|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 31 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 12:23 pm Assunto: "Escorredor" sem furos laterais... |
|
|
Queria saber se posso usar periscos drenantes em um vaso sem furos laterais...
Conheço a função os furos laterais o escorredor, mas gostaria de saber se sem esses furos seria possível ainda obter parte do efeito de escorredor, ou algpo o tipo...
Obrigado ese já! ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 3:51 pm Assunto: |
|
|
Guilherme,
O efeito do escorredor e apenas um so, maior aeracao das raizes, com isto as raizes vao crescer, quando sairem pelos furinhos do escorredor, elas vao morrer porque irao secar em contacto com o ar, onde ela morreu ira funcionar como uma poda, esta poda ira propiciar varias outras raizes capilares que irao surgir logo antes do local que a raiz morreu, assim aumentando o numero de raizes que alimentam a planta em uma quantidade consideravel, se vc apenas utilizar pedras drenantes a humidade ira estar constante dentro do recipiente em que a planta se encontra, a raiz nao vai secar e morrer a ponta, nao ira surgir raizes finas, o que desse modo nao ira surtir o mesmo efeito do escorredor.
Espero que eu tenha sido claro, qualquer duvida e so perguntar garoto, ate onde vai nossos parcos conhecimentos que foram adquiridos aqui mesmo, vc tera a ajuda necessaria de mim e dos colegas de forum. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 12:39 am Assunto: |
|
|
Interessantíssimo... valeu pela dica grande marcio.....
me caiu como uma luva...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 1:46 am Assunto: |
|
|
Valeu, Marcio! ^_^
Então no caso terei que fazer uma mistura para constituir o solo drenante, como recomendam (sou meio teimoso mesmo... )...
E no caso de não ter furos laterais, poderei usar uma série de canudos ou tubos, simulando parcialmente o efeito? _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 7:09 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | Valeu, Marcio! ^_^
Então no caso terei que fazer uma mistura para constituir o solo drenante, como recomendam (sou meio teimoso mesmo... )...
E no caso de não ter furos laterais, poderei usar uma série de canudos ou tubos, simulando parcialmente o efeito? |
Guilherme, solo drenante nao e solo seco, solo drenante tem a capacidade de conservar a humidade( a planta nao consegue retirar nem agua nem alimentos do solo com humidade acima de trinta por cento, ou seja, o solo nao pode ficar encharcado)mas nao acumula agua no meio do substrato, por isto recomenda-se pedriscos e caco de telha moida.
Quanto a substituir o escorredor, depende do que vc ta querendo usar se for uma vasilha de plastico e vc quiser se dar o trabalho de fura-la toda pelos lados, vai em frente, mas eu acho que seria mais comodo, vc procurar um supermercado ou uma loja de 1.99 e comprar escorredor barato, existem de varios tamanhos. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 7:56 pm Assunto: |
|
|
É, eu estive procurando por uns mas não achei. Vou continuar minha busca...
Estou pensando em, se não usá-lo furado lateralmente, colocar pedras maiores na lateral, que facilitarão a aeração lateral, simulando os furos laterais do escorredor. Na minha teoria, tem tudo pra dar certo... ^_^" (espero que dê mesmo... =P)
Quando ao substrato...
Bom, pensei que fosse apenas drenante...
Então significa que tem que ser seco também, não é?
OK, vou procurar pelas misturas que recomendam, pelo fórum e pelo reato da internet.
Obrigado por tudo!
Valeu, Marcio! o/ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 11:14 pm Assunto: |
|
|
Guilherme cuidado pra nao confundir, o substrato nao pode ser seco, tem que ser drenante, substrato drenante e aquele que quando vc rega a planta, o excesso de agua escoa rapidamente, ficando apenas o suficiente para humidecer o substrato, nao encharca-lo, se for um que retenha muita agua, isso podera ocorrer a podridao das raizes, por isso e que tem que ser drenante, quanto ao escorredor, se fizer varios furos na lateral e no fundo ira funcionar melhor que as pedras grandes. _________________ Marcio Garcia
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 11:33 pm Assunto: |
|
|
Hum, entendi...
Beleza! Valeu pela ajuda, Marcio!
Vou tentar fazer o melhor possível aqui! ^_^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|