|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 10:16 pm Assunto: Calliandra-Variedades (botões e flores) |
|
|
Olá pessoal!
Como alguns devem saber, sou aficcionado das Caliandras.
Assim, só à título de colaboração para conhecimento dos demais colegas, posto fotos dos botões e flores de algumas variedades que tenho.
Não são Bonsai mas, mudas e matrizes.
abraço
PS.: As Spinosa ainda não floriram por isso fico devendo imagens.
Calliandra Tweedii - Vermelha - Folhas com 6 a 8 pecíolos
Calliandra Brevipes (Selloi) - Rosa - a mais tradicional - Folhas com 2 pecíolos
Calliandra Brevipes (Selloi) - Branca - Também com 2 pecíolos. Reparem que embora de cor branca os botões são vermelhos.
Calliandra Brevipes (Selloi) - Amarela - Também com 2 pecíolos. Os botões também são amarelos.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 10:32 pm Assunto: |
|
|
Helio adimiravel essa sua coleção de caliandras, elas realmente chamam a atenção são plantas encantadoras, floridas então são um espetaculo.
o Alexandre é o mago dos desenhos agora vc podemos dizer que é o mago das caliandras...
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 10:49 pm Assunto: |
|
|
A branca e a Amarela me chamaram muito a atencao, quando tiver oportunidade vou adquirir pelo menos uma especie de cada, sao plantas fantasticas. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Dom Out 03, 2010 11:41 pm Assunto: |
|
|
Amigo Elio...
Muito legal os toques sobre caliandras, eu também gosto muito dessa planta.
Aqui está a filha da sua caliandra amarela
Ela ainda está bem fininha, também só tem um ano, mas como ja lhe disse começou a florir.
Att,
Salo |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 7:55 am Assunto: |
|
|
Ola Elio , parabens pelas caliandras... lindas .
Tenho algumas tb , mas não consigo flores . Emitem algumas vagens pequenas aqui e acolá , mas que secam com o tempo , acredito serem sementes , pois os botões são bem diferentes , como cachinhos ...
São plantas com 3 a 4 anos ... posso postar fotos para sua apreciação ? |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 1:53 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio escreveu: | Ola Elio , parabens pelas caliandras... lindas .
Tenho algumas tb , mas não consigo flores . Emitem algumas vagens pequenas aqui e acolá , mas que secam com o tempo , acredito serem sementes , pois os botões são bem diferentes , como cachinhos ...
São plantas com 3 a 4 anos ... posso postar fotos para sua apreciação ? |
Ainda não criei um topico para elas , se puder me orientar sobre como proceder para obter flores , agradeço .
 |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Elio
Sendo você uma aficcionado por caliandras, como se faz para ela estimular a ramificação. Como faço para forçar a ramificação secundária e terciária em um galho? Desfolha, poda...?
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 04, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Marcos, realmente, dizem que de 10 bonsaístas, no Brasil, 7 tem Calliandra. Hoje é o carro chefe das minhas plantas. depois, o Shimpaku.
Ainda estou aprendendo muito sobre este maravilhoso gênero.
Márcio, realmente, vale a pena. E, é de fácil cultivo e modelagem.
Salo, legal ver os filhotes produzindo e, parabéns pela forma como tem cultivado, pois está exuberante em apenas pouco tempo. Não deixe de mostrar as flores.
Sérgio, para a Calliandra florescer, não há segredos.
Fatores que podem inibir a floração:
1. Falta de sol
2. Adubo sem micronutrientes
3. poda excessiva
4. Adubo com excesso de nitrogênio
Pela foto, aparentemente, não vejo nada de errado.
Prumodeg, como qualquer planta, para estimular brotação secundária, o ideal é a poda do galho, principalmente tirando a pontinha do mesmo.
Depois, quando nascerem os secundários, deixe crescer livremente até lignificarem, só depois pode-os do tamanho que vc quer.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 37 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 8:58 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, vou deichar algumas de minhas impressóes e o modo de como cuido das minhas.
Estou longe de conhecer essas meninas como o Élio, mas espero que ajude nas nossas trocas de informações.
eu percebi que ela se da muito bem em Terra vermelha !!
Uma que tenho aqui, que estava em pura terra vermelha, floria como uma louca. As outras davam flores mas não tanto como aquela. Esse ano foram passadas para um substrato mais drenante, rica em casca de pinus, terra vermelha e pedrisco. Vou ver como se comportam.
Todas recebiam os mesmos cuidados e ficavam no mesmo lugar. Tomavam muito sol.
A minha adubação nelas se resume a osmocote 15-09-12 e na época de floração Tm+Fo meio a meio. Quinzenalmente foliar Fosway 0-30-20 e forth orquideas 02-14-08 alternadamente.
Comecei a usar agora o Biofert, ainda não posso dizer nada a respeito, mas dizem que é muito bom ! |
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 12:31 am Assunto: |
|
|
Elio, lindas as flores!!!
Eu tb não sabia q existiam caliandras brancas e amarelas, Simplesmente fantásticas!
Eu tb gosto muito de caliandras, tenho algumas mudinhas da Calliandra Brevipes (Selloi) - Rosa, mas são novinhas ainda para dar flores.
Não sei se o senhor já foi no terminal do Capão da Imbuia, no lado de fora q dá para os trilhos de trem, em quase toda a extensão do terminal tem C. brevipes (rosa) plantada, são enormes, na floração do ano passado estavam lindas.
Lindas tb são as Azaleas (rosa) do terminal do Portão, esse ano na floração estavam muito bonitas tb, elas perderam todas as folhas antes de florescer.
Parabéns pelos seus exemplares!
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 12, 2010 11:04 am Assunto: |
|
|
Valeu, Carlos!
Não cheguei a ver as flores desses dois terminais, até porque não fazem parte dos meus roteiros de passagem. Mas, já vi em outros lugares, magnificos. Rua João Bettega é uma.
Carlos, apareça na APB. Sábado próximo teremos cursos sobre fundamentos da arte.
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
|
|
 |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 11:47 am Assunto: |
|
|
Amigo Elio, eu tinha visto no site da Obonsai q irá ter curso mesmo. Eu gostaria muito de fazer, mas no momento não vai dar
To meio sem $$, e o cursinho pré-vestibular está tomando muito do meu tempo.
Mas fica para uma próxima. Afinal se eu continuar tentando fazer bonsai sozinho, sem nenhuma instrução, não vai é sair em nada.
Obrigado pelo convite, Abraço. |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qua Out 13, 2010 1:21 pm Assunto: |
|
|
Elio vou ficar atento para coletar sementes de uma caliandra aqui da minha região que vegeta a beira de um rio e lhe enviarei.
Também adoro caliandras tenho a selloi, surinã, tweid e esta nativa que parece com a selloi, porém as folhas e flores e até a árvore são maiores. Abraços _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qua Out 13, 2010 3:36 pm Assunto: |
|
|
Elio
Estive este final de semana em Foz do Iguaçu e fui do lado Argentino das cataratas... tem um lugar que tem uma trilha que chega-se junto ao rio e a margem é tomada de Caliandras brancas, muitas, a maioria no estilo raiz sobre a pedra, agarrando-se para sobreviver... você precisa ver!
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|