|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 1:14 pm Assunto: RPP - Juniperus |
|
|
Olá grandes amigos!
Mais uma vez estou eu aqui pedindo humildemente o conselho de voces!
Adiquiri essa planta hoje, em um viveiro aqui perto. Imagino que tenham sido R$40,00 muito bem gastos! A juulgar pela aparencia dela me parece ter uns 10 anos... nao tenho muita prática pra isso, mas ela está bem encorpada!
Vou colocar as fotos que tirei no viveiro esses dias para terem uma noção de como ela é:
nebari com circunferencia de aproximadamente uns 14 cm:
planta toda:
Enviei elas de carro pelo meu pai para a casa da minha mãe onde vou trabalhar nela nsse feriado e lá tiro mais fotos para ajudar nos conselhos...
De início ja me foi dito para aramá-la dando uma boa sinuosidade ao seu tronco e com certeza esse será o trabalho inicial de modelagem!
Mas tenho duvidas quanto ao reeenvase, tipo de solo e poda das raízes.
Pretendo colocá-la em um desses galões de agua mineral cortado e todo furado onde está uma romã que vou colocar no escorredor esses dias também. Como substrato imagino que eu deva colocar algo com 70% de materia inorganica e 30% de organica, com muito caco de telha pra ficar bem drenante, estou certo? As raízes podar cerca de 1/3?
Bem, inicialmente axo que é isso mesmo, peço que me corrijam onde eu estiver errado e dêem dicas se for possível!!!
muito obrigado mesmo pela ajuda que têm me prestado!  _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 1:57 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael!
Vou te passar minha experiência de 6 anos com essa espécie (Chamaecyparis obtusa nana gracillis), conhecida como Nana. Mais, a experiência de amigos meus que possuem essa espécie.
Por ser Juníperus, pertencente às Coníferas, supõe-se ter que cultiva´-la tal como conífera. Na verdade não!
Principais informações sobre o cultivo dessa espécie:
1. Não gosta de solo alcalino
2. Não gosta de solo com pouca matéria orgânica
3. Não gosta de muito sol
4. Não gosta de muitas intervenções simultâneas
Assim, acho que deve rever o substrato e, se for mexer na modelagem, sugiro deixar o transplante para o outono ou mesmo final do inverno.
Quanto à modelagem acho que ela já tem excelente sinuosidade no tronco.
Além do que, pela espessura, vc não conseguirá mexer no tachiagari, a não ser com ferramentas especiais e bastante proteção do tronco.
Modele os ramos, estes sim, com bastante sinuosidade (em hamonia com o tronco)
1. opçao (mais radical). Aproveitar e fazer a copa com o primeiro ramo e fazer Jin con a continuação do tronco
2. opção. aproveitar e fazer a planta mais alta usando os demais galhos mas, aí tem que fazer guro-guro, por causa da falta de folhagem no início dos ramos (folhagem só nas pontas)
3. Em ambos os casos, não vejo condições de aproveitar aquela copa frondosa por estar muito alta. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 2:25 pm Assunto: |
|
|
Nossa Elio muita informação!
Vou rever a composição do substrato então e deixarei para fazer a estilização depois, apenas reenvasando e podando as raízes agora!
O que seria o guro-guro? tentei dar uma olhada por aqui na internet mas acabei nao entendendo ahuahauahuhu
A idéia de fazer o Jin é interessante, o meu medo é que nunca fiz nada desse tipo! Voce teria algum link ensinando melhor sobre Jin, e algumas imagens que possam ajudar?
Seria uma boa idéia também um das projeções do nosso amigo Alexandre Coelho
será que ele nos ajudaria?
bem, na segunda feira devo começar o reenvase dele, então enquanto isso aguardo o pessoal mais experiente... valeu!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Tiago12

Registrado: 07/10/10 Idade: 37 Mensagens: 9 Localização: Cesário Lange-SP
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 3:03 pm Assunto: |
|
|
Rafael, o Tiago também é a favor de se aproveitar somente o primeiro galho. Mas, a opção é tua.
