|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 5:16 pm Assunto: Candidatas a Bonsai |
|
|
Ola amigos, como eu disse em um outro tópico, eu estava de olho em algumas plantas de um viveiro aqui da minha cidade.
Então, estou postando fotos que tirei hoje com o celular mesmo pra ter uma idéia dos nebaris e um pouco da constituição da copa...
esse aqui é um buxinho com o tranco de aproximadamente uns 10cm de circunferencia:
clique para ampliar
essa é uma eugeia com mais ou menos 10cm de circunferencia também:
clique para ampliar
nebari interessante
Esse aqui eu me apaixonei quando vi!!! Ainda nao tenho uma boa visão para plantas que nem o pessoal aqui, mas aco que ele tem um bom potencial! Me parece que é um Junípero, nao imanigo a idade, mas tem uma base de aproximadamente uns 14cm de circunferencia! Deem uma olhada pra mim se vale a pena eu me aventurar!
clique para ampliar
nebari
detalhe das agulhas nao sei se estão saudáveis...
e então?? o que me dizem? os preços delas estão bons, pretendo comprar duas, estou juntando uma graninha pra isso hehehehe
mas só se for valer a pena! Se valer pretendo comprar essa semana mesmo!
agradeço muito a ajuda de vcs, como sempre e aguardo ansioso as opiniões!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Ter Out 05, 2010 11:35 pm Assunto: |
|
|
Na minha opinião, todas elas têm potencial para virar bonsais.
Gostei muito de todas, especialmente da forma da última! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Out 06, 2010 9:48 am Assunto: |
|
|
Rafael, se eu fosse escolher só entre essas 3 eu ficava com as duas primeiras. Acho legal dar uma observada em ficus e caliandra aí. Costumam ser interessantes para iniciantes. Veja também plantas que estão meio de escanteio c/ troncos grossos e velhos (costumam ser interessantes e da pra pechinchar tbm) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 06, 2010 10:42 am Assunto: |
|
|
Pois é Nikkei, não tem nenhuma caliandra lá e os ficus não estão mt interessantes hehehe mas tem um outro lugar que ficaram de ver uma caliandra boa pra mim e me passar o preço!
Fico feliz q elas tenham potencial, principalmente o ultimo, que confesso ter gostado muito dele e estava só esperando que alguem dissesse que ele é bom! hehehehehe
Quando eu vi ele e fiquei sabendo do preço eu quase pulei de alegria! eu imaginava que seria muito caro, por ser uma planta velha mas R$40,00 imagino que seja uma boa bagatela!!!
Enfim, por enquanto axo que vou ficar com a Eugenia e o pinheiro. Se eu tivesse mais grana ficaria com os tres hehehehe
Vou criar tópicos individuais para elas depois que eu comprá-las e colocarei na seção "Minha Árvore e sua Opinião".
Mais uma vez agradeço aos amigos pelas ótimas ajudas que me dão e pelo encaminhamento nessa arte tão legal! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 06, 2010 8:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rafael, se ainda não pagou, fique com o buxinho e o junipero, são as melhores opções. O buxinho, vc podera cortar conforme mostro abaixo:
O junipero, arame o tronco, dê um movimento bem sinuoso a ele e a todos os galhos, deixando que o arame faça esse trabalho por um ano, mais ou menos.
A eugenia, apesar das folhinhas miudas, não é um boa opção para iniciar na arte, lamento dizer. É uma planta extremamente complexa, e exige certos cuidados para que fique razoavelmente apresentável, sob o risco de perda de galho ou de toda a planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 06, 2010 8:53 pm Assunto: |
|
|
ô Nicky foi ótimo vc ter me alertado então! Fui lá no horto hoje e o rapaz estava viajando, acabei nao comprando, mas amanha de manhã irei!
Bom saber que a eugenia não é muito facil de se cuidar, nao imaginava mesmo, muito obrigado!
Então ta certo, amanha vou lá e pego o buxinho e o junipero!
Vou cortar ele onde vc indicou e posto no tópico que vou criar para ele!
Lá nos topicos individuais eu volto a fazer mais perguntas (como sempre) euehueheu  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 06, 2010 11:06 pm Assunto: |
|
|
Acho que se der, o Rafael ainda pode fazer uma alporquia no galho que vai cortar ou várias estaquias com os galhos menores que serão eliminados com o corte...
Assim ele terá muito material para trabalhar, no futuro...
O que acham?
É basicamente um reaproveitamento das podas indicadas pelo Nicky.
Não há nada a perder!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 12:00 am Assunto: |
|
|
Guilherme eu pensei na mesa coisa!
ia até perguntar pro pessoal aki se o buxinho pega com estaca...
estav querendo pegar o galho que vai sair como indicado e plantar no chão... será que pega? _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 8:03 am Assunto: bonsai |
|
|
O buxinho pega bem de estaca, tanto quanto o junipero. Mas tem que ser raminhos finos, geralmente as pontas dos galhos. Material mais grosso, infelizmente, não tem uma boa proporção de enraizamento, ainda que se possa tentar fazer assim mesmo.
O ideal é estaquear na areia grossa de rio, sem peneirar. Não use cobrir as estaquinhas, isto é, não faça algo como uma mini estufa, pois as estaquinhas não vingam, ok?
Alporquia em buxinho funciona, consegui obter uma dessa forma, para testar. Mas, em compensação, perdi a planta de onde tirei o alporque, bem como outras tres feitas em troncos diferentes da mesma planta. Apenas uma em quatro foi que pude aproveitar. É algo complicado, nessa espécie. Mas fica a seu critério, fazer ou não.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 9:05 am Assunto: |
|
|
É Nicky, vou fazer isso então, várias estacas com ramos mais finos que saírem da parte cortada e plantar em "vasos pet" como me foi ensinado ali pelo amigo Ricardo!
Vou tentar o mesmo com o Junipero, tem algns ramos cruzados que terão que sair e afinal, nao tenho nada a perder mesmo não é?
valeu! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 11:25 pm Assunto: |
|
|
Bom trabalho com elas, Rafael! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|