FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CEDRO ROSA - Cedrela fissilis (Meliaceae).
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 9:21 am    Assunto: CEDRO ROSA - Cedrela fissilis (Meliaceae). Responder com citação

Pessoal, bom dia!

Minhas sementes de cedro rosa estão com os pescoços todos levantados...rsrsr!!!
Alguém viu algum bonsai desta espécie? Li que chegam de 8 a 35m... e tronco de 90cm de diâmetro... acredito que tenha crescimento rápido...!!!
Gostaria de obter maiores informações e conhecer as experiências de quem ja mexeu ou viu algum bonsai dela...

Ainda tenho sementes... pelo que entendi acho que todas terão bom desenvolvimento... pois plantei 12 ha menos de 1 mês... e já brotaram 8!!! Very Happy Shocked Twisted Evil

Abraços...
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 2:28 am    Assunto: Responder com citação

PESSOAL, DEPOIS DE ANO ...E POUCOS CUIDADOS... SOBRARAM 3 MUDAS RESISTENTES... A OUTRAS FORAM ASSASSINADAS... AGORA ESTOU NA FASE DE DECIDIR TROCAR DOS VAZINHOS PARA NOVOS ESCORREDORES.... QUEM SABE ENGORDARÃO...! AMANHÃ TIRAREI FOTOS... PARA MOSTRAR O ESTADO ATUAL..! ABÇS
Jamerson Pereira

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

CARLOVICH,

Uma ligeira busca no google nos possibilita encontrar algumas informações como:

O cedro-cheiroso (Cedrela odorata), também conhecido pelos nomes vulgares de acaju, cedro-fêmea, cedro-rosa, cedro-espanhol, cedro-vermelho, cedro-mogno e cedro-brasileiro[1] é uma árvore da família das meliáceas, com uma ampla distribuição natural, ocorrendo do México a Argentina. No Brasil ocorre na Floresta Atlântica, na Amazônia e mesmo na Caatinga. Chega a atingir 30 m de altura. As suas folhas são compostas.

O cedro brasileiro não deve ser confundido com o cedro do Líbano, que é uma Gimnosperma do gênero Cedrus. Provavelmente, Cedrela odorata recebeu o mesmo nome que o cedro (Cedrus) devido à boa qualidade da sua madeira e ao odor característico desta, semelhante ao do cedro-do-líbano.
[fonte: Wikipédia]

Esta planta possui folhas grandes, por conta disso e até mesmo aqui no forum, alguns não a indicam para bonsai. Eu comprei duas mudas dessa planta para dar de presente, mas não tentarei conduzi-las para bonsai, justamente por conta do tamanho das folhas. Pelo que já pude observar nas mudas, os galhos são frágeis, meio quebradiços. Posso estar me adiantando, mas foi o que percebi nas mudinhas. Para quem quer criar bonsai grandes, alguns não argumentam contra.

De todo modo, não quero desanimá-lo. Gostaria até de ver suas plantas maiores e com saúde e quem sabe não dá um belo bonsai de porte grande.

Abraços e espero fotos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2013 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Carlovich, de fato o cedro-ros não é muito indicado para bonsai pelos motivos já citados pelo colega Jamerson. Além destes outros detalhes contra-indicam para bonsai: Quando se faz uma poda na maioria das vezes não bifurca, e se bifurcar, sempre privilegia um dos brotos que segue reto para cima, tentando ser a continuidade do tronco. Assim, é difícil formar uma estrutura de galhos mínima razoável para dar a aparência de um bonsai. Por conta disso e das folhas grandes é mutio difícil compactar uma copa. Ao aramar os galhos e dobrá-los eles estagnam completamente o crescimento. A planta prefere colocar outro broto na axila deste que foi aramado e seguir reto para cima.
Veja só, não estou falando em ser impossível. Nosso amigo Renato de Curitiba fez um belo bonsai de araucária, com cerca de 12 anos de trabalho e muita técnica e dedicação.
No meu início na arte do bonsai cheguei a tentar alguma coisa com o cedro-rosa. Desiti. Depois disso já tive à mão belos troncos de cedro-rosa para coletar, mas sabendo de suas dificuldades preferi deixar de lado. Tem coisa que não vale a pena...Ou sim...
abraço
Elio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: