|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Sáb Out 02, 2010 2:39 pm Assunto: Buganvillea (Primavera) [atualizado 21/set/2011]- RPP |
|
|
Olá a todos!
Hoje mais cedo, passando num rua que passo todos os dias para ir à faculdade resolvi parar em dois viveiros que sempre vejo as nunca tenho tempo de parar!
Em um deles achei uma eugenia que me interessou muito, vou tentarm comprá-la depois e no outro encontrei essa buganvillea interessante.
Tirei algumas fotos precárias aqui com o celular. Nem a câmera nem a iluminação ajudam muito, mas aí vão as fotos:
(clique para ampliar)
O cara do viveiro disse pra deixar ela no saco plastico pra ela engrossar mais o tronco e tal, como ela ja tem uma boooa quantidade de raízes saindo por debaixo do saquinho pensei em colocála em uma mamadeira, ja que ele esta servindo como o "escorredor". Por enquanto deixei ela em cima de um escorredor com terra que eu tinha vazio aqui pras raízes que saíram do saco não morrerem enquanto eu providencio a mamadeira. Mas eu devo tirar ela do saquinho ou posso proceder dessa forma mesmo?
Algum trabalho de tração a ser feito ou devo esperar mesmo?
e por fim, qual estilo mais indicado pras Buganvilleas?
valeu pelo apoio sempre pessoal! sem a ajuda de vcs mais experientes nós iniciantes não somos nada além de muita boa vontade, empolgação e vontade de aprender! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Editado pela última vez por Rafael Pontes em Qua Set 21, 2011 6:21 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Out 02, 2010 5:02 pm Assunto: |
|
|
Eu acharia melhor retirar deste saco plástico e trocar o substrato, para um mais drenante. Se tiver oportunidade de plantar no chão, seria a melhor opção para engrossar mais rápido, senão escorredor e mamadeira. Muito sol e adubo para crescer bastante. |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 11:08 am Assunto: |
|
|
quando eu tirar do plástico eu podo as raízes que estão fora dele e procedo como uma poda normal? podar 1/3 das raízes ou só troco o substrato e coloco no escorredor?
Pensei em aproveitar que ela ja tem essas raízes pedindo uma mamadeira e colocar direto mesmo... A tera que ela está me parece razoavelmente drenante, tem uma boa composição de areia e não está empaçocada como algumas que a gente vê, aparentemente ela tem gostado bem daquela terra! Mas se for melhor trocar de uma vez eu troco!  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 5:50 pm Assunto: |
|
|
Quando adquiro muda nova como a sua, sei que vai levar um bom tempo para ele engrossar. Então penso da seguinte forma: Se não podar nada das raízes, a planta vai crescer mais rápido que se fizer a poda, certo?. Mas se eu fizer a poda, mesmo demorando um pouco mais (o q no final não vai ser tanto tempo assim), já terei retirado a raiz pivotante (que provavelmente é a que está saindo do fundo do saco); isso faz com que a planta no futuro já tenha uma melhor distribuição das raízes e já ganha tempo mais para frente, pois não vai precisar tirar a pivotante (ainda maior) mais para frente. Resumindo: eu podaria a raiz.
Outra coisa que ajuda, é utilizr uma técnica que vi postada pelo João, onde se coloca uma placa redonda de isopor por baixo das raízes que ficam mais na superfície, e direcionando elas radialmente toda ves que fizer transplante. Futuramente terá um nebari melhor desse jeito. |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 6:56 pm Assunto: |
|
|
ô Nikkei, esse lance da pivotante eu nao sabia...
aprendendendo sempre com vcs hein! Realemnte a raíz q está saindo é a pivtante, a mais grossa e menos ramificada!!!
então vou fazer o transplante para o escorredor e o lance do isopor ou como eu ja fiz em minha azalea, colocar um cd ou dvd posicionando elas radialmente!!! é um bom macete pra "ajeitar" um nebari pro futuro!!
agora nesse feriado eu faço os procedmentos e posto as fotos!!!
valeu!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 7:28 pm Assunto: |
|
|
Com todo o respeito aos colegas foristas e bonsaistas, mas antes de dar alguma opiniao, devemos passar as coisas pelo crivo da razao.
A raiz pivotante ocorre com mais frequencias em plantas formadas apartir de sementes, e vou confessar que nunca vi uma primavera apartir de sementes, sempre apartir de estacas, quando se obtem uma muda apartir de estacas, estas nascem ao redor do tronco, em forma radial, ou seja, pra todos os lados,mudas apartir de estaca nao tem pivotante, o que pode ocorrer e que uma destas raizes cresceu em sentido vertical, ou pra baixo e cresceu mais que as outras, mas nunca sera uma pivotante.
A raiz pivotante e a primeira raiz que nasce, quando a semente germina e ela que nasce e cresce pra baixo, apartir dela nascem as raizes secundarias que alimentaram a planta, ela so tem o sentido de fixar a planta no solo.
Boa sorte. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 9:21 pm Assunto: |
|
|
ah Marcio, entendi o caso da estaca! mas de qq forma devo fazer a poda de raízes e colocar no escorredor né?
ou devo só colocar no escorredor sem podar as raízes? _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
Nao e necessario a poda de raizes, caso tenha muitas raizes , escolha as melhores para formacao do nebary e pode as outras que estao sobrando, caso tenha poucas, nao pode nenhuma.
Esta especie, segundo os mais experientes aqui do forum, nao engrossam bem em vaso, caso seja esta sua intencao e melhor plantar no chao mesmo, ok.
Boa Sorte camarada. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 11:08 pm Assunto: |
|
|
ta ok! vou ver se consigo um local para plantar no chão, o problema na casa da minha mãe são as cachorrinhas! elas arrancam tudo que a gente planta! hauahuahau
semana que vem eu posto as fotos quando eu mexer nela! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 03, 2010 11:43 pm Assunto: |
|
|
Peque um pedaco de tela, 4 estacas de madeira e faca uma cerca coisa de meio metro em volta dela e mais ou menos um meio metro de altura(depende do tamanho dos cachorros) creio que isto resolve seu problema. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 04, 2010 8:23 am Assunto: |
|
|
Puxa Márcio, não conhecia esta definição técnica de raiz pivotante. Realmente quase todas as plantas que inicio têm uma raiz mais grossa direcionada para baixo, achei que fosse a pivotante. Mas de qualquer jeito acho que ela atrapalha para o desenvolvimento futuro da planta como um bonsai, normalmente eu corto fora, deixando quantidade segura de raízes para que não prejudique a planta. |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 04, 2010 1:25 pm Assunto: |
|
|
ta certo Marcio, vou ver se faço isso e peço pra minha mãe cuidar dela para mim! O bom de eu ter ela em um escorredor é que posso cuidar dela pessoalmente em minha casa, minha mãe mora em outra cidade e não posso ir para lá sempre, por isso também prefiro o escorredor! Mas se a Buganvillea nao se desenvolve bem em escorredor vou tentar plantá-la no chão mesmo!
De qualquer forma eu posto as fotos no feriado! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 04, 2010 8:03 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Puxa Márcio, não conhecia esta definição técnica de raiz pivotante. Realmente quase todas as plantas que inicio têm uma raiz mais grossa direcionada para baixo, achei que fosse a pivotante. Mas de qualquer jeito acho que ela atrapalha para o desenvolvimento futuro da planta como um bonsai, normalmente eu corto fora, deixando quantidade segura de raízes para que não prejudique a planta. |
Esta imagem, pode ilustrar um pouco, o processo da pivotante desde o nascimento da semente, conforme eu disse, na primeira postagem neste topico. O que acontece e como eu disse, as vezes, quando se corta a pivotante, ou e muda feita de estaca, uma das raizes cresce pra baixo e acaba servindo como uma pivotante, e uma defesa natural da planta pra se afixar no solo, por isso que e recomendado quando plantar uma arvore com a intensao de fazer um futuro bonsai, plante sobre uma tabua ou uma lage de cimento, ou coisa parecida.
Veja que quando uma estaca se enraiza e diferente, as raizes saem pelos lados.
 _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 11:57 pm Assunto: |
|
|
Boa noite!
Como um arqueólogo desenterrando uma ossada rara, pode-se usar um instrumento de ponta e ir descobrindo todo o caminho percorrido pela raíz, desfazendo o torrão e libertando a raíz de forma radial, cortando todo excesso de comprimento.
A quantidade de raíz a ser eliminada está em correlação com a proporção entre galhos,folhas,raízes e a altura da planta.O equilíbrio se faz presente.Quanto mais raízes cortar, menos folhas ela terá de ter, para evitar um possível sofrimento, um desgaste na luta pela sobrevivência.
De acordo com o tempo disponível do cultivador vai ser o tipo de substrato.Se quer um solo bem drenante, pra desenvolver bem as raízes, isso lhe custará uma vigilância maior na adubação e principalmente na rega.Ao contrário de um solo mais ácido que é a dela, a raíz desenvolveria mais irregularmente, retendo melhor as adubações(cuidado com excessos), e segurando melhor a umidade(cuidado em épocas de chuvas prolongadas).
Pós transplante, mantê-la sobre sol ameno por alguns dias.Costumo gradualmente após duas semanas ir readaptando a planta ao local definitivo.
Adubação, quando as folhas novas que brotarem atingirem o tamanho e coloração definitiva.NPK indicado 05-15-12, sugetão linha forth flôres
Outra sugestão, deixar crescer oito ou dez pares de folhas, reduza para um ou dois pares e passe o arame para conduzir o galho e o estilo que me chama a atenção desta espécie são mais de um , sou fã daquele galho longo no han-kengai.
Notei que tens receio de mexer nela agora, pois quer que ela engrosse, como os amigos citaram, quanto mais rápido for,mais rápido será. Tem que ser estimulado o desenvolvimento de raízes de alimentação, quanto mais raízes finas, mais folhas e quanto mais folhas mais metabolismo.Se quer engrosse plante assim no chão ou em vaso grande e não corte nada em cima por muito tempo.
Eu prefiro ir trabalhando e vê-las envelhecendo junto comigo, não importa o diâmetro, se ela tem a altura certa...abç galera! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 10:50 am Assunto: |
|
|
BozóbonsaiPoa, muitissíssimo obrigado pelas informações!
Foi um ótimo roteiro de como devo proceder com ela e vou fazer o possível para segui-lo!
Vou tentar conduzí-la a um kengai ou han kengai realemnte fica muito bonito e axo que ela tem condições de ser adaptada a ele! Ja vou tentando abaixar o galho mais inferior com alguma tação...
Poxa, se nao fosse o pessoal gente boa que está sempre disposto a ajudar axo que eu já teria desistido!!! ainda mais depois de perder algumas mudas
mas enfim, vou aos poucos ganhando mais experiencia e cada informação que me é dada é absorvida da melhor forma que eu posso!
Muito obrigado mesmo! vamos acompanhando o desenvolvimento dela e se tudo der certo nosso trabalho será bem recompensado!!!
Estou com algumas plantas em vista para comprar de viveiros... vou tirar umas fotos de alguns candidatos e volto a criar um outro tópico pedindo as importantes opiniões dos meus amigos do fórum!!
grande abraço! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|