FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabu literati?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 5:26 pm    Assunto: Jabu literati? Responder com citação

Essa muda de jabuticabeira foi retirada de uma fazenda, há um ano e meio. Desde então, ficou exposta ao sol, vento e chuva, recebendo apenas agua da rega diária e adubação periódica. Recentemente, fiz uma desfolha completa para analisar sua estrutura e formação de galhos, visando selecionar os mais bem posicionados com que formar um bonsai. O estilo deverá ficar entre um literati ou um moyogi:

É um tronco pequeno, com uma caracteristica peculiar na frente: uma espécie de sabamiki natural:

Bem, espero que os colegas e amigos foristas possam opinar a respeito, indicando qual o melhor caminho devo seguir no sentido de formar uma estrutura aerea adequada para essa jabu. Rolling Eyes Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 5:31 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha cidade existem algumas Jaboticabas a venda com cerca de 1,80cm de altura por R$ 80,00 e estou sem coragem de enfrentar esta, será que vale o R$ investido ????
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
daniel pipolo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

belo tronco em ...poxa...

vou acompanhar em silencio por enquanto...

ate
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky...
Quando trabalhava com cana viajava bastante para fazendas...
Certa vez vi em uma fazenda em minas uma jabu de aproximadamente 80 anos que havia sido atingida por um raio e a sua recuperação gerou um literato belissimo... Shocked
Infelizmente não sei onde guardei a foto... estou procurando e logo que encontrar posto aqui.
Por isso fiz um literato de jabu também.
No curso que fiz com o Robert Steven ele me disse que tem bastante jabus na ásia e algumas literato, ele disse que adora fazer literato desta espécie.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 11:00 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo, apesar do que dizem em contrário os puristas (tipo Valdir Hobus e cia), a jabu se presta a todos os estilos, inclusive com shari e jin. Há plantas lindas dessa espécie no site Sidiao, então não vejo pq não termos as nossas estilizadas diferentemente, tambem. Very Happy

Pethrus, plantas com 1,80m são mais dificeis de serem reduzidas, principalmente por causa da raiz pivotante, muito alongada em plantas assim. Mas é aquela velha história, melhor tentar que não fazer nada e se arrepender depois. Rolling Eyes

Em relação ao preço, considerando o tamanho da planta, está até razoável. As jabu que mostrei no forum recentemente foram adquiridas a 30 reais cada uma, mas tive que arrancar eu mesmo, em uma fazenda que fica a uns 70km de distância aqui de casa. Sad

Mudas de viveiro, geralmente são mais valoradas, pois passaram por uma série de interferencias e se recuperaram bem, sendo então comercializadas algumas até produzindo alguns frutos. A extração dessas plantas geralmente implica num bolsão enorme, contendo suas raízes, que os comerciantes chamam de torrão. Muitas vezes, o torrão é tão grande que até desestimula nós, bonsaistas iniciantes, dada a dificuldade que é eliminar tal quantidade de raízes, principalmente grossas, vez que nesse torrão podem constar mais de uma pivotante (as vezes duas ou tres). Rolling Eyes Rolling Eyes

Então, antes de se aventurar com uma planta de 1,80m, a 80 reais, vc deve considerar todos esses aspectos. Se a planta estiver acondicionada em uma lata dessas de tinta, grandes, ou num vaso plastico grandão, dê uma escavadinha para ver onde estão as raizes iniciais (nebari), bem como tente erguer a lata ou vaso para ver se as raízes não estão saindo pelos orificios de drenagem no fundo. Rolling Eyes Rolling Eyes

Prefira troncos robustos, grossos, tipo da grossura da sua perna ou seu braço para mais. Assim, creio que vale o preço. Cortes de tronco, radicais, pode ser feito agora na primavera, mas implica em manter a planta no recipiente em que for comprada, para que sua recuperação não seja prejudicada, e a cicatrização do corte possa ocorrer de maneira rápida e tranquila. Very Happy

Um recurso que estamos usando, mostrado aqui no forum anteriormente, é aplicar sobre o corte, após passar pasta cicatrizante, um pedaço de papel aluminio. Ele impede a ação de agentes prejudiciais, além de manter a area seca e protegida ao longo do tempo que a planta irá levar para emitir novas brotações proximas do corte. Very Happy

Se, com tudo isso, ainda tiver dúvidas sobre o que comprar, fotografe algumas dessas plantas e poste aqui no forum, para que possamos opinar a respeito. Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho 4 yamadoris de jabuticabeiras para fazer. Fiz a poda drástica dias atrás. São árvores velhas, duas delas estavam com 3 a 4 metros. Não são tão grossas pois nasceram em meio a outras árvores grandes e gastaram suas energias em altura.

A questão é: Quanto tempo após a poda drástica é ideal fazer o transplante?

Levem em consideração que o crescimento dela estará comprometida pela falta de sol e adubação. Só não estarão com falta de água pois chegou a temporada das chuvas.

Obrigado.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 8:02 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Tiago, as minhas eu fiz as podas drásticas necessárias, cavando à volta para efetuar uma retirada com um torrão pequeno, contendo basicamente a maioria das raizes capilares, cortando então as pivotantes grossas. O segredo é uma ação rápida, para evitar perdas excessivas de seiva por parte da planta. Very Happy

Veja essa outra, em que efetuei agora uma desfolha completa. Ela pertence ao mesmo lote, só que é ainda maior: 1,20 da base ao apice, tronco grosso, com um belo movimento:

No momento da retirada, quando as forças me deixaram prostrado, rss:

Um ano e meio depois, com varios galhos brotando em toda a extensão da planta, fiz uma desfolha total, para selecionar os galhos mais bem posicionados, cortando fora os que não se encaixavam, reduzi ainda o comprimento desses galhos, para favorecer uma boa ramificação. O importante, agora, é aguardar as novas brotações. Ano que vem, aramo esses galhos e posiciono:

Detalhe: o vaso é de cimento, grande o bastante para acomodar as raízes, mais baixo o suficiente para não permitir crescimento de raiz pivotante nenhuma. Como substrato adicional, acrescentei caco de telha granulos médios. Rega diária, sempre ao final da tarde, sol pleno o dia inteiro. Very Happy

Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 11:18 am    Assunto: Responder com citação

nicky, muito belo o material.

Mas ainda tenho dúvidas:

Em alguns yamadoris eu realizei a poda drástica e retirei do solo no mesmo momento, transferindo para uma bacia. Ok.....

Só que dessa vez resolvi fazer diferente. Realizei a poda drástica mas não fiz a coleta. Deixei o tronco no solo para ver se ele se recupera mais rápido... A questão é: Qual o tempo ideal devo esperar, afim de executar o yamadori com a 'garantia' de que a planta está recuperada da poda drástica?

Obs: Garantia entre aspas.

-------

Outra dúvida... No início de 2010 eu plantei duas jabuticabeiras pequenas no escorredor de macarrão (escorredor pequeno). E até hoje as raízes não sairam pelos furos do escorredor... Já há quase 1 ano.

Uma delas brotou agora. Nasceram algumas folhas, mas o crescimento não está prosseguindo como outras jabuticabeiras.

A outra brotou vários galhos na época do transplante, mas cairam todos e até hoje não brotou mais nada, embora o tronco esteja verdinho.

Resumindo: Pouca ou nenhuma brotação. Sem raízes saindo pelo escorredor. Troncos verdes.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 5:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Tiago, o tempo que vc irá esperar para realizar o yamadori com segurança dependerá, basicamente, de quanto a planta recuperou-se no período que vc considera ideal. Pode ser um ano, dois, tres.... cada caso é um caso, isto é, cada planta responde de maneira diferente a uma intervenção, então não há como eu dizer a voce tal fator determinante com exatidão. Até mesmo porque não estou vendo a planta, nem os cortes que efetuou nela. Shocked

O ideal, penso eu, seja que vc faça a retirada tão logo perceba que a cicatrização teve inicio. Isso leva no mínimo uns dois anos. Se for esperar a cicatrização fechar por completo, algo que pode nunca vir a ocorrer, conte aí uns 8, 9 ou 12 anos. Ou até mais que isso. Sad

Eu entendo que a planta está recuperada a partir do momento que ela reinicia forte, intensa e constante brotação, por todo o tronco. As vezes pode acontecer de virem brotações próximas do corte radical, ou não. Se brotar, isso é bom, pois ajuda no fechamento do corte. A rapidez decorrerá de fatores climáticos e ação humana. Chuva, sol e adubação são fatores contribuintes para uma boa e rápida recuperação da planta. Ficar plantada no chão, esperando chuva e sem adubação adequada, não significa recuperação rápida. Rolling Eyes

Plantar jabu em escorredor e ficar esperando as raízes sairem pelos orificios.... Cara, isso é transtorno obsessivo-compulsivo. Laughing Laughing Laughing

Brincadeira... rss

Tudo na vida tem seu tempo, e nem toda vida transcorre ou muda dentro do mesmo tempo ou no mesmo período de tempo. Ou seja, tenha paciência, muita paciência, se quiser ser um ótimo cultivador bonsaista. Inicio de 2010, para mim, não é quase um ano. Estamos em outubro, e o ano só acaba no dia 31/12.... Cadê sua paciência?

As raízes de uma planta qualquer, quando transplantada, primeiro sofrem com a nova situação, pois sentem falta do local em que habitualmente estavam se desenvolvendo. Com isso, ocorre uma parada em seu crescimento vegetativo. Não adianta adubar, regar, cuspir nem arrancar os cabelos. Isso é natural e não há interferência sua que mude isso.

Depois de um período de acomodação e adaptação, que não tem relação nenhuma com o que vc considera um período longo, as raízes voltam a produzir e crescer, bem lentamente. Claro, isso irá depender tambem do substrato em que estejam imersas: se for bem drenante, as chances serão maiores. 45 dias depois do reenvase, iniciamos a adubação. Mais um fator que pode desencadear reações antagonicas na planta: retração do crescimento das raizes é apenas uma dessas coisas negativas que podem ocorrer.

Bem, se tudo correr bem, o solo for bem drenante, as raízes vão crescer gradativamente. Não irão crescer 1cm por dia. As vezes, nem a metade, o terço ou um décimo disso. E esse 1cm, ainda por cima, não será dentro do ano do Tiago, mas sim, dentro do ano daquela planta em especial. O ano da planta é diferente do ano do Tiago, é preciso entender bem isso.

Eis, num resumo bem básico, por que as raízes dessas duas diferentes plantas, ainda que iguais na espécie, ainda não sairam pelos orificios de drenagem do escorredor, ok? Poderão sair no próximo final do ano que vem, ou do outro, ou ainda daqui a uns tres anos ou mais, anos do Tiago, mas não, nunca, jamais, anos das jabu, ok? Wink

Então, tenha mais paciência, cuide bem de suas plantas e espere. Apenas dessa maneira é que, num belo dia desses, vc irá se deparar com as tais raízes saindo, timidas e fininhas, desconfiadas que só elas, pelos tais orificios do escorredor..... Laughing Laughing Laughing

Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Olá Nicky ! você sabe que acompanho sempre seus trabalhos para me inspirar, parabéns belo material. Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Por incrível que pareça Nicky, o senhor escreveu o que eu queria ler.

Muito obrigado!

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: