FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TM + FO Muito estranho
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 11:21 pm    Assunto: TM + FO Muito estranho Responder com citação

Olá amigos,

Hoje fui comprar torta de mamona e farinha de osso para fazer a tradicional dobradinha de adubação do bonsai.
Me estranhou muito que no pacote de torta de mamona da marca Dimy aparece em letras bem vistosas o alerta: "Não misturar com farinha de osso."
Até passei um e-mail para eles para que me justificassem o alerta.
Gostaria a opinião dos colegas sobre o assunto.
É muito estranho!!

[img]URL=http://img29.imageshack.us/i/dsc00901hk.jpg/][/URL]

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Élio, provavelmente seja porque a farinha de osso atrai animais como cães e gatos. Eles podem vir a ingerir, o que seria mortal dependendo da quantidade.
Vamos aguardar o retorno do fabricante.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigão, tu é esperto!! Eu não tinha olhado por este lado e pode ser por aí mesmo. Imaginei que o alerta fosse por esta mistura se tornar algo tóxico ou ruim para a planta... Bom vamos esperar mais opiniões e se o fabricante me responder, coloco aqui para todos.
abraço
Leonardo A.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 1:09 am    Assunto: Responder com citação

Creio eu que seja isso mesmo que o Ricardo disse !!

Se fizesse mau para as plantas eu ja não teria mais nenhuma viva por aqui....
ricardoangelo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 11:13 am    Assunto: Responder com citação

fiquei curioso agora hem... vou acompanhar para saber tb.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Essa é a razão, Xará!

Cerca de 3 anos atrás um dos meus cachorros, ou melhor, da minha esposa, um Poodle, ingeriu 3 pelets e teve que ficar 3 dias no vetrinário, tomando soro.
O cheiro do osso foi o chamariz e a mamona, pela toxicidade, foi a causa.
Para quem não tem animais ou crianças, tudo bem, caso contrário sugiro usar Torta de algodão no lugar da TM.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2010 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

Andei acompanhando a segunda temporada de CSI - NY.
Um dos episódios conta de uma mulher que usa a ricina para causar a morte de alguem e acaba morrendo (o feitiço virou contra o feiticeiro).

Pois bem, andei pesquisando sobre a ricina e com base na fonte http://www.biodieselbr.com/plantas/mamona/ricina.htm, achei este material:
Citação:
Ricina

A ricina é uma proteína encontrada exclusivamente no endosperma das sementes de mamona, não sendo detectada em nenhuma outra parte da planta. A concentração dessa proteína na semente pode variar entre diferentes genótipos, tendo sido detectados teores de 1,5 a 9,7 mg/g em 18 acessos de um banco de germoplasma dos Estados.

Ela é a principal responsável pela toxidez da torta de mamona e está entre as proteínas de maior toxidez conhecida pelo homem. Trata-se de uma proteína com duas subunidades de aproximadamente 34 kDa que biologicamente possuem diferentes funções.

A ricina se classifica como uma lectina, ou seja, uma proteína que tem um sítio receptor específico para um açúcar ou uma unidade de oligossacarídeo; pertence à família das lectinas A-B, isto é, composta por duas subunidades, uma delas com atividade enzimática e a outra com um sítio de ligação específica ao açúcar galactose, exercendo seu mecanismo de toxidez através da inativação dos ribossomos.

A unidade A da ricina pertence a uma classe de enzimas conhecida como proteínas inativadoras do ribossomo (RIC, em inglês). Normalmente essas proteínas não apresentam toxidez, pela incapacidade de penetrarem na célula e atingir os ribossomos; estão presentes em produtos largamente ingeridos na alimentação humana, como gérmen de trigo e cevada. No caso da ricina, esta subunidade A se encontra ligada à subunidade B, que se liga à parede celular e permite a entrada da subunidade A por endocitose para o citossol e promove a morte da célula por inibição da síntese protéica.

Na área médica a ricina tem se destacado entre um grupo de proteínas tóxicas que vêm sendo usadas com o objetivo de matar células indesejadas (células cancerígenas). Para chegar ao alvo, a toxina é ligada a um anticorpo que reconhece especificamente a célula que se deseja eliminar, possibilitando que a ricina penetre a célula e provoque a toxidez. Esta toxina também chamou a atenção ao ser usada criminosamente para o assassinato do jornalista búlgaro Georgi Markov, em 1978, na cidade de Londres.

O óleo de mamona não possui ricina, pois toda a proteína da semente permanece na torta após o processo de extração, até mesmo porque essa proteína é insolúvel em óleo.

Curiosidade:

Em fevereiro deste ano, uma carta contendo ricina foi encontrada no Senado dos Estados Unidos. A ricina, um veneno mortal que causa problemas respiratórios, febre e náusea, é uma proteína inativadora de ribossomos, ou RIP, sigla em inglês para ribosome-inactivating protein. Da mesma forma que a abrina e a pulchellina, a ricina é estudada como possível substância ativa de medicamentos, mas também pode ser usada como arma química. Em 1978, durante a Guerra Fria, Georgi Markov, escritor e jornalista búlgaro que vivia em Londres, morreu após ser atacado por um homem que injetou ricina em seu organismo. Há relatos de que a substância também foi usada na Guerra Irã-Iraque, durante os anos 80.

Espero ter ajudado em algo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 04, 2010 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bom amigos, até agora o fabricante não me retornou o e-mail. Mas as valiosas informações dos colegas apontam para este caminho.
De qualquer modo acho que o fabricante foi infeliz na maneira de colocar a observação. Muito válida, mas deveria ser melhor explicada. De outra parte existem muitas pessoas que não tem animais domésticos e se forem olhar somente pelo alerta contido na embalagem, deixarão de utilizar um produto útil em suas plantas (bonsai ou não). As colocações do Laudir explicitam técnicamente os motivos. E a experiência prática do meu xará, dão a prova material...
Agradeço as informações de todos, creio que será útil a todos que acessarem este tópico.

abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 8:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Para evitar o ataque dos animais domésticos aos peletes da dobradinha famosa, o ideal é acrescentar na mistura ou borrifar o pelete depois de pronto algum produto de gosto amargo, vendido nas casas do ramo exatamente com a finalidade de afastar animais domésticos e similares das nossas plantas. Shocked

Se não me engano há produtos à venda que servem a essa finalidade, pois as reclamaçoes de pessoas que cultivam plantas e que têm animais domésticos que as atacam, são muitas. Juntando então os peletes com esse tipo de produto, teremos um bom repelente para eles, ainda que os animais se sintam atraídos para o cheiro da farinha de osso. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ricardoangelo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

pessoal, hoje levantei meu potinho de tm+fo da terra e encontrei um monte de larva!!! isso é normal? vai prejudir a planta ? o que posso fazer?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2010 12:46 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Com a decomposição do material orgânico, as moscas adoram depositar seus ovos, ocasionando então o surgimento de larvas. Não se preocupe, elas não fazem mal nenhum para a planta. Em compensação, fique atento aos passaros, que costumam atacar as larvas, espalhando e retirando do vaso o adubo todo. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: