|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 3:56 pm Assunto: Duvidas sobre Fertilizante Mineral - rpp |
|
|
Olá amigos! adiquiri hoje uma caixa de um fertilizante mineral do tipo NPK ('4-14-8') da Vitaplan.
Gostaria de saber dos amigos com mais experiencia qual a proporção ideal para se usar em mudas de futuros bonsais e em pré-bonsais, já que a indicação da caixa nem sempre éespecífica para o nosso uso.
Agradeço a ajuda! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 6:12 pm Assunto: |
|
|
Rafael, eu costumo misturar TM+FO+NPK+cinza na proporção 50-20-15-15.
Faço um buraco próximo à borda do vaso, com o hashi mesmo, de mais ou menos uns 5cm de profundidade e encho quase até a borda. No final, coloco uma pequena quantia de terra por cima, apenas para tapar o buraco e esconder o adubo.
Neste cado, a frequência de aplicação é de 2 meses. Quando não uso o NPK, digo, uso apenas adubo orgânico, a frequência é de 20 dias.
Dá para substituir o NPK por osmocote. Daí costumo inverter a receita.
Osmocote+TM+FO+cinza na proporção 70-10-10-10.
Neste caso, coloco o adubo na primavera e só volto a utilizar o Osmocote na primavera seguinte.
O adubo orgânico continuo a utilizar de 20 em 20 dias, uma colher de chá, na borda do vaso.
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Seg Out 04, 2010 6:43 pm Assunto: |
|
|
então Renato, eu costumo usar os pellets de TM+FO+cinzas e deixar alguns meses até que ele seja todo consumido, mas agora estou querendo utilizar também o adubo mineral 4-14-8... Este eu nao sei ao certo como devo usar em bonsais.
Em relação ao adubo quimico e o mineral é que eu queria mais instruções!
mas valeu as dicas, vou adicionar às minhas anotações! hehe _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|