|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vanderlei E. Döge
Registrado: 07/10/10 Idade: 34 Mensagens: 68 Localização: Schroeder-SC
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 1:25 am Assunto: Ajuda com primeiro bonsai? (Shimpaku com fotos) |
|
|
Olá,
Estou a começar a iniciar no bonsai, e pesquisando um pouco e procurando em floriculturas locais, achei tres mudas de Shimpaku, as quais parecem bem cuidadas, ambas com troncos que estão medindo entre 25-30 cm, porém sua formação esta um tanto parecida com uma semi cascata, o que parece bem comum entre as Shimpakus, pois vi muitos iniciarem com um material parecido, vou para de enerolar e pedir para vocês o que acham sobre a aquisição da mesma? Ela é facil de trabalhar? O seu crescimento é rapido? Resiste bem aos erros dos iniciantes?
abraços
Editado pela última vez por Vanderlei E. Döge em Qua Out 13, 2010 7:47 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 1:58 am Assunto: |
|
|
Vanderlei ela não é boa para iniciantes. Procure um fícus, ulmus, piracanta, caliandra... são bem melhores, o shimpaku nas mãos de um iniciante geralmente morrem no primeiro ano!!! |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 6:27 am Assunto: |
|
|
[quote]marco_avelar
MensagemEnviada: Seg Out 11, 2010 1:58 am Assunto:
Vanderlei ela não é boa para iniciantes. Procure um fícus, ulmus, piracanta, caliandra... são bem melhores, o shimpaku nas mãos de um iniciante geralmente morrem no primeiro ano!!! Citação: |
e quais as principais causas do ocorrido? precipitação?
Acredito que sendo iniciante ou não, se planta for respeitada, tal como o seu tempo, ela não virá a morrer, e se eu tivesse tais informações, com certeza cuidaria para que isso não ocorra.
abraços, e obrigado pelas dicas marco_avelar |
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 1:24 pm Assunto: |
|
|
Vanderley, como o Marco disse, o cultivo, modelagem de shimpaku requer um pouco mais de conhecimento, mas nada de muito difícil.
1. É uma planta resistente
2. Como conífera, gosta de sol
3. Não pode deixar um galho pelado (sem folhas) que o galho seca
4. Tem a madeira bem flexível, o que facilita a aramagem e modelagem.
5. Não gosta de solo muito ácido
6. Tem crescimento lento.
É por aí.............
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 2:32 pm Assunto: |
|
|
Ei Vanderley,
tudo que já foi dito procede mesmo contando com a possibilidade de não ser um shipaku, e sim um juniperos horizontalis, ou thuia jacare.... essa sim tende a ter um crescimento horizontal que naturalmente parece tender a um semi cascata.
são bem parecidas.
quanto ao cultivo destas por iniciantes, apenas completando oq disse o Elio, elas são mais senciveis a podas tanto area quanto de raizes, e estas devem ser feitas respeitando a epoca adequada pra isto. não sou o mais recomendado pra falar disso, mas posso dizer de carteirinha q o procedimento certo na epoca errada MATA a planta, digo isso de praxis.
de forma geral, a pontos negativos e positivos no cultivo dessas especies (juniperus) por inicientes, porem a especie q acumula mais pontos positivos é o ficus q é quase imortal.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Seg Out 11, 2010 5:23 pm Assunto: |
|
|
vou fazer o seguinte, a planta que vou comprar tem cerca de 15 anos, e custa apenas 25 reais, vou compra la e plantar, e ja vou comprar um ficus tambem.
posto fotos mais tarde.
abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 11, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Vanderley!
Boa saída, compra as duas. Só estranhei o preço: 25 reais por uma planta de 15 anos!!!!
O Filipe chamou a atenção para o fato de que se a planta está meio horizontalizada, pode não ser shimpaku, e sim um Juniperus horizontalis.
Mesmo assim, os cuidados são os mesmos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 9:27 am Assunto: |
|
|
shimpaku + 15 anos = 25 reais....!!!!
manda embalar e mandar o lote que tiver para minha casa!!!
uma plantinha qualquer... de uns 4 a 7 anos passa de 300 em SP...rsrs
Se for, parabéns!!! Agora cuidado... eu mesmo tenho duas e vou comprar mais 3... porém nem toquei nelas...rs... fico olhando e tentando ler os pensamentos dela... tipo... "se ele vier encostar em mim, eu me suicido!"
ficus e jabuticaba... é o meu conselho...
abçs... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 10:10 am Assunto: |
|
|
carlovich disse:
Citação: | Se for, parabéns!!! Agora cuidado... eu mesmo tenho duas e vou comprar mais 3... porém nem toquei nelas...rs... fico olhando e tentando ler os pensamentos dela... tipo... "se ele vier encostar em mim, eu me suicido!" |
"se ele vier encostar em mim, eu me suicido!"
haushuashash
tb quero um lote desses...
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal, eu sei que pode não ser um shimpaku de verdade, e não sei também se tem a tal idade, porém tirei as fotos e estou passando para o computador agora, tambem comprei duas mudas de Primavera, bem judiadas.
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageSh
[URL=
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 9:21 pm Assunto: |
|
|
Para mim, fecho no Shimpaku,...!!!
parabéns,
abçs...
Leandro. _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Citação: | CARLOVICH
MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 9:21 pm Assunto:
Para mim, fecho no Shimpaku,...!!! Very Happy Shocked
parabéns,
abçs...
Leandro. |
bom, estou com duvida quanto ao onde e como plantar ele, pois pelo que percebi ele esta a muito tempo parado na floricultura, devo coloca-lo numa mamadeira, ou como li num outro tópico direto numa bacia? qual o substrato adequado para colocalo numa bacia?
abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 12, 2010 10:01 pm Assunto: |
|
|
Ola Vanderlei!
E um Shimpaku.
Minha opiniao:
1. Nao transplantar este ano ate pq ja esta passando da epoca e se transplantar nao sera conveniente qualquer outra intervencao
2. Tire 2 fotos, uma da frente e outra de tras. Procure tirar com a planta na altura dos olhos.
3. Poste as fotos para o pessoal opinar.
4. Assim que vc decidir, com ajuda dos colegas, que estilo adotar, entao proceda imediantamente, pq nao e conveniente aramar juniperus no verao pq a casca se solta facilmente
5. Depois 15 dias na sombra
6. Depois pleno sol e adubo.
7. ano que vem, transplanta
Amigo, minha opiniao. Vamos ver as dos demais colegas.........
abraco _________________ Elio
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 10:21 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Ola Vanderlei!
E um Shimpaku.
Minha opiniao:
1. Nao transplantar este ano ate pq ja esta passando da epoca e se transplantar nao sera conveniente qualquer outra intervencao
2. Tire 2 fotos, uma da frente e outra de tras. Procure tirar com a planta na altura dos olhos.
3. Poste as fotos para o pessoal opinar.
4. Assim que vc decidir, com ajuda dos colegas, que estilo adotar, entao proceda imediantamente, pq nao e conveniente aramar juniperus no verao pq a casca se solta facilmente
5. Depois 15 dias na sombra
6. Depois pleno sol e adubo.
7. ano que vem, transplanta
Amigo, minha opiniao. Vamos ver as dos demais colegas.........
abraco |
seguem as novas fotos
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Out 12, 2010 11:36 pm Assunto: |
|
|
CARLOVICH escreveu: | shimpaku + 15 anos = 25 reais....!!!!
manda embalar e mandar o lote que tiver para minha casa!!!
uma plantinha qualquer... de uns 4 a 7 anos passa de 300 em SP...rsrs
Se for, parabéns!!! Agora cuidado... eu mesmo tenho duas e vou comprar mais 3... porém nem toquei nelas...rs... fico olhando e tentando ler os pensamentos dela... tipo... "se ele vier encostar em mim, eu me suicido!"
ficus e jabuticaba... é o meu conselho...
abçs... |
Bom, pra dizer a verdade, o cara falou que a de 15 anos faria por 12 reais pra mim, esta dai tem uns 7 anos segundo ele, e custou 25. Vai entender, comprei duas Primaveras também, por 3 reais cada uma.
Segue uma foto da aquisiçao (40 reais, pois ele estava sem troco. fasdhuihfasd)
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|