, pedrisco, areia grossa de rio, sem peneirar, carvão vegetal (tipo daqueles vendidos para churrasqueira). Esse substrato deverá conter partes iguais desses materiais, sendo bem misturado e em granulos pequenos (do tamanho de um grão de feijão para menos). Very Happy

Voce poderá usar o próprio vasinho plastico em que a planta veio para replantar. Mas, se quiser, poderá usar ainda um escorredor plastico, todo perfurado, ou uma bacia plastica maior, bem perfurada na lateral e no fundo. A vantagem desses dois ultimos recipientes, é que a planta poderá se desenvolver melhor, engrossando rapidamente o tronco e ramificando melhor os galhos. Very Happy

Ao fazer o replantio, forre o fundo do recipiente com uma primeira camada do substrato preparado por voce. Em seguida, deposite a planta, com as raizes bem separadas e distribuidas em toda a volta do tronco. Isso se chama desenvolvimento radial das raízes. Depois, cubra as raizes com mais substrato, até um dedo acima da base do tronco (um dedo de lado, não de comprido). Isso irá manter sua planta firme e segura. Very Happy

Regue bem, até observar agua limpa saindo dos orificios dos recipientes. Deposite o recipiente contendo a planta em local onde receba luz e calor solar o dia todo, ou se não tiver, ao menos parte disso durante o dia. Nada de sombra, nem pratinho embaixo ok? Very Happy

Em relação a plantas mais antigas, eu aconselho vc primeiro obter mudas por estaca, semente e alporquia. Vc irá encontrar ótimos artigos explicativos sobre isso no site do Atelier do Bonsai. Ali tambem há ótimos artigos que ensinam o be-a-bá necessário a todo iniciante na arte, com informações sobre como fazer vasos de cimento, por exemplo. São artigos que representam uma verdadeira mão na roda para o bonsaista iniciante e que devem ser bem estudados por quem pretende começar na arte bonsai. Very Happy

Para fazer um yamadori é preciso ter um pouco mais de conhecimento técnico e contar pelo menos com a ajuda de quem entende do assunto, pessoalmente. Do contrário, vc correrá o risco de perder um bom material de trabalho. Very Happy

Algumas espécies são melhores de serem cultivadas que outras, seja pela facilidade de se lidar com elas, seja por darem um retorno mais rápido a quem se inicia, o que certamente irá influir bastante no animo, vez que perder material quase sempre é muito desestimulante, para qualquer um de nós, iniciantes ou não. Very Happy

Por isso, aconselho as seguintes espécies:

Ficus, pitangueira, jabuticabeira, ulmus, caliandra, guajuvira, branquilho, piracanta, resedá, murta, acer kaede, pitecolobium tortum, ligustro, pingo de ouro ou duranta, junipero chines.

Vc pode comprar mudas ou pré bonsai dessas espécies em diversos sites de bonsai nacionais, como a Nipon Bonsai e O Bonsai. Os preços variam muito, mas certamente será seguro adquirir uma planta deles, pois as chances de sucesso serão bem maiores que comprar "mausai" vendidos a preços irrisórios em mercados, feiras e similares. Investir numa planta de qualidade é bem melhor que investir em quantidade de plantas. Very Happy

As tres ferramentas básicas para todo iniciante é: alicate bola, alicate de corte lateral e tesoura. Alicate para cortar arame, pode-se usar os encontráveis no mercado nacional, tipo os da tramontina ou corneta. Pasta cicatrizante pode ser substituida por um sem numero de outros produtos, até que se tenha condições de comprar uma japonesa, que é, de longe, a melhor que existe no mercado. Eu indico a loja abaixo, para comprar ferramentas, por ser o local que as vende mais barato no Brasil:

http://www.tenmanya.com.br/exibition_sub_cat.cfm?categoria=18&subcategoria=222

Bem, para finalizar, um pouco sobre a romanzeira:

É um forte atrativo adquirir um "mausai" dessa espécie, principalmente por que quase sempre são vendidos com frutos ou flores. Mas aconselho fugir dessas plantas, pois é uma espécie dificilima de ser bem conduzida ou conservada por quem se inicia na arte. Mesmo bonsaistas antigos, que lidam com diversos tipos de plantas, se sentem pouco a vontade para cultivar essa espécie. Shocked

Mas, se mesmo assim, quiser tentar, é importante buscar informações pertinentes ao seu cultivo em vaso, vez que o cultivo em solo difere totalmente um do outro. Nem sempre aquilo que é bom fazer com a planta no chão, pode ser feito quando cultivado em bacia, escorredor ou vaso. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: