|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 5:11 pm Assunto: Acidente com alcool! |
|
|
Olá a todos!
Estou com um grande problema!
Sabado passado meus filhos (4 e 5 anos) estavam me ajunado, borrifando algumas plantas. Eu não vi e eles encheram um dos borrifadores com alcool, que estava em uma garrafa Pet (que eu uso para acender a churrasqueira). Esse borrifador, eu estava usando para regar dois bonsai que tinha trasplantado na quele dia, uma primavera mame e um shimpaku, planta do em uma laje. não notei que havia alcool no lugar de água - resultado: reguei maus bonsai durante 3 dias com puro alccol de posto. Só notei a ca&%$@@#da quando fui borrifar as folhas e senti o cheiro. No shimpaku ainda não notei sinal algum (só a morte do musgo), já na primavera, cairam todas as folhas (mas sob a casca ainda está verde). Será que vou perder minhas plantas? Sei que pelo memos uma grande desidratação elas tivaeram.
Espero que possam me ajudar, e talves me dar alguma esperança!
Um grande abraço a todos e
té mias.... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 6:26 pm Assunto: |
|
|
Isso etudo muito novo, nunca tinha visto isto antes, provavelmente por uma auto protecao e que as folhas morrem e caem, vamos torcer pra que nada de mais aconteca, creio que suas plantas iram sobreviver.
Boa sorte. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 6:48 pm Assunto: |
|
|
Bonsai alcoolizado?
Como dizem, depois do porre, muita água pra passar a ressaca... |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 8:37 pm Assunto: |
|
|
Pois é Arzi, foi isso que fiz, mandei ver na água, só tomando coidado, pois o clima está chuvoso e como elas acabaram de serem transplantadas, estão á meia sombra e substrato não está secando rápido, então tenho receio de deixar muito enxarcada e acabar sanando um problema e causando outro - apodrecimento de raiz.
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 9:53 pm Assunto: |
|
|
De certa forma, vale dizer que o álcool é bem volátil e, por isso, evapora rápido para o ambiente.
Parcialmente, o que ele causou foi a perda de energia térmica das plantas no local em que bateu (é por isso que nossa pele fica gelada quando colocamos álcool nela), mas acho também que pode ter causado outro efeito.
Por enquanto, e seguindo as indicações posteriores, tenha calma. ^^
Para tudo se dá um jeito, vamos ver o que acontece daqui em diante. ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 10:30 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | De certa forma, vale dizer que o álcool é bem volátil e, por isso, evapora rápido para o ambiente.
Parcialmente, o que ele causou foi a perda de energia térmica das plantas no local em que bateu (é por isso que nossa pele fica gelada quando colocamos álcool nela), mas acho também que pode ter causado outro efeito.
Por enquanto, e seguindo as indicações posteriores, tenha calma. ^^
Para tudo se dá um jeito, vamos ver o que acontece daqui em diante. ^_^ |
Bem observado o Guilherme disse, " e por isso que nossa pele fica gelada quando colocamos alcool nela" se o ocorrido fosse em uma planta sadia, eu afirmaria com toda certeza que a unica coisa que vc fez foi simular um inverno pra ela e ela perdeu as folhas, mas como se trata de plantas recem transplantadas, nunca pode-se dizer algo ne.
O jeito e esperar pra ver. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 10:54 pm Assunto: |
|
|
Realmente, vamos esperar para ver... ^^
Ah, e uma correção: onde eu disse "e seguindo as indicações posteriores" deveria ter escrito "anteriores".
Acho que me confundi na hora da escrita... ^^" _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 8:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Eu arriscaria um pouco mais e substituiria o substrato das plantas por outro, fazendo um reenvase em todas. Na sequencia, lavaria bem as raizes, e os vasos, antes de replantar com um novo substrato. Os procedimentos a seguir seriam os mesmos adotados até agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|