|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 30, 2010 1:50 pm Assunto: Osmocote dúvida |
|
|
Tenho usado TM+FO + fertilizante foliar Biofert Plus em meus bonsais, gostaria de me aventurar com o osmocote..
Gostaria de saber a impressão de quem usa e qual a formula !!
estou pensando em adquerir a formula 14 14 14, é adequada para Bonsai ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Caro Alex,
na minha opinião de leigo, depende de que árvore você tem, pois a quantidade de NPK é diferente para cada espécie, Exemplo.: mais nitrogênio para desenvolvimento, mais Fósforo para floração e frutificação e mais Potássio para fortalecer, cada qual tem uma necessidade diferente, acho que é isso.
Abraço,
Fábio |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 30, 2010 9:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Alex!
Eu uso Osmocote há mais de 4 anos e estou satisfeito.
Contudo, vc precisa verificar a composição e o tempo de liberação.
O 14.14.14 não possui micronutrientes, somente as de composição 15.9.12 e 22.04.08 é que possuem.
Com relação ao tempo de liberação, existe desde 3/4 meses até 14 meses, o que influi significativamente na quantidade a ser colocada no vaso.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Sex Out 01, 2010 9:06 am Assunto: |
|
|
Elio bom dia, estou totalmente errado no que escrevi ou tem algum fundamento? Estou meio perdido. Muitas informações ao mesmo tempo,rsrsrs.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 01, 2010 10:05 am Assunto: osmocote |
|
|
Ola ! grato pelas respostas...
à respeito da formulação, estarei comprando um saco de 22 kilos, a formulação 15-09-12 com micronutrientes sai por R$ 471,00 e a 14-14-14 sai por R$ 331,00 fora o frete que vou pagar de SP a Salvador...
pretendo acrescentar os micronutrientes através do Biofert Plus ! a cada 15 dias
Elio vc coloca o osmocote direto na terra ou em cestinhas ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 01, 2010 1:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Alex!
Eu coloco o Osmocote em saquinhos feitos com meia de mulher. Este ano comprei 60 cestinhas e farei uma experiência. Direto no substrato só em algumas situações, tais como:
1.Vaso de bonsai muito pequeno.
2. vasos grandes de treinamento onde a borda está bem alta, ou seja, à medida em que a bolinha fica mais leve, não corre o risco de saltar fora durante a rega.
Fábio, vc está certo quanto à ação do NPK na planta. A única coisa que nunca levei em consideração é a questão da quantidade do NPK em relação à espécie .
Já quanto ao estágio da planta, sim, faz sentido.
Plantas jovens em desenvolvimento: Mais N
Bonsai pronto: Pouco N
PK eu uso em maior quantidade no outono, quando a planta se prepara para a dormência e necessita "acordar" na primavera, bem fortalecida.
Eu aprendi assim. Se algum colega puder enriquecer mais, todos nós agradecemos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|