FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia em Tamarindo (Tamarindus indica L.)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 1:14 pm    Assunto: Alporquia em Tamarindo (Tamarindus indica L.) Responder com citação

Boa tarde à todos,

alguém já obteve sucesso fazendo alporquia em um tamarindo.

Abraços,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2010 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

UP!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 9:50 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Faugustobr, há uns seis anos atrás eu consegui obter duas ótimas plantas por alporquia em tamarindeiro, das quais, atualmente, apenas uma está viva. A outra secou por falta de agua, e não em razão de ser obtida por alporquia. Very Happy

Importante saber que para fazer um alporque, é bom escolher um galho com grossura maior que um dedo, sendo que a maior grossura irá depender, é claro, de sua motivação em tentar algo maior. Os dois que fiz, por exemplo, eram bem grossos, algo parecido com um cano de pvc de 40. Very Happy

O alporque deve ser umidificado pelo menos uma vez por dia, se não estiver chovendo no local. Geralmente, consegue retirada depois de 8 meses a um ano, então é bom ter muita paciência, evitando ficar abrindo o plastico para observar se sairam raízes, antes disso. E mesmo com esse tempo, é melhor ter cautela. As raízes virão, com toda certeza, mas demoram a se desenvolver, ok? Paciência é o segredo nesse caso. Very Happy

Se possível, antes de fazer o alporque, tire uma foto da planta ou arvore e poste aqui, ou mande para mim, via MP, para eu analisar e indicar possiveis galhos. Se der, pode até desfolhar um pouco o local, para facilitar o acesso, a colocação do alporque e a visualização. Escolha galhos com curvas ou com bifurcação que possa ser transformada em curva de um futuro tronco. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nicky,
estou postando as fotos que consegui tirar hoje só para você ter uma noção pois o meu tamarindeiro tem 2,5 mts e fiz 3 alporques em pontos diferentes, a base do tronco tem 7cm e o galho mais fino que utilizei tem 4 cm de diâmetro, usei biofert enraizador, casca de pinus e fibra de coco, e cobri com plástico. Alporque eu já fiz algumas vezes e sempre obtive bons resultados mas tinha dúvida quanto ao tamarindeiro. Vou tirar fotos detalhadas no fim de semana e postá-las.

Obrigado,

Fábio

Uploaded with ImageShack.us[/img]
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 5:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Aparentemente ficaram boas suas alporquias. É aguardar o tempo que mencionei, para ver os resultados. Paciência é sempre a melhor dica a ser seguida, se vc quiser ter sucesso nesse tipo de empreitada, considerando essa espécie. Very Happy

Lembrando apenas de observar se o conteúdo mantém certa umidade, sem encharcamento e preservar a planta em local onde receba sempre muito sol. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 05, 2010 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nicky mais uma vez, vou postando e fotografando conforme a evolução do alporque e da árvore.
Paciência não me falta, mesmo porque algumas de minhas árvores são difíceis de encontrar, então trato elas com muito carinho e muita paciência para não perdê-las.

Até mais,

abraço,

Fábio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: