|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 29, 2010 3:36 pm Assunto: Azevinho (Ilex aquifolium) Utilizada em Enfeites de NATAL |
|
|
Galera fui ao um viveiro pequeno aqui em minha cidade e acabei me deparando com esta especie que me chamou muito atenção devido a suas folhas espinhosas e seu caule que da o aspecto de ser muito velho.
O pessoal do viveiro não soube nem me dizer o nome pois estava la tras em um canto jogado, comprei por uma bagatela de 24 reais.
Andei procurando na intenet e achei uma especie que é muito parecida com ela, mas não sei se se trata da mesma.
Parece ser um Azevinho
O Azevinho é mais comummente utilizado como decoração de Natal, criando belos ornamentos com as suas bagas vermelhas e as suas folhas espinhosas. Pode ser cultivado em jardins e parques desde que o clima seja temperado, e consegue manter o seu aspecto luzidio durante todo o Inverno. Uma vez que as suas folhas, mesmo com mais de um ano de vida, não se renovam simultaneamente, mantêm-se sempre verdes. Tem um crescimento muito lento, pode chegar aos 10 metros de altura e aos 300 anos de vida. Quanto mais jovem for a planta mais espinhosas serão as suas folhas.
As suas bagas são venenosas. As suas folhas e casca podem ser utilizadas com fins terapêuticos, pois ajuda a descontrair certos músculos que estejam doloridos, acalma espasmos e convulsões, tem efeito calmante sobre a pele e mucosas inflamadas, combate a febre e pode exercer um efeito estimulante sobre o organismo, combatendo a fadiga.
Segue fotos, agradeço a todos que possa ajudar:
Na imagem que eu consegui na internet tem umas frutinhas vermelhas, que realmente fazem lembrar das utilizadas em esfeites natalinos.

Editado pela última vez por Dougb2010 em Qui Set 30, 2010 9:53 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Set 29, 2010 6:05 pm Assunto: |
|
|
Parece Ilex... mas tô em dúvida...
Belo material!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Set 29, 2010 9:35 pm Assunto: |
|
|
Dougb2010, é mesmo um azevinho mesmo e seu nome científico é Ilex aquifolium. Existem muitas espécies de Illex, inclusive a famosa "erva-mate" do chimarão é feita com o Illex Paraguariensis.
Faça uma pesquisa no google por Illex aquifolium que terás uma grata surpresa.
Segue aqui uma ficha que está disponível no site do atelier:
Família: Aquifoleaceae
Azevinho
Origem: Hemisfério Norte, América do Sul, Austrália, Polinésia.
Características: Alguns exemplares vivem mais de 200 anos. Em condições de vida adequadas os ilex podem alcançar até 15m de altura. Arbusto cônico, de tronco reto, com ramas estendidas e levantadas nos extremos; de forma arbustiva e ramificada desde a base. Folhas ovaladas, recortadas em lóbulos terminados em espinhos, de cor verde escuro brilhante; os lóbulos desaparecem com a idade, ficando somente os espinhos terminais. Sua folha pode ser variegata (verde/amarela), ou também com a borda branca. As flores aparecem no inicio da primavera; são pequenas, de cor branca-rosada. Os frutos, que maduram no verão podem variar do roxo intenso brilhante ao marrom quase negro.
Ilex aquifolium – Já encontrado no Brasil como planta ornamental e apresentando varias sub-espécies, entre elas o mini-hiragui. Arbusto muito ramificado, de ate 5m de altura, com tronco reto e forma piramidal. Folhagem espinhosa, de cor variando do verde claro ao escuro, podendo também ser encontrado na forma variegata.
Ilex microphylla – Arbusto de até 4 m. de porte rígido, com numerosas ramas. Folhas abundantes, de cor verde escura, relativamente rígida e não espinhosa. As folhas podem ser levemente serrilhadas ou ainda “convexas” (levemente recurvadas). Apresenta frutos pequenos e negros. E a espécie com um dos menores tamanhos de folha e muito conhecido no Brasil como “azevinho” , ou ainda “mini-buxinho”.
Ilex serrata sieboldii – Arbusto compacto, com numerosas ramificações; frutos de cor roxa, permanecendo na planta durante todo o inverno. Na primavera aparecem pequenas flores azuladas. É o tradicional Ilex Japonês que vemos em revistas e livros fotografados no inverno sempre sem folhas e carregados dos seus característicos frutos. Ocorre a necessidade de macho e fêmea para a fecundação e posterior formação dos frutos. Muito difícil de ser encontrado no Brasil.
Ambiente: No geral suportam bem o sol, inclusive no verão. Algumas variedades devem ser colocadas em uma meia sombra no verão, e a pleno sol nas outras estações. Preferem o calor úmido. Devem ser protegidas em temperaturas inferiores a 5º C., devendo ser protegidas contra ventos intensos e frios. São plantas que preferem os ambientes mais externos e ventilados, mas que também poderam ser cultivadas muito próximo de uma janela com uma boa insolação e bastante ventilação.
Rega: Proporcionar mais água depois da eclosão das flores e ate o momento em que aparecem os frutos, com a finalidade de obter uma abundante frutificação. No restante do tempo, deixar secar levemente a superfície do vaso entre uma rega e outra. Pulverizar as folhas nas épocas mais quentes e secas.
Adubo: Na primavera e outono, aplicar um adubo orgânico de decomposição lenta. No outono, o Ilex requer um pouco menos de fertilizante do que na primavera, portanto, diminuiremos a dose mantendo a freqüência.
Transplante: No inicio da primavera, antes do início da nova brotação, a cada dois anos. Retirar cerca de 1/3 ou até metade das raízes, e transplantar em um vaso de tamanho superior ao anterior se for necessário.
Poda: Despontar os novos brotos que começam a se desenvolver, assim como todos os brotos que não serão utilizados, por outro lado, deixar que os brotos que serão trabalhados se desenvolvam até o endurecimento as folhas.
Poda de estrutura: Quando se corta um ramo principal deve-se cuidar que este seja côncavo e aplicar uma pasta cicatrizante.
Poda de manutenção: Podar sempre que necessário para manter a forma da planta, sendo que normalmente deixa-se os brotos novos apenas com 2-3 cm. Eliminar sempre os brotos “ladrões” que surgem ao longo do tronco e próximos as raízes.
Aramação: Da primavera até o verão. Amarrar as ramas jovens com ráfia, utilizando também a ráfia para proteger as ramas ao aplicar o arame de cobre, já que quebram-se com facilidade, evitando-se sempre que o arame marque o tronco.
Terra: Mescla de partes iguais de terra vegetal e areia média (2mm.) Crescem melhor em solos argilosos, calcáreos e arenosos. Necessita de terra fértil.
Limpeza: Eliminar as folhas amarelas e os frutos que permaneçam muito tempo na árvore para não fatiga-la.
Dicas: Mostra um crescimento lento (aproximadamente 6m em 10 anos. Escolher uma vaso de profundidade mediana, de cor terra esmaltado ou de cor azul cobalto.
Estilos mais utilizados: Vertical informal, tronco inclinado, semicascata, cascata, raízes expostas, tronco duplo e paisagem.
Observação: Como exemplo de uma outra variedade de Ilex cultivada em grande escala no Brasil e outros países da América do Sul, temos a Ilex paraquariensis , que é a erva-mate, o tão conhecido chimarrão.
Texto cedido gentilmente pela Bonsai Brasil _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 6:45 am Assunto: |
|
|
ahhh sempre via esta espécie no viveiros e achei q ela naum tinha potencial
mas to aki babando
Imagem pega no http://www.easybonsai.it
abraços |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 8:45 am Assunto: |
|
|
Galera fico muito feliz que voces tambem tenham gostado, agradeço a ajuda, mas me surgiu a seguinte duvida!!!!
Já que ela tem um crescimento tão, mas tão lento, rsrs: "Dicas: Mostra um crescimento lento (aproximadamente 6m em 10 anos." Olhando para ela não sei que estilos posso seguir, pois devido ao crescimento lento não poderei fazer tanta desfolha e poda dos galhos, por isso gostaria de dicas de um melhor estilo a seguir aproveitando ao maximo os galhos já existentes:
Qualquer dica é muito bem vinda, se alguem quizer pode fazer algum esboço
Obrigado e valeu......... |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 10:22 am Assunto: |
|
|
Vc tem um probleminha serio na sua planta, "Conicidade invertida" veja pela ultima foto que ela e mais grossa no topo que na base, isto e esteticamente... feio, nao tenho maiores conhecimentos sobre esta planta, creio que o desenvolvimento lento da mesma se da nas regioes de clima temperado como no hemisferio norte, onde so se tem 4 meses de verao pro crescimento da mesma, de repente onde se tem quase que na pratica 12 meses de clima propicio ao crescimento este tempo se reduza um pouco.
Nao sei tbem se sua planta aceita poda radical, caso positivo, eu a cortaria e deixaria so o toco, formando um bom tronco.
Mas vamos aguardar opinioes dos mais experientes, ok. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 11:03 am Assunto: |
|
|
É eu notei isso (q a base é mais fina, "invertida"), mas comprei mesmo assim, pois é uma especie diferente, procurando na internet achei este exemplar abaixo sera que não daria de eu fazer algo do tipo??
Fazendo isso daria para afinar a parte superior do tronco!!! mas so não sei como se faz isso, alguem pdoeria me orientar???
Obrigado
 |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 12:04 pm Assunto: |
|
|
Por esta foto ai, se voce dar sequencia neste primeiro galho que sai pra direita, vc pode dar sequencia nele como uma nova copa, no proximo transplante da uma inclinacao nela pra esquerda, corte os outros galhos, ai vc pode dar uma escarificada( creio que e este o nome) arrancar a casca com parte da madeira ate o meio do tronco , dando assim impressao que um galho quebrou ali arrancando parte do tronco, o que vai resultar numa madeira exposta, assim disfarcando a conicidade invertida.Desculpe eu nao conseguir fazer desenhos, sou pessimo em computacao grafica. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 12:22 pm Assunto: |
|
|
Bela planta Marcio ,gostria de saber o tamanho da folha.  |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 2:06 pm Assunto: |
|
|
Becker a planta nao e minha, mas aqui onde moro tem muito desta arvore, ficam enormes, e toleram muito bem o frio, chegam a ficar cobertas de gelo e permanecem intactas, as folhas sao em media uns 5 cm de tamanho por umas 3 de largura, depende muito da variedade e da idade da planta. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 4:05 pm Assunto: |
|
|
Ola BECHER esta planta é minha ela tem as folhas em torno de no maximo 3cm de comprimento as maiores.
Marcio Garcia não seria melhor eu inclinar ela para o lado direito e fazer os procedimento que voce disse???
Como na imagem o exemplar que eu postei ali em cima.
Abaixo segue mais ou menos um esboço (QUE POR SINAL FIZ MUITO MAL FEITO) pq sou pessimo em fazer isso.
rsrss mas ta valento pra entender.
a parte vermelha seria para tirar a casca.
 |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 4:12 pm Assunto: |
|
|
Bom, pra seguir o estilo varrido pelo vento, tbem funciona, independente mente do estilo que vc seguira, teras que dar esta "debastada" em algum lado do tronco, pra tentar encobrir este problema, o exemplo que lhe propus era pra seguir um Ereto Informal, mas de toda forma vai ficar legal. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 4:20 pm Assunto: |
|
|
Acho que eu não entendi então a sua colocação antes, pois não entedi como fazer um Ereto Informal, nela, se tiver como vc dar uma rabiscada no modo de coloca seria bom, mesmo que seja de qualquer jeito. |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 5:01 pm Assunto: |
|
|
Nao consegui fazer projecoes na propria foto, mas fiz um desenho de crianca de 3 a 4 anos no paint, creio que da pra ter uma ideia.
http://www.flickr.com/photos/54418490@N07/5039373907/
Ainda estou apanhando pra postar fotos, vou reler o topico de postar fotos, de todo modo o link ta ai e so vcs acessarem la e ver tbem _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 04, 2010 9:24 am Assunto: |
|
|
Agradeço a todos, eu irei dar uma estuda antes de começar a mecher na planta.
Obrigado. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|