Guro-guro é uma técnica na qual vc arama uma galho e, torcendo-o, encurtando, vc consegue coloca-lo onde há espaços vazios, preenchendo com a massa verde, compactando a fim de não aparecer ramos compridos, pelado só com folhagem nas pontas. Será que me fiz entender?..........rsrsrsrs!
Não sei fazer projeções a não ser no papel (desenho)
Então, tomo a liberdade de postar algumas fotos de uma planta que trabalhei 2 meses atrás, para tentar mostrar a minha idéia, compartilhada pelo Tiago.
Como era
Resolvi aproveitar só um galho e do resto fiz Jin. Transplante, só ano que vem.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 4:22 pm Assunto: |
|
|
aaaah entendi Elio!!! muito linda a sua planta!
pois eh, vou acabar optando por essa opção sim, apesar de até me doer em pensar em um poda tão drástica hehehehehe
o Lime Sulphur usado para fazer o Jin/shari é o que encontramos em lojas pelo nome de "calda sulfocáustica"?
eu aprecio muito a beleza de Jins, desde que comecei fui atraído por ela mas o medo é só de eu não o fazer coretamente! Mas com a ajuda de voces axo que vou consguir sim!
estava pesando aqui... e se eu fizesse uma estaca com a parte de cima que for retirada? será que ela pegaria se eu plantasse? que tipo de subsrato eu poderia usar?
pensei em fazer algo assim:
clique para ampliar
área onde podar
JIN
a copa dela usando aquele galho inferior eu não sei o que eu poderia fazer...
Se eu reenvasar agora essas modelagens ficariam para depois... então ainda tem mais tempo pra gente decidir! mas conto com a ajuda de voces!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 4:33 pm Assunto: |
|
|
Como dizia Jack, o estripador..............vamos por partes:
1. Acho melhor fazer o trabalho aéreo agora (Podas, aramação) e deixar o transplante para o proximo ano.
2. O lime sulphur (vendido nas lojas de bonsai) tem o nome de Calda Fertilizante Foliar, nas lojas agropecuárias. Ambos são Calda Sulfocálcica, mesma coisa.
3. Estaca desse porte não irá pegar, sinto muito.
4. O desenho que você colocou é uma das 2 opções que coloquei no primeiro post. Pode ser executado, sim.
Seria bom se outros bonsaístas opinassem também..........
abraço _________________ Elio
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 4:44 pm Assunto: |
|
|
entendi Elio... o grande problema é que não estou encontrando arame desse tipo aqui onde eu moro, só encontro de ferro galvanizado, e nem sei se teria na espessura que preciso...
posso fazer a poda agora no feriado, mas a aramação nao sei se consigo por causa da falta do arame. A propósito, para aramar um tronco desse porte, qual aespessura que seria usada? estou olhando aqui no site http://www.idealbonsai.com.br talvez eu compre um pouco, mas não sei quais as espessuras mais usadas pelo pessoal... vc poderia me dar essa dica, de quais eu poderia comprar pra aramar o tronco e os galhos menores?
encontrei por um preço bom a calda sulfocaustica, R$13,00 o litro, devo comprá-la então amanha para o caso de fazer o Jin como na imagem que eu tentei mostrar ahuahauhauahu
Por enquanto o estilo que ta vencendo é a poda do topo com Jin no tronco principal e nova copa com o galho inferior!!
Mais algma sugestão?
Pelo visto esse tópico vai render muito ainda! ja está caminhando para a segunda página hehehehehehe
Quando eu comprei ela sabia que ia ser um desafio e tanto! mas vamos lá, mãos à obra e paciência sempre!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 4:51 pm Assunto: |
|
|
Eu sei que pode parecer um grande passo, mas Morten Albek tem uma planta que serve como inspiração para um projeto ousado, mas não impossível. Quem sabe?
http://www.shohin-europe.com/gallery/Img0162-web.jpg _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:21 pm Assunto: |
|
|
João, gostei muito, realmente é bem ousado, mas é factível!
olhando para a foto do meu, axo q dá pra fazer algo do tipo!
no feriado eu tiro mais fotos, com mais detalhes e co um fundo melhor ora dar contraste, daí a gente analisa direitinho!!!
vou pegar mais umas fotos de Jin pra "me inspirar"! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
Rafael, o João José colocou um ótimo modelo do Morten. Veja, não precisa aramar o tronco, ele já tem boa sinuosidade. E, para aramar os galhos compre fio de cobre encapado, nas lojas de material elétrico. Tem que ser fio rígido. Só não sei te dizer a numeração do fio pois sou um zero à esquerda em se tratando de eletricidade.........rsrsrsrs!
Se optar por esse estilo, sugiro o seguinte:
1. Pode o tronco cerca 20 a 25 cm acima do primeiro ramo.
2. Pode o ramo que está atrás do primeiro
3. Pode todos os outros ramos, exceto o primeiro (deixe um toquinho de +ou-8 cm).
4. Poste nova foto com fundo neutro para a turma opinar sobre como trabalhar o Jin e o Ramo que sobrou.
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 7:55 pm Assunto: |
|
|
Elio, vamos ver se entendi bem...
fiz uma poda virtual nela, aproveitei a imagem postada elo João e aí vai o resultado tentando seguir o que voce me passou:
clique para ampliar:
essa é a base da planta com o fundo branco:
clique para ampliar:
acho que dá pra dar uma tracionada nakele galho que restou ali na projeção pra ele ganhar um contorno legal...
pensei também em deixar aqueles raminhos que saem dele dar uma engrossada e depois fazer o Jin neles, de início poso começar com um Shari em uma das faces do tronco e deixar o resto pra alimentar aqules ramos! o que voce acha?
A copa a gente modela aos poucos! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 9:32 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, Rafael!
Tomando a primeira projeção:
1. Pode descascar o tronco acima do galho. Não logo acima, mas a partir de uns 3 cm acima de onde começa o galho.
Depois haverá tempo para trabalhar a madeira morta.
2. Agora, é o momento de trabalhar o verde, como?
a) Passe uma borracha de pneu de bicicleta em volta do galho, até a metade e enrolando um pouco do tronco. Não comece na axila do galho, mas, um pouco antes.
b) Com arame ( fio de cobre encapado que é o que vc pode conseguir aí) grosso, comece aramando no tronco emborrachado e continue até a metade do galho.
c) Com arame mais fino arame o resto do galho.
d) com arame mais fino ainda arame os raminhos secundários.
e) Tudo aramado agora é posicionar o ramo e seus raminhos.
f) Comece jogando o galho para trás, depois traga-o novamente para a frente. Com isso (guro-guro) vc encurta o galho artificialmente.
g) Depois é modelar os ramos finos
h) Aí vai da habilidade, visão, do bonsaísta já que esses detalhes fica dificil orientar por escrito. Busque inspiração em fotos na net. Procure pelo nome científico.
Bom, amigo Rafael, eu faria assim mas, se vc perguntar para 10 bonsaístas, cada um faria diferente.........................arte é isso!
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 10:12 pm Assunto: |
|
|
Na brincadeira, saiu isto:
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 10:15 pm Assunto: |
|
|
Ok Elio, provavelmente irei seguir o seu passo à passo para conduzí-la!
pensei em tentar a idéia que foi dada pelo Thiago e fazer um han-kengai com o galho mais inferior, e manter o Jin no outro, mas penso em fazer ele de forma gradual, porque quero tentar engrossar os raminhos que tem nele! Um shari parcial no tronco, visando deixar os ramos que tem nele engrossar funcionaria? Se não funcionar é só tirar mesmo! hehehehe
Ah, devo tentar um alporque da parte superior que vai sair? axo que seria interessante...
Amanha mesmo vou comprar a calda e levar pra onde ela está pra ja começar a fase de poda (ou alporque) e Jin (ou shari) hehehehe
Ah João, acabei de ver o seu post e to editando esse aqui!!!
po, interessante a sua idéia também! é um caso a se pensar e engloba tudo o que o Elio disse!
Quando eu estiver com a planta em mãos vou tentar analizar qual se encaixa melhor!!! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|