|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Seg Set 13, 2010 8:46 pm Assunto: Savando uma Planta |
|
|
Olá pessoal, enviei essa mesma mensagem ao nosso amigo Donegá. Estou aguardando a resposta dele, mas mesmo assim gostaria de debater/compartilhar isso com vocês.
Hoje, quando estava saindo da escola, notei que os funcionários que aparavam a grama tinham arrancado algumas mudas de Pés de Sombreiro (gênero Clitoria) que, se brincar, devem ter no máximo uns 20~25 cm.
Salvei uma e trouxe para casa. Bem, estou tentando salvá-la... xD
Coloquei-a em solo bem nutritivo e reguei bem (acham que isso foi correto?).
Além do mais, várias folhas, senão todas, estão com fungos e secas (ou secando), mas ainda verdes.
O que acham que eu devo fazer? Tirar todas elas?
Também estou deixando a planta em lugar onde o sol não bate diretamente... Devo deixar dentro de casa mesmo?
Poderiam me ajudar? ^^"
Agradeço desde já!
Ps.: Fotos de Pés de Sombreiro:
Dessas "bolinhas" saem as flores. Elas não são frutos nem sementes.
E aqui um link que de um estudo que fizeram com base em um Pé de Sombreiro [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-31222008000300026&script=sci_arttext&tlng=pt]. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Set 14, 2010 1:42 pm Assunto: |
|
|
Reduza a folhagem dele e tente uma mistura bem pobre e drenante, as vezes os ferimentos das raízes não aturam a acidez de uma terra bem nutritiva. Recupere ela, quando começar a brotar é um bom sinal de recuperação das raízes, aí espere pela maturação ds folhas e começe uma adubação suave, no ano seguinte já pode pensar em uma terra mais equilibrada pra deixá-lo por mais anos. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Set 14, 2010 1:55 pm Assunto: |
|
|
Ola Guilherme ..
Estou com o Bozó , e digo mais .. Coloque numa bacia grande e bem furada no fundo e na lateral .. usando apenas areia grossa de rio /construção .
Se tiver algum hormonio enraizador é bom , se não .. regue bem e mantenha a sombra e de preferencia protegida do vento ...
Pode cortar todas as folhas ao meio ou fazer uma desfolha completa para que sua planta economize energias e recupere as raizes ..
Como foi arrancada sem os devidos cuidados deve estar com muitas raizes danificadas , a areia pura é como uma UTI medica, temporaria , mas de muita importancia na recuperação de quem esta num estado critico .
Sempre que fizer algum yamadori { coleta} cooque em areia pura , é a melhor opção .
Espero ter ajudado , boa sorte e não desista .  |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 5:34 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda, pessoal!
O problema está em pegar solo pobre, mas acho que deve dar pra pegar da escola (por mais louco que isso seja...).
Amanhã farei isso e colocarei-a em no solo drenante o mais rápido possível!
Muito obrigado! _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 6:47 pm Assunto: |
|
|
Serviria se eu colocasse a planta apenas em água, por enquanto, fora do solo, até pegar um novo solo pobre? (tentarei pegar amanhã) _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 18, 2010 12:53 am Assunto: |
|
|
Pessoal, o único solo drenante que posso conseguir é caco de tijolo, recolhido nessa semana. Amanhã planejo quebrar o tijolo (que ainda está inteiro) e usá-lo como solo drenante já em escorredor.
A minha única preocupação é quanto à hidratação da planta...
Como terei a garanta de que ela estará bem em substrato drenante?
(Por favor, não me levem à mal, é curiosidade mesmo... ^^") _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 11:59 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, gostaria de agradecer a todos pela ajuda em salvar esse Sombreiro!
Há um tempo atrás tinha notado uma pequena raíz que se desenvolveu a partir da base do tronco da planta, e recentemente, nessa segunda-feira, notei o aparecimento de um broto lateral, um possível futuro galho! =D
A minha única preocupação no momento é quando à base do caule e início das raízes.
Acho que reguei demais a planta nessa região e hoje notei duas rachaduras na base. Ela inclusive está meio escura e com certeza deve ter apodrecido, pelo menos uma parte (eu espero ).
Gostaria de saber o que devo fazer para reverter essa situação.
Já decidi que pararei de regar a base em si, da planta, e regarei apenas a área das raízes, que se projetam para a parte de trás.
Expor a área apodrecida ao sol (irradiação direta) é uma boa para inibir o processo de decomposição por fungos e bactérias?
Colocar alguma pasta cicatrizante no local ajuda a reverter esse processo?
O Sombreiro está em cacos de tijolo, e em uma mini-estufa que fiz, mas com abertura para a circulação de ar.
^_^ Gostaria de ajuda...
Obrigado desde já! o/ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 3:32 pm Assunto: |
|
|
Tente detalhar este impasse que te aflige, através de fotos! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 05, 2010 10:59 pm Assunto: |
|
|
^_^ É verdade, acho que daqui para sexta estarei postando algumas fotos...
Decidi eliminar a umidade direta na base do tronco (quando a água batia diretamente nela) e eliminar a mini-estufa, para assim diminuir a umidade em suspensão em seu interior. _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|