| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Rogerio Shiratori 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 09, 2010 2:19 pm Assunto: Manchas escuras nas folhas após adubação |
|
|
olá amigos.
Esses dias atrás efetuei uma adubação com adubo QG 10-10-10 e farinha de osso. Após 1 semana da adubação, as plantas começaram a apresentar manchas escuras nas folhas. A jabuticaba, Pitanga, Amora foram as que mais apresentaram essas manchas.
Mas também tivemos uma chuva de gelo dias atrás, onde foi até notícia nacional na TV. Então minha dúvida agora é se essas manchas são reflexo de uma adubação incorreta ou se é pelo fato das folhas "queimarem" com o gelo da chuva de dias atrás.
Alguém já teve essa experiência e poderia me ajudar?
abraço a todos. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 13, 2010 11:41 am Assunto: |
|
|
| ninguém me ajuda? |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Out 13, 2010 12:36 pm Assunto: |
|
|
O frio sempre queima as folhas, muita adubação e muito sol tbm.......
Teve 3 fatores que podem fazer isso, eu ainda aposto no frio.............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 14, 2010 3:42 pm Assunto: |
|
|
| diegosanta049 escreveu: | O frio sempre queima as folhas, muita adubação e muito sol tbm.......
Teve 3 fatores que podem fazer isso, eu ainda aposto no frio.............. |
eu também acredito que foi o gelo mesmo. As folhas só estão meio escuras, porém, parecem firmes. Algumas plantas perderam algumas folhas também, como a jabuticaba.
Mas agora com a primavera vou mandar uma desfolha.
abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 8:38 pm Assunto: |
|
|
Rogério, seria bom vc desfolhar após o início de novas brotações. Aí, vc tira somente as folhas velhas.
Fazer uma desfolha agora, com a planta enfraquecida, pode comprometer a saúde dela.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